Procedimentos prévios para segurança da base de dados com Integridade Referencial, na aplicação de Compatibilizadores.

ATENÇÃO!
O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*
A rotina cria varias procedures para testar a integridade e sendo assim o banco de dados utilizado deve estar homologado para utilizar procedure.

 

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
 
A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
 
i.    No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
ii.    Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
iii.    Se  Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
iv.   Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade estará(rão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
v.   Nestes casos descritos nos itens iii ou ivE SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opçãoIntegridade/Desativar (APCFG60D).
vi.   Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
vii.   Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativadaSE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
 
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!