Introdução

O Sistema oferece condições para controlar e gerenciar as atividades inerentes a Segurança e Medicina do Trabalho. Atendendo aspectos ligados a Legislação nacional, bem como proporcionando condições para um controle eficiente da saúde dos colaboradores. Preocupando-se de uma forma geral com a saúde e a integridade física do trabalhador. Várias funções disponibilizam, de forma rápida e fácil, informações importantes, para que o usuário possa controlar e gerenciar eficientemente estes processos.

As funções referentes à Medicina do trabalho foram desenvolvidas visando atender à Norma Regulamentadora número 7. A NR7 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.

As funções relacionadas à Segurança do Trabalho foram desenvolvidas visando atender à Norma Regulamentadora número 9.  A NR9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais  - PPRA. Na integração entre o PPRA e o PCMSO, o usuário obterá informações fundamentais para um controle rigoroso e eficiente das condições laborativas dos trabalhadores.

Principais Controles

Fundamento Legal:

Norma Regulamentadora número 7 - NR-7 (portaria 24 de 29/12/94 e portaria 8 de 08/05/96). Esta norma introduz a obrigatoriedade da elaboração e implementação,  por parte dos empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional), com objetivo de promover e preservar a saúde dos trabalhadores. O PCMSO deve incluir entre outros, a realização obrigatória dos seguintes exames médicos:

Admissional;
Periódicos;
de Retorno ao Trabalho;
de Mudança de Função;
Demissional.

 

Estes exames compreendem: a) avaliações clínicas, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental, b) Exames complementares, realizados  de acordo com os termos especificados na NR7 e seus anexos. Estes exames complementares deverão ser realizados para os trabalhadores cujas atividades envolvem os riscos discriminados nos quadros I e II desta NR.

Principais Funções

Registro dos componentes do SESMT (Serviço especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).
Definição dos exames médicos.
Definição dos custos dos exames e seus fornecedores.
Geração da programação dos exames obrigatórios para os funcionários, obedecendo os critérios definidos pelos médicos, bem como, considerando os riscos a que o funcionário está exposto no seu ambiente de trabalho.
Convocação dos funcionários para a realização dos exames, conforme critérios definidos pelo médico do trabalho.
Emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) para cada exame realizado.
Registro dos resultados dos exames.
Prontuário Clínico individual por funcionário.
Questionários diversos,  definido pelos próprios médicos.
Registro do atendimento médico completo, com diagnóstico e CID correspondente ao atendimento.
Marcar consultas e controlar agenda médica.
Emissão de receita médica  e ordem de encaminhamento para exames laboratoriais.
Registro de atendimento a acidentados (acidente típico, trajeto e doença do trabalho).
Geração de informações para CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).
Registro dos riscos existentes na empresa.
Definição dos exames complementares com base na exposição aos agentes de risco.
Controle dos EPIs.
Controle de EPCs.
CIPA.
Registro dos acidentes.
Emissão do Perfil Profissiográfico (PPP).
Definição de plano de ação para eliminar ou minimizar o risco.
Relatórios, consultas e  gráficos.