Procedimento para Utilização
Cadastro Beneficiários de Compartilhamento de Risco
- No TOTVS12, acesse o programa Manutenção Beneficiário Compartilhamento de Risco - hrb.beneficiarioCompartRisco para cadastrar os beneficiários que são de compartilhamento de risco. No cadastro deve ser informada a unidade, modalidade, contrato, beneficiário, data de inicio e data de fim do compartilhamento. O sistema permite o compartilhamento de risco do beneficiário para múltiplas unidades no mesmo período, porém não permite sobreposições de datas de compartilhamento para a mesma unidade, e também não permite compartilhamento de risco em períodos que o beneficiário possua repasse ativo.
Considerações sobre o cadastro :- Permite compartilhamento de risco do beneficiário para múltiplas unidades no mesmo período
- Não permite compartilhamento de risco para período que o beneficiário possua repasse ativo
- Não permite compartilhamento com sobreposições de data para o beneficiário e unidade
- Não é obrigatório informar data de fim do compartilhamento
- O cadastro possui quatro status: pendente de envio, aguardando retorno, confirmado e pendente de reenvio.
- O sistema só permite excluir fisicamente registros com status de pendente de envio, para os demais status permite apenas alterar a data de exclusão do compartilhamento


Importação Compartilhamento de Risco CSV
- No TOTVS12, acesse o programa Importação Compartilhamento de Risco CSV - hrb.importCompartRiscoCsv para indicar os beneficiários que terão o risco compartilhado. O programa é um RPW que permite agendar a importação de arquivo CSV contendo os beneficiários da base que terão o risco compartilhado. Serão importados todos os arquivos contidos no diretório parametrizado no RB0110D.

- O arquivo CSV deve possuir as informações conforme segue, sendo que o único campo opcional é a Data Fim do Compartilhamento, e os demais campos são obrigatórios
:- Unidade para o Compartilhamento de Risco
- Modalidade
- Contrato(Termo Adesão)
- Código Beneficiário
- Data Inicio Compartilhamento
- Data Fim do Compartilhamento


- Os arquivos de acompanhamento e erros serão gerados e agrupados na Central de Documentos em formato ZIP, ficando disponível para download. Os arquivos que forem importados com sucesso serão movidos para o diretório de saída parametrizado no RB0110D.


- Os beneficiários importados podem ser consultados e modificados na Manutenção Beneficiário Compartilhamento de Risco - hrb.beneficiarioCompartRisco

Exportação/Reexportação Beneficiários Compartilhamento de Risco
- No TOTVS12, acesse o programa Manutenção Beneficiários Compartilhamento de Risco - hrb.beneficiarioCompartRisco para exportar os beneficiários de compartilhamento de risco. O programa é um RPW que permite agendar a exportação ou reexportação dos beneficiários. Os arquivos de exportação serão gerados e agrupados na Central de Documentos em formato ZIP, ficando disponível para download.

- O compartilhamento de risco pode ser gerado para um intervalo de unidades. Cada A100 possui um arquivo de acompanhamento listando os beneficiários exportados.


- Os arquivos de erro são gerado individualmente para cada unidade. O sistema não realiza exportação parcial, se ocorrer erro para um beneficiário da unidade destino o arquivo de A100 não será gerado.


- Após realizar a exportação, os beneficiários do cadastro de compartilhamento passam para o status de aguardando retorno, não sendo mais possível excluir fisicamente os registros.

- Para reexportar os beneficiários de compartilhamento de risco deve-se marcar a opção reexporta e informar a unidade e o lote que se deseja reexportar. Os arquivos de acompanhamento e erros seguem o modelo da exportação, sendo gerados e agrupados na central de documentos. A reexportação pode ser executada quantas vezes forem necessárias.

- Os lotes de exportação criados na exportação de compartilhamento de risco podem ser visualizados na tela de Consulta Lotes de Exportação Compartilhamento de Risco - hrb.loteExportCompartRisco.


Importação Beneficiários Compartilhamento de Risco
- No TOTVS12, acesse o programa Importação Beneficiários Compartilhamento de Risco - hrb.importBenefCompartRisco, para efetuar a importação dos beneficiários de compartilhamento de risco. O programa é um RPW que permite agendar a importação dos arquivos de A100 ou reexportar os arquivo de retorno A200. O programa irá importar todos os arquivos que estiverem no diretório de importação parametrizado no RB0110D. Devido aos controles internos, o sistema só irá aceitar arquivos com beneficiários de compartilhamento de risco, caso contenham beneficiários de "repasse normal", os arquivos serão rejeitados.

- Os arquivos importados com sucesso serão movidos para o diretório de saída parametrizado no RB0110D. Os arquivos A200 gerados na importação e também os relatórios de acompanhamento e erros serão gerados e agrupados na Central de Documentos em formato ZIP, ficando disponível para download.



- Para reexportar um arquivo A200 de uma importação deve-se selecionar a opção Reexporta A200 e informar o Contratante, o Lote de importação. Os arquivos A200, de acompanhamento e erros seguem o modelo da importação, sendo gerados e agrupados na central de documentos. A reexportação pode ser executada quantas vezes forem necessárias.

- Os beneficiários importados podem ser visualizados na

- Os lotes de importação de compartilhamento de risco podem ser visualizados na tela de Consulta Lotes de Importação Compartilhamento de Risco - hrb.loteImportCompartRisco.


Importação Retorno dos Beneficiários Compartilhamento de Risco
- No TOTVS12, acesse o programa Importação Retorno Beneficiários Compartilhamento de Risco - hrb.importRetornoBenefCompartRisco, para efetuar a importação dos arquivos A200 referentes as exportações de compartilhamento de risco. O programa é um RPW, que permite agendar a importação dos arquivos. O programa irá importar todos os arquivos que estiverem no diretório de importação parametrizado no RB0110D.
- No momento da importação, o sistema irá criar um lote de retorno vinculado ao lote gerado na exportação do compartilhamento de risco, o vinculo é realizado através da data de geração do A100. Dessa forma o cliente deve realizar apenas uma exportação de beneficiarios de compartilhamento de risco por dia para cada unidade para que esse vinculo seja consistente.

- Os arquivos importados com sucesso serão movidos para o diretório de acompanhamento parametrizado no RB0110D. Os arquivos de erros e acompanhamento serão gerados e agrupados na Central de Documentos em formato ZIP, ficando disponível para download.




- Após a importação do Arquivo de retorno os beneficiários com status de aguardando retorno passam para o status de confirmado. Os beneficiários com o status de Pendente de Reenvio não tem o status alterado.

- Os lotes de importação de compartilhamento de risco podem ser visualizados na tela de Consulta Lotes de Importação Retorno Compartilhamento de Risco - hrb.loteImportRetCompartRisco.


Consulta Compartilhamento de Riscos de Beneficiários Intercâmbio