CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
    1. Verificação da existência de contrato no aplicativo Financeiro Agrícola/ Contratos Agrícolas (COCTAGR.EXE)
    2. Verificação da existência da operação no cadastro de Carência de Operação no aplicativo Configuração de Apontamentos (RELACAPT.EXE)
    3.  Exemplo Geração de OS com Aguardando Aprovação (AP)
    4.  Exemplo Geração de OS com status Liberado (LI)
  3. Tela Workflow Liberação de OS- Contrato
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
    2. Principais Campos
    3. Configuração dos Parâmetros
  4. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Algumas operações agrícolas trazem benefícios para vários anos, por exemplo, Aplicação de Corretivos no processo de Preparo de Solo. Ocorre que o contrato para fazendas não próprias como arredamentos e parcerias pode ter a vigência finalizada antes do prazo de carência (retorno de benefícios) dessas operações. Seguindo o exemplo da operação Aplicação de Corretivos, pode ser que essa traga benefícios para cinco anos, porém, se o contrato se encerrar antes dos cincos anos a companhia não se beneficiará totalmente do investimento nessa operação porque será devolvido ao proprietário da terra.

                Para controlar a carência por operação, na abertura da ordem de serviço agrícola (OS) no PLATIV há uma consistência, parametrizável, que verifica se o prazo de validade da operação está dentro da vigência do contrato. A carência pode ser configurada como em dias ou meses ou anos por operação e centro de custos. Este cadastro é realizado no aplicativo Configuração de Apontamentos (RALACAPT.EXE)→ Tabelas→ Carência de Operações. Carência de Operações

                Outra validação que o sistema faz é se existe contrato válido entre a companhia e o proprietário da terra. Um contrato válido refere-se à situação desse no momento da abertura da OS. Essa situação é parametrizável conforme explicado mais adiante neste documento.

                Caso não exista contrato ou a carência da operação estoure o final da vigência do contrato, a OS é aberta e enviada para um workflow que consiste em uma tela onde o analista poderá aprovar ou reprovar a execução da operação. Enquanto não for aprovada, não será permitido ingresso de apontamentos para essa OS no PIMS. Também não aceitará apontamento caso a execução da OS seja reprovada.

                As validações são realizadas em termos de fazenda e talhão. Se no contrato não forem informados os talhões a validação é realizada em termos de fazenda.

                Caso a OS seja reprovada ou liberada por engano, o status dessa OS poderá ser alterado pelo usuário que tiver acesso à opção de workflow.

                Existindo contrato válido e estando a carência da operação dentro do período de vigência, a OS estará automaticamente liberada.

                É importante salientar que a validação é realizada considerando-se a data final de  utilização da opção de renovação do contrato (DT_FIN_OP_UTIL) caso esteja preenchida; se estiver em branco o sistema utiliza a data final da vigência do contrato (DT_FIN_VIGENCIA).  Não são considerados os campos “Prorrogação/anos” e “Limite de Utilização da Opção” do cadastro do contrato.

               As validações referentes tanto ao contrato como de saldo orçamentário não são obrigatórias; e os parâmetros destes controles são distintos. Neste documento estão descritas apenas as instruções referentes a contrato.

                Operações sem OS:  caso seja digitado apontamento sem OS o sistema faz as mesmas validações da geração de OS, porém, o apontamento será interrompido e não há workflow para liberação de apontamento. 

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

       

a. Verificação da existência de contrato no aplicativo Financeiro Agrícola/ Contratos Agrícolas (COCTAGR.EXE)


 Na abertura da OS, o sistema verifica se existe contrato ativo para o local não próprio no aplicativo (COCTAGR.EXE), como por exemplo a tela abaixo:


b.Verificação da existência da operação no cadastro de Carência de Operação no aplicativo Configuração de Apontamentos (RELACAPT.EXE)


Se encontrar contrato, o sistema verifica se a operação informada na OS está cadastrada em Carência da Operação no aplicativo Configurações de Apontamentos (RELACAPT.EXE).



  c. Exemplo Geração de OS (Avulsa/ Programada) com status Aguardando Aprovação (AP)


A tela de contrato acima mostra que sua vigência termina em 20/01/2024 e não terá prorrogação. A segunda tela de carência da operação mostra que a operação 304 possui a carência de 5 anos, ou seja, ao executar esta operação ela traz benefícios por 5 anos.

Portanto se incluir uma OS no sistema com data de execução a partir de 07/01/2020 para o local do contrato (Fazenda 100044), ela será aberta com status Aguardando Aprovação (AP), porque a data + 5 anos da carência da operação (05/01/2025) é maior que a data final da vigência do contrato que é 20/01/2024.


     Tela de Workflow de Aprovação mostrando o motivo do status da OS


 d. Exemplo Geração de OS com status Liberado (LI)

Agora se a carência da operação tivesse uma quantidade de carência menor que a data final da vigência do contrato, a OS seria aberta com status de Liberado (LI), ou seja, poderia inserir apontamento para esta OS.


Situações que a Ordem de Serviço é aberta com status de Liberada (LI):

Quando a OS é aberta com status Aguardando Aprovação (AP), ela é enviada para um workflow de aprovação aonde, é possível liberar ou bloquear a OS.

Além dessas validações na abertura da OS, estas validações são realizadas também para operações que não utilizam OS, a diferença é que não existe workflow  e a inclusão do apontamento no sistema é interrompido.

03. TELA WORLFLOW LIBERAÇÃO OS - CONTRATO


Neste processo são demonstrados filtros para recuperar as OSs que foram enviados para Aguardando Aprovação.

a. Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
AprovarEste combo é marcado, significa que OS foi aprovada e poderá receber apontamentos no PIMS.
BloquearEste combo é marcado quando a OS foi bloqueada. Após bloqueio a OS não receberá apontamentos no PIMS.

b. Principais Campos

CampoDescrição
OSNúmero da OS que está com situação de Aguardando Aprovação
Data emissãoData em que a OS foi emitida
Centro de CustoCódigo e descrição do Centro de Custo
OperaçãoCódigo e descrição da Operação
FazendaCódigo e descrição da Fazenda (Upnivel1)
SetorCódigo do Setor (Upnivel2)
TalhãoCódigo do Talhão (Upnivel3)
OcorrênciasMotivo que enviou a OS para a situação "Aguardando Aprovação"
JustificativaJustificativa de Aprovação. Possui o auxilio da função F4 do teclado para buscar as opções de justificativas cadastradas.

     c.  Configuração dos  Parâmetros







COCTAGRFG_CONS_CONTRATOCSConsiste existência de contrato no apto operações agrícola

S- Valida existência e situação de contrato.

N- Não valida nada em termos de contrato

COCTAGRFG_CONS_CONTR_UCNConsiste existência de contrato no apto operações agrícola independente de data de vigência e carência de operações

Se S, valida apenas existência de contrato válido, não valida operações.

Se N, Valida carência de operações/ vigência do contrato, além do próprio contrato

COCTAGRFG_METODO_CTRCOMétodo para verificação existência de contratoS = SISCONAGR; O = Fundo origem contrato
PLATIVFG_CONTROL_WRKFLW_OSC1Controle de Workflow na abertura de OS, valendo tanto para controle de contrato como de saldo orçamentário0 (Zero) - Não controla workflow na abertura de OS; 1 - Valida na abertura da OS e envia para aprovação; 2 - Não valida na abertura da OS e envia para aprovação(pant).
PLATIVFG_CONTROL_CONTR_WFLWCSControla liberação/reprovação de O.S. por contrato usando workflow

Valores válidos: S/N

Relacionado aos parâmetros FG_CONS_CONTRATO (=S), FG_CONS_CONTR_U, FG_CONTROL_WRKFLW_OS.

PLATIVFG_CONTROL_ORC_WFLWC1Controla liberação/reprovação de OS por saldo orçamentário usando Workflow.1-Não controla aprovação de OS. 2-Controla por Operação/C. Custo/Upnível1. 3-Controla por Operação/C.Custo.
PLATIVFG_SITUACAO_CONTRATO_LIBERADOCA;ESituações de contrato que indicam como liberado para a validação (Workflow)

D - Aprovação Contratação, A - Autorizado, E - Em Andamento, I - Inativo, F - Finalizado, L - Área Alterada, N - Em Negociação, P - Aprovação da Negociação, C - Em Contratação. 

Ponto de Atenção: Nunca configure situações (I) Inativo e (F)  Finalizado neste parâmetro

GERAISCD_TP_PROPR_N_VALIDA_CONTRATOC1;15;25Tipos de propriedade que NÃO controlam existência de contrato nos apontamentos de operações no PIMSTipos de propriedade válidos separados por vírgula(,) ou ponto e vírgula(;)
ATRC_OMDCD_OPER_ORG_CARGM_S_OS_CONTRATON
Códigos de operações para validação de contrato sem uso de OS. Local origem na carga de muda.

Vale apenas uma operação. Caso a OS não seja registrada no apontamento de cargas de mudas, sugerimos criar uma operação genérica "Carga de Muda Origem" e cadastrá-la em Carência de Operações.

ATRC_OMDCD_OPER_DEST_CARGM_S_OS_CONTRATON
Códigos de operações para validação de contrato sem uso de OS. Local destino na carga de muda.

Vale apenas uma operação. Caso a OS não seja registrada no apontamento de cargas de mudas, sugerimos criar uma operação genérica "Carga de Muda Destino" e cadastrá-la em Carência de Operações.


CBSVCOSAFG_CONS_CONTRATOCSConsiste contrato de arrendamento/parceria nos apontamentos do PGCBSERV

Estando com o valor N, não valida nada em PGCBSERV. É o primeiro parâmetro de validação de contrato/ vigência.

Aplicativo CBSVCOSA não considera este parâmetro. Apensas PGCBSERV.


05. TABELAS UTILIZADAS



<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>