O processo de Controle Orçamentário implica na utilização de técnicas e procedimentos financeiros aplicados antecipadamente aos fatos decorrentes de planos, políticas e metas para a consecução de um resultado desejado. Portanto, ao final do processo, são obtidos os demonstrativos financeiros preparados sob condições de premissas que se espera que aconteçam durante um determinado período.
O Orçamento funciona como uma ferramenta que os gerentes podem usar para monitorar a evolução da empresa, comparando seus resultados reais com os esperados (ou planejados), permitindo que ações corretivas possam ser tomadas, caso sejam necessárias.
Com isto, as decisões estratégicas para a correção dos rumos empresariais torna-se uma finalidade para a utilização do Controle Orçamentário.
A utilização de um Controle Orçamentário pode ser analisada como um plano que contém as operações anuais da empresa, formalizando o desempenho das ações e funções administrativas, medindo quantitativamente estas operações e seus efeitos.
Para tanto, é necessário o exame prévio, sistemático e cuidadoso de todos os fatores antes da tomada de decisões importantes, além de forçar a alta administração empresarial a dedicar atenção adequada e oportuna aos efeitos causados pelo surgimento de novas condições externas.
Como benefícios do Controle Orçamentário, podemos citar:

  1. Obriga os administradores a pensar à frente dos negócios;
  2. Estabelece expectativas definidas, facilitando a análise posterior do desempenho;
  3. Auxilia na coordenação dos esforços dos administradores, aumentando a eficiência do cumprimento dos objetivos.

Além disso, esta rotina no sistema TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento possui a funcionalidade de realocação de valores orçamentários entre Centros de Custos.
Isto significa que, caso o Orçamento de um Centro de Custos exceda seu valor total, o sistema permite que os valores de outros orçamentos possam ser 'transferidos' para este orçamento 'estourado', permitindo demais movimentações para este Orçamento.
Neste cenário, o sistema bloqueia os movimentos que excedem o valor total do Orçamento até que este processo de Realocação Orçamentária seja realizado, desbloqueando este movimento para continuar seus processos.
Existe também uma Consulta aos Valores do Orçamento, modelada para permitir a busca por Centro de Custos, Períodos do Orçamento e Natureza Orçamentária/Financeira, agilizando completamente o processo de pesquisa das movimentações orçamentárias.
Lembrando que alguns Cadastros específicos para o correto funcionamento do Controle Orçamentário, o sistema ainda possui um recurso de Importar o Orçamento, utilizando planilhas ou arquivos-texto. Isto facilita a integração com outras fontes de dados e com outros métodos de controle atualmente utilizados nas empresas.