Plano Mestre de Produção - MATA750

Visão Geral do Programa

A rotina MRP, a partir do Plano Mestre de Produção, gera as ordens de produção para os produtos acabados e intermediários e determina as necessidades de matéria-prima e demais componentes destes produtos.

A diferença básica entre o Plano Mestre de Produção e a Previsão de Vendas  é que a previsão de venda não gera diretamente uma ordem de produção, e sim uma necessidade para a data da previsão, ou seja antes de efetivar a ordem de produção, o Sistema irá consultar o Estoque e, de acordo com a quantidade estocada, mandará produzir apenas o necessário, enquanto o Plano Mestre de Produção gerará uma ordem de produção na quantidade exata expressa no plano.

Este tipo de recurso viabiliza o MRP para empresas que têm vendas sazonais e produzem para estoque durante boa parte do ano.

Plano Mestre de Produção - MATA750

Objetivo da tela:

 Informar ao Sistema a quantidade exata a ser produzida de produtos acabados e intermediários.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Incluir

O sistema apresenta a tela de inclusão. 

Importar planilhas CSV

Esta opção permite realizar a leitura de arquivos no formato CSV (Comma Separated Values) e gerar os cadastros do Plano Mestre de Produção.

Para que esta leitura seja efetuada corretamente, os arquivos importados devem estar no padrão CSV separados por vírgulas ou CSV MS-DOS.

Na janela de Manutenção de Plano Mestre de Produção, selecione a opção “Importar CSV”
O Sistema apresenta a tela de importação.

2. Informe o diretório onde as planilhas a serem importadas foram gravadas.
3. Informe a posição das colunas no arquivo que será importado, correspondente aos campos: " Produto", "Quantidade", "Dt. Previsão" e "Documento".
4. Clique em "Importar".
5. O Sistema apresentará a janela com os Planos Mestre de Produção gerados a partir da importação das planilhas.

O padrão CSV Machintosh, disponível em alguns programas de edição de planilhas, não é compatível com esta funcionalidade.

Interface para grade de produtos

Objetivo da tela:

O recurso de grade agiliza o trabalho de cadastramento de produtos que variam em apenas alguns aspectos, mantendo a sua característica principal.

Dessa forma, não é preciso cadastrar o mesmo produto diversas vezes apenas pelo produto ter uma variedade de características, ou seja, o usuário precisa apenas cadastrar o produto principal e todas as suas variáveis, tais como: cor, modelo etc. Isso permitirá que o Protheus gere, automaticamente, todos os cadastramentos dos produtos variáveis.

Para utilizar o recurso de "Grade de Produtos", é necessário configurar o parâmetro "MV_GRADE"= T, ativando assim, o uso da grade de produtos.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Plano Mestre de Prod

Permite incluir um plano de produção para um produto referência de grade.

Ao digitar a quantidade, a interface de grade é aberta. Informe a quantidade em mais de uma opção e confirme.

Quando um produto na família de grade possuir opcionais amarrados a ele, ao informar a quantidade deste item na interface de grade, uma tela é aberta para a escolha do opcional.


Parâmetros

Utilizado na Grade de Produtos

Parâmetro Configurador


Conteúdos Relacionados: