Condição

Objetivo

Permitir a criação de condições, por intermédio de regras, para um botão ficar desabilitado ou escondido em eventos pré-determinados.

ProgramaSO0701J
Pré-Requisito

É pré-requisito para a execução dessa função:
Função Propriedades dos Objetos (SO0701)

Visão Geral

Por intermédio dessa função é possível criar condições para um determinado botão ficar desabilitado ou escondido. A condição é definida por intermédio de regras que podem ser do tipo lista, faixa ou retorno externo.

Descrição

Janela Zoom Condição

Esta janela é executada quando um determinado botão tem a propriedade “Invisível” ou “Desabilitado” com o valor “Condição”, e é pressionado o botão “zoom” na propriedade “Condição” na paleta de propriedades. Nessa tela é possível criar verificações de vários objetos para determinar, por intermédio de seus valores, se o botão deve ou não ficar desabilitado ou invisível em determinados momentos (dependendo da validação).

Nas tabelas a seguir estão descritos os elementos desta janela:


Nome Botão

Descrição

Cria Nova Regra

Cria uma nova regra para a condição.

Salva Regra

Salva a regra alterada, conforme a regra selecionada no browse.

Elimina RegraElimina a regra selecionada
ConfirmaConfirma a condição do botão.
Cópia

Pode ser utilizado quando um determinado botão possuir a mesma condição que outro botão.

Sobe Nível RegraSobe o nível da regra fazendo com que ela seja executada com maior prioridade, possivelmente alterando o resultado final da validação da condição.
Desce Nível RegraDesce o nível da regra fazendo com que ela seja executada com menor prioridade, possivelmente alterando o resultado final da validação da condição.



Campo

Descrição

Objetos Tela


Permite selecionar qualquer objeto da tela que possa ser validado para criar uma  regra para a condição.

O objeto selecionado fica com a cor azul , enquanto selecionado na lista, para facilitar sua identificação.

Conector

Tipo de conector lógico utilizado para a regra (em relação ao item anterior). Pode ser AND e OR.

AND – indica que a validação anterior e a corrente devem estar OK

OR – indica que ou a validação anterior ou a validação corrente, devem estar OK

Tipo
Apresenta a forma que o valor do objeto será comparado ao valor da regra em tempo de execução. Pode ser = (igual) ou <> (diferente).
Objeto
Apresenta em qual objeto a regra será aplicada.
Opção

Informa se a regra é uma “Faixa”, “Lista” ou um “Retorno Externo”.

Lista (browse)
Mostra o valor informado para a regra, conforme Tipo de Regra informado.


Seleção de Objetos do Programa - Objeto a Objeto


A seleção do objeto que se deseja otimizar pode ser feita de duas formas. A primeira é selecionando o objeto diretamente no programa. Ao efetuar essa ação, a paleta de propriedades é atualizada com as propriedades correspondentes do objeto. A segunda opção é por intermédio de uma caixa de seleção da paleta de propriedades, que possui todos os objetos reconhecidos pelo programa e que são tratados pelo SOP.


Quando um objeto é selecionado, o tipo de objeto é reconhecido e, por intermédio da Base de Conhecimento, verifica-se quais são as propriedades tratadas para determinado tipo de objeto. Para cada tipo de objeto, as propriedades relacionadas são diferentes umas das outras.


Manipulação das alterações das Propriedades


A alteração de propriedades é feita da seguinte forma: após selecionado o objeto, aparecem todas as propriedades relacionadas do objeto. Para algumas propriedades, o valor respectivo aparece descrito e editável, o que permite alterá-lo diretamente.


Observação: para efetivar a alteração, depois de alterado o valor é recomendável teclar TAB, para que a alteração seja efetuada no objeto diretamente na tela, quando possível.


Algumas propriedades possuem o recurso de “zoom”, para selecionar possíveis valores da propriedade.

Ao executar a Paleta de Propriedades, o programa selecionado previamente entra em modo de desenvolvimento. Ou seja, é possível arrastar, redimensionar e selecionar objetos. A otimização dos objetos pode ser feita objeto a objeto ou por meio da seleção múltipla de objetos (com propriedades limitadas).

Algumas limitações na otimização de objetos:



Otimização de Colunas do Browse


Por intermédio do Otimizador de Telas é possível otimizar colunas de browse. Quando uma coluna de browse é otimizada, internamente todas as colunas são gravadas, devido à propriedade da ordem das colunas. As colunas do browse podem ser reordenadas, redimensionadas e escondidas, de acordo com a preferência do usuário. Dessa forma, pode-se inicializar determinado programa de modo que o browse do programa visualize apenas as informações configuradas pelo usuário. Apenas colunas de browse e objetos dinâmicos possuem Objeto Pai para identificação. No caso das colunas de  browse, o Objeto Pai é o nome do Browse.


Algumas limitações na otimização de browses:

Browses em Caixa de Diálogo: Para programas do tipo Caixas de Diálogo (janelas modais), não é possível otimizar browse (nem colunas de browse). Nesses casos, o programa aparece sem o browse na tela, permitindo otimizar apenas os outros objetos.

Otimização de Programas com Páginas (Folders)

Para a Otimização de Programas com páginas, a troca de páginas deve ser efetuada com um “clique” abaixo da página, na área da linha de contorno da página.

O “clique” na própria página não troca as páginas do programa, pelo fato dos objetos que simulam as páginas não serem reconhecidos pelo Otimizador de Telas (objetos do tipo “imagem” ou objetos com nomes repetidos).

Se a troca de objeto for por meio da caixa de seleção da paleta de propriedades, pode ocorrer sobreposição de frames. Nesse caso, quando uma frame de uma das páginas for maior que a frame de outra página, pode ocorrer uma sobreposição de objetos (para corrigir essa visualização, basta clicar em todas as páginas, da primeira para a última, de modo a visualizar todas as frames).