Objetivo: Esse estudo, tem como objetivo levantar pontos  e propor idéias para o melhor controle e validação dos parâmetros da Apropriação EAI 2.0 como:
1- Analisar bloqueio ou execução da Carga de local de apropriação de Pedidos de Compra ao alterar parâmetro de projeto "Apropriar Liberação do Período em:" ou o parâmetro de Contrato "Apropriar na liberação do período"
2- Analisar o bloqueio do processo "Lançamento de Apropriação no Cronograma" para apropriações de consulta no BackOffice.


Análise: 

1- Analisar bloqueio ou execução da Carga de local de apropriação de Pedidos de Compra ao alterar parâmetro de projeto "Apropriar Liberação do Período em:" ou o parâmetro de Contrato "Apropriar na liberação do período"


Este primeiro item. tem seus parâmetros definidos na tela de configurações de apropriação:

Esse parâmetro é levado em consideração para o envio da Carga com informação de Origem dos Pedidos de Compra originados de Contrato para o Protheus, informando qual "origem" para sua apropriação.

Caso o cliente marque "Nota Fiscal" e rode a carga, todos os registros que existem notas fiscais originados de contrato serão apropriados ao executar o processo de "Importar apropriações do BackOffice" no cronograma.

Dessa forma, caso o cliente altere esse parâmetro depois da Importação executada, o cliente tem de gerar uma nova carga, fazendo com que possa existir falhas e informações incorretas caso isso não acontece e ele somente fazer nova importação.

Proposta(s): 

1- Poderia ser disparada uma nova carga no momento em que o parâmetro é alterado.

2- Exibir uma mensagem informando no momento da troca do parâmetro que é necessário execução de uma nova carga para o BackOffice e perguntar ao usuário se quer continuar a troca do parâmetro e que vai ser executada a carga.

3- Ao alterar o parâmetro e efetuar o processo de "Importação de apropriações" no cronograma, executar uma carga antes de trazer os dados de apropriações.


 

Análise:

2- Analisar o bloqueio do processo "Lançamento de Apropriação no Cronograma" na tela de "Controle > Apropriação de Serviço/Insumo" para apropriações oriundas do BackOffice.

Esse processo pega apropriações da MISMAPROP e lança nos cronogramas "Previsto, Realizado ou Medido."

Hoje, para apropriações do tipo "Integração" foi realizado o bloqueio desse processo como solução:

Solução: 

1- Manter o bloqueio para registros de origem "Integração".

2- Rever o processo de "Lançamento de Apropriação de Cronograma" uma vez que ao lançar essa apropriação no cronograma e excluir a apropriação da MSISMAPROP não é refletido esse no cronograma, uma vez que o lançamento não é amarrado ao cronograma.
Isso pode impactar ao alterar os parâmetros ou datas da nova apropriação. EX: Apropria na Liberação do Periodo pode ter uma valor e o usuário alterar para Apropriar na NOTA e fazer a importação, fazendo com que esse valor se altere.

3- Envolver implantação e/ou analista de negócio para entender melhor a utilização desse processo.