PTU Batch 10.0 – A500, A700

Características do Requisito

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Saúde

Módulo:

Gestão de Planos de Saúde

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Manutenção Documentos Revisão de Contas

RC0310A

Exportação de Movimentos para Cobrança

RC0510M

Importação Movimentos

RC0510N

Exportação Questionamentos ContestacaoRC0710S
Importação Questionamentos ContestacaoRC0712S

Cadastros Iniciais:

Manutenção Layout (TE0110Q)

Manutenção Layout Exportação/Importação Revisão Contas (RC0510J)

Manutenção Parâmetros Exportação Contratante (RC0510K)

Manutenção Parâmetros Importação Prestador (RC0510L)

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Oracle® / Progress®

Versão/Release:

12.1.17

12.1.18

12.1.19

12.1.20

12.1.21

Descrição

As implementações descritas neste documento, correspondem as adequações efetuadas no Gestão de Planos para atender os protocolos A500 e A700 do Manual PTU Batch 10.0

Procedimento para Implantação

A implementação descrita no documento estará disponível a partir da atualização do pacote no cliente.

O pacote está disponível no portal (https://suporte.totvs.com/download).


Procedimento para Configuração


A500 – Notas de Fatura em Intercâmbio

A700 – Serviços prestados em Pré-Pagamento




Procedimento para Utilização

A500 – Notas de Fatura em Intercâmbio


Alterações do PTU 10.0 para o A500:

Obs.: Será impresso o link da nota fiscal eletrônica (LINK_NFe_DOC - R506) somente caso tenha sido informado no módulo de faturamento.

Alterações no processo do A500 referente à divisão de honorários

Conforme nova regra definida pela Unimed do Brasil, na versão 10.0 do PTU a cobrança referente aos honorários médicos (HM) deve ser informada em conta separada da cobrança referente ao custo operacional (CO) e filme. Visando atender essa regra, foi alterada a importação e exportação do arquivo A500 para identificar corretamente os movimentos da divisão de honorários. Os processos de digitação de movimentos no Revisão de Contas não sofreram alterações em virtude dessa alteração no PTU 10.0.

Na exportação do arquivo A500 o sistema irá separar a cobrança. Será criado um registro R502 contendo a cobrança referente aos registros R504 de HM. Os registros R504 de CO ou Filme serão agrupados por código de prestador, onde para cada prestador será criado um R502 correspondente.

Na importação do arquivo A500, para cada conta contendo a cobrança de HM, será localizada a cobrança referente ao CO e Filme correspondente. Serão considerados movimentos de CO e Filme os movimentos que contiverem TP_PARTICIP = "X", com mesmo código de movimento, mesma carteira do beneficiário, forem realizados na mesma data de realização informada no registro de HM, conterem valor de CO ou Filme e NÃO possuírem valor de HM. Nesse processo, o sistema irá criar um documento do Revisão de Contas contendo os dois movimentos da divisão de honorários.

Os movimentos com cobrança de CO e Filme que não houverem a registro par referente a cobrança de HM, serão direcionados ao relatório de alertas.


A700 – Serviços prestados em Pré-Pagamento

Alterações do PTU 10.0 para o A700:


Alterações no processo do A700 referente à divisão de honorários

Conforme nova regra definida pela Unimed do Brasil, na versão 10.0 do PTU a cobrança referente aos honorários médicos (HM) deve ser informada em conta separada da cobrança referente ao custo operacional (CO) e filme. Visando atender essa regra, foi alterada a importação e exportação do arquivo A700 para identificar corretamente os movimentos da divisão de honorários. Os processos de digitação de movimentos no Revisão de Contas não sofreram alterações em virtude dessa alteração no PTU 10.0.

Na exportação do arquivo A700 o sistema irá separar a cobrança. Será criado um registro R702 contendo a cobrança referente aos registros R704 de HM. Os registros R704 de CO ou Filme serão agrupados por código de prestador, onde para cada prestador será criado um R702 correspondente.

Na importação do arquivo A700, para cada conta contendo a cobrança de HM, será localizada a cobrança referente ao CO e Filme correspondente. Serão considerados movimentos de CO e Filme os movimentos que contiverem TP_PARTICIP = "X", com mesmo código de movimento, mesma carteira do beneficiário, forem realizados na mesma data de realização informada no registro de HM, conterem valor de CO ou Filme e NÃO possuírem valor de HM. Nesse processo, o sistema irá criar um documento do Revisão de Contas contendo os dois movimentos da divisão de honorários.

Os movimentos com cobrança de CO e Filme que não houverem a registro par referente a cobrança de HM, serão direcionados ao relatório de alertas.

Alteração da interface para exibir link da nota fiscal eletrônica

No programa RC0110R (Manutenção Faturas Cobrança Contas Médicas) foi adicionado botão com o link da nota fiscal eletrônica, registro 506 do arquivo de importação.

A digitação dos documentos também foi alterada para atender a nova opção de cobrança do reembolso. 

Os programas que incluem e/ou alteram os documentos agora solicitam o tipo de cobrança mesmo quando o valor de diferença é de R$0,00 para que seja possível ser realizada a cobrança integral destes movimentos.

Novas descrições para as opções de cobrança do reembolso no momento da digitação do documento:

Foi criada uma nova tela para seleção das opções de cobrança:

Os programas de consulta os documentos também foram atualizados para atender as alterações no tipo de cobrança, o label "Sit.Cobranca Dif.Interc.” passou a ser “Tipo Cobranca” e a nova opção “INTEGRAL.” foi tratada para ser visualizada corretamente, as descrições dos outros campos também foram modificadas para ficarem mais condizentes com o que está sendo mostrado:

O programa "Manutenção Negociação entre Unidades" (RC0110T) também sofreu alteração no texto do campo que contem o tipo de reembolso:

Nesta mesma interface, a Lista também foi alterada, a coluna “Cobra Dif.Interc” passou a ser “Cobra Reembolso”.