CME  Central de Material e Esterilização
 


 
1.     Definição
 
A CME é a área responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares. É na CME que se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais hospitalares.
 
2.     Objetivos
a.     Fornecer o material esterilizado a todo hospital;
b.    Promover a interação entre as áreas: expurgo, preparo e montagem de instrumental;
c.     Adequar as condições ambientais às necessidades do trabalho na área; 
d.    Planejar e implementar programas de treinamento e reciclagem que atendam às necessidades da área junto à Educação Continuada;
e.     Promover o envolvimento e compromisso de toda a equipe com os objetivos e finalidades do serviço;
f.     Favorecer o bom relacionamento interpessoal;
g.    Prover materiais e equipamentos que atendam às necessidades do trabalho na área.
 
3.     Setores
a.     Expurgo: Setor responsável por receber, conferir, lavar e secar os materiais provenientes do Centro Cirúrgico e Unidades de Internação. Os funcionários desta área utilizam EPIs (Equipamentos de proteção individual) para se protegerem de se contaminarem com sangue e fluidos corpóreos, quando lavam os instrumentais. As lavadoras ultrassônicas auxiliam na lavagem dos instrumentais através da vibração do som adicionado com solução desincrostante, promovendo uma limpeza mais eficaz e maior segurança para o funcionário.
 
b.    Preparo de Materiais: Setor responsável por preparar e acondicionar os materiais. São utilizados invólucros especiais que permitam a passagem do agente esterilizante e impeçam a passagem dos microorganismos.
 
c.     Preparo de Instrumentais Cirúrgicos: Setor responsável por conferir, preparar e acondicionar caixas para as diversas especialidades cirúrgicas.
 
d.    Esterilização: O setor de esterilização da Central de Material e Esterilização (CME) é responsável pela esterilização dos materiais. Esta área destina-se à instalação dos equipamentos utilizados para a esterilização de materiais pelos métodos físicos e químicos.
 
                                  i.    Esterilização por meios físicos
1.     Vapor saturado sob pressão
2.     Calor seco
3.     Radiação ionizante
4.     Radiação não ionizante
                                 ii.    Esterilização por meios químicos
1.     Formaldeído
2.     Glutaraldeído
3.     Óxido de etileno
4.     Peróxido de hidrogênio
5.     Ácido peracético
6.     Plasma de peróxido de hidrogênio
 
e.     Monitoramento dos Métodos de Esterilização: Para se garantir a eficiência dos processos de esterilização deve-se elaborar um programa de monitoramento para controle de qualidade de esterilização. Este programa deve avaliar e controlar todas as fases da esterilização, a fim de se detectar possíveis falhas e onde elas ocorrem:
1.     IDENTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS