O objetivo desta rotina é efetuar o cálculo do valor recuperável do ativo, assegurando que os ativos não estejam registrados com valor superior àquele passível de ser recuperado por uso ou por venda.
Ao executar a simulação de redução de valor recuperável dos ativos, é possível alterar o valor e a taxa dos ativos que não estejam enquadrados dentro dos limites para recuperação de valores.
Esta rotina atende ao disposto na Lei 11.638 de Dezembro de 2007.
Para realizar a simulação e efetivação do valor recuperável de ativo é necessário configurar o parâmetro MV_ULTDEPR. |
Para a opção de inclusão Para efetuar o acerto de valor recuperável:
Clique em Avançar. Na tela de processamento serão exibidas as seguintes opções:
Marque a opção de Efetivar e clique em Finalizar. Ao final do processamento é exibido o tipo do ativo gerado pela rotina, de acordo com o tipo definido no parâmetro “MV_ATFTIOA”: 10-Depreciação Gerencial com Método Linear ou 12- Valor Recuperável do Ativo.
|
Exportação A exportação pode ser realizada de qualquer bem bem dentro da rotina, assim gerando um modelo CSV para futuras importações e alterações desejadas. Importação Importação do arquivo CSV com os bens e suas informações a serem incluídas na rotina
Modelos de CSV podem ser gerados pela rotina exportando quaisquer registros desejados pela Outras Ações → Exportação. Com isso pode ser alterado conforme a necessidade adicionando os campos da SNJ e seus respectivos valores separados por ponto e virgula.
Exemplo básico: |
| Confira aqui como registrar entidades contábeis. |