Objetivo: Este documento tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre como gerar o arquivo da NOVA GIA SP, através do módulo de Automação Fiscal (TAF).


Conceitos Básicos:

O novo layout da GIA de São Paulo prevê o detalhamento das naturezas de operações por Unidade de Federação e também as notas fiscais destinadas à Zona Franca, quando necessário.

Para cada CFOP, o programa detalha as entradas e saídas interestaduais, onde os valores são totalizados por estados. Essas informações são detalhadas em blocos de acordo com o layout

publicado pela secretaria da fazenda (https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/gia/Downloads/pre_formatado_ngia_v0210_gia0801.pdf).


Tabelas TAF

As tabelas que serão necessárias para a geração do arquivo da NOVA GIA SP são:

C20 → Cabeçalho de Notas Fiscais

C30 → Itens de Notas Fiscais

C2F → Tributos de Notas Fiscais


Bloco CR=01

Responsável por enviar as informações pertinentes do arquivo gerado (Versão do arquivo da NOVA GIA SP, data e hora da geração do arquivo, layout, versão do layout, totalizador do registro  CR=05) .

Essas informações são extraídas do parâmetro de preenchimento da rotina no momento da geração do arquivo da NOVA GIA SP. 


Obs.: Lembrando que para isso, dentro do cadastro de complemento de empresa a aba Obrigações Fiscais, a opção da GIA-SP deve estar cadastrada, conforme abaixo:

Para geração do arquivo seguiremos o seguinte caminho: Módulo TOTVS  Automação Fiscal\Miscelânea\Obrigações Fiscais\Central de Obrigações.


 

 

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

CNAE

Inserir o Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE).

Importante:

Cada empresa deve informar o código empresarial de acordo a sua atividade econômica.

Obs. Lembrando que está informação deve estar cadastrada dentro do configurador.

Diretório do Arquivo DestinoDiretório onde o arquivo será gerado.
Nome do Arquivo DestinoNome do arquivo que será gerado.

Versão do Arquivo

Inserir a versão do Sistema e do Layout Nova Gia a ser gerado.

Selecione FiliaisInforme se selecionará as filais antes da geração do arquivo, ou se o sistema gerará de acordo com a filial logada.

Tipo GIA

Selecionar a opção que determina a finalidade da apresentação do arquivo da GIA. As opções disponíveis são:

  • Normal.

  • Substitutiva.

  • Coligida.

Importante:
A opção 3 deve ser informada quando solicitada pelo fisco.

GIA com MovimentoInforme se o arquivo em questão será gerado com movimentação.

Regime Tributário

Selecionar o tipo de regime tributário da GIA. As opções disponíveis são:

  • RPA – Regime Periódico de Apuração.

  • RES – Regime por Estimativa: quando selecionado, também deve ser informado o valor correspondente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por estimativa.

  • RPA – Dispensado: esse tipo de regime deve ser selecionado quando o código CNAE informado seja referente a um código de atividade dispensada do imposto.

Saldo Credor Período Anterior

Inserir, quando houver, o saldo credor do período anterior (Esta informação deverá ser informada na Apuração de ICMS dentro de Livros Fiscais).

Saldo Credor Período Anterior - ST

Inserir, quando houver, o saldo credor do período anterior referente à Substituição Tributária (Esta informação deverá ser informada na Apuração de ICMS dentro de Livros Fiscais).

ICMS Fixado para o período

Inserir o valor do ICMS fixado para o estabelecimento.

Importante:
Esse campo será habilitado somente quando no campo Regime Tributário estiver selecionada a opção RES – Regime por Estimativa. 

Versão do Arquivo

Inserir a versão do Sistema e do Layout Nova Gia a ser gerado.

Considera CFOPs Serviços

Quando assinalado, determina que todos os documentos de serviços devem ser considerados para geração da GIA do Estado de SP.

Importante:
Somente os documentos de entrada que estiverem sob o CFOP 1.933 e 2.933 e documentos de saída que estiverem sob o CFOP 5.933 e 6.933 são considerados para a geração da GIA do Estado de São Paulo. 


Bloco CR=05