Estruturas - MATA200

Visão Geral do Programa


A estrutura bill of materials demonstra como um produto é montado em todos os seus níveis, apresentando seus componentes e quantidades em forma de árvore com cada elemento ligado ao nível superior (produto pai).

É com base nas estruturas que uma Ordem de Produção gera os empenhos dos componentes do produto para sua produção, permitindo a requisição automática deste material, baixa dos materiais e apuração do custo do produto.

Para determinar a fabricação/montagem é preciso que se tenha a relação dos componentes + mão-de-obra adequada e, se necessário, produtos fantasma para formação do produto acabado ou intermediário.

mata200_estruturas








Para formação das estruturas são informados basicamente:

Produto a ser produzido - Produto Acabado ou Intermediário.

Produtos ou materiais utilizados na produção do conjunto - Matéria-prima ou Produto Intermediário.

Quantidade utilizada para fabricação de uma unidade de conjunto. No caso de mão-de-obra, deve-se informar como quantidade, o tempo padrão gasto em cada centro de custo.

Para empenho e compra do produto, é solicitada a quantidade normal que deve ser utilizada no conjunto acrescida do percentual de perda, se definido.


Unidades de Medidas

Para informar quais as unidades de medidas que serão utilizadas na validação do cadastro de estrutura deve-se configurar o parâmetro MV_CONSDUM.

Ao cadastrar uma nova estrutura de produtos é verificada a quantidade base juntamente com as quantidades informadas em seus componentes, consistindo assim possíveis diferenças. Caso o parâmetro não exista, o Sistema utilizará a unidade de medida padrão para validação, que é quilo (KG).

No campo conteúdo, as unidades de medida a serem consideradas deverão ser separadas pelo símbolo – “/” .

Grupos de opcionais

A utilização de opcionais no cadastro de Estruturas permite a montagem de estruturas dinâmicas em que o usuário pode cadastrar todas as opções possíveis para um determinado item.

Os grupos de opcionais são utilizados para cadastrar os itens disponíveis que servem como alternativas para uso no cadastro de Estruturas.

 Exemplo:

Uso do grupo de opcionais no cadastro de estruturas. Considere o cadastramento do grupo de opcionais a seguir:










[Tela 1]

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.


 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Listar as ações relacionadas à tela.

 

Ação:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

 

 



Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 



Conteúdos Relacionados:

O sistema disponibiliza para consulta de estrutura alguns relatórios: