Objetos Dinâmicos com Tabelas Existentes

Objetivo

Criar novos objetos de tela alimentados por campos de tabelas já existentes.

ProgramaSO0700
Visão Geral

No Otimizador de Telas é permitido criar objetos dinâmicos relacionados a tabelas do produto (apenas para consulta) ou uma tabela de um banco específico qualquer. Isto é feito por intermédio de uma ligação que seria a relação entre a tabela do programa e a tabela existente da qual se deseja buscar os dados.


Ambiente de Desenvolvimento (SO0700)

Este texto demonstra alguns exemplos da criação destes tipos de objetos utilizando o programa “Atualização Conta Corrente”  (cd1103) 


Primeiro Passo (Inclusão do primeiro campo):

  •  Primeiramente abre-se o programa no ''Ambiente de Desenvolvimento'' (so0700) para que se possa otimizá-lo. Depois devem ser criados dois campos
  • O primeiro campo é utilizado para visualizar a agencia padrão do banco, que está disponível na tabela "mgadm.banco". Como este é um campo para consulta, deve-se mudar a propriedade ''Tipo Atributo'' para ''Atributo'' ''Consulta'' e também entrar na janela ''Zoom Ligações'':
  • A janela aberta permite escolher uma ligação a ser utilizada pelo novo objeto criado. Para criar uma nova ligação pressionar o botão ''Criar Nova Ligação'':
  • Após pressionado o botão, é apresentada a janela de criação de ligações, para que se possa criar uma ligação que relacione a tabela "mgadm.cta-corrente" com a tabela “mgadm.banco” de onde se deseja buscar as informações.
  • A informação desejada se encontra na tabela “mgadm.banco”, então é necessário selecionar o banco de dados mgadm, a tabela banco, e pressionar o botão para adicionar a tabela nas tabelas da ligação (nota se que a tabela “cta-corrente” já faz parte da ligação pois ela é a tabela da frame onde o objeto foi criado, ou seja, a tabela externa).
    • Após escolhidas as tabelas da Ligação deve-se estabelecer um relacionamento entre elas, ou seja, condições que devem ser satisfeitas para validar o relacionamento.

Em alguns casos o Screen Optimizer automaticamente detecta o relacionamento, em outros casos o usuário deve criá-lo. Há ainda a possibilidade de customizar um relacionamento que o Screen Optimizer detectou automaticamente;


(ideia) Segundo Passo (Inclusão do segundo campo):

(aviso) Os atributos criados acima só podem ser utilizados para consulta.

O relacionamento entre as duas tabelas deve ser, obrigatoriamente do tipo extensão, ou seja, um para um (1 – 1).