Após gerar e enviar o borderô de cobrança bancária eletrônica pelo sistema CNAB, pode haver a necessidade de efetuar e encaminhar ao banco alguma alteração posterior sobre o título. É com esta finalidade que o sistema disponibiliza a inclusão de instruções de cobrança que também são enviadas por meio eletrônico.

A inclusão de instruções de cobrança para envio via CNAB é efetuada pela opção Alterar.

Nesta opção o sistema automaticamente identifica e disponibiliza a opção Incluir instruções de cobrança,  e ao acioná-lo, pode de imediato registrar a instrução bancária para posterior envio. Caso essa opção não seja utilizado, qualquer alteração feita em um dos campos, faz com que o sistema exiba automaticamente a tela para a inclusão de instruções, desta forma o usuário sabe que está efetuando uma alteração em um título que já está em cobrança bancária.

Após fazer a alteração, a geração do arquivo de instruções bancárias se faz pela rotina Instr. Cobranças, na qual o sistema gera um novo arquivo de envio conforme as configurações informadas e somente para aqueles títulos que tenham alguma alteração.

Assim, essas novas instruções ficam registradas na tabela FI2 - Ocorrências CNAB e somente são geradas no arquivo que é enviado, enquanto estiverem pendentes de envio (FI2_GERADO = 2 - Não) ou quando em Geração de Arquivo de Instruções, o parâmetro de configuração Mostra já gerados? estiver configurado como Sim.

Veja a seguir um Fluxograma com as operações que envolvem um novo envio de instruções bancárias:


Dica:

É possível incluir instruções de cobrança para títulos já enviados por borderô pelo sistema CNAB, somente via opção Arquivo Cobranças.



Procedimentos

Para incluir instruções de cobrança:

  1. Em Títulos a Receber, selecione o título desejado e a opção Alterar.

2. Clique em Incluir Instruções de Cobrança.

Caso o título selecionado já tenha sido enviado ao banco, qualquer alteração faz com que seja exibida a tela para a inclusão de instruções após a confirmação.

3. Informe:

Se o campo alterado do título não implica em efetuar uma instrução de cobrança, o código da ocorrência deve ficar em branco.

4. Confira os dados e confirme.

Para gerar o arquivo com as novas instruções de cobrança, acesse a rotina Instruções de cobranças.