FLUXO GERAL INTEGRAÇÃO TECHFIN x ERP PROTHEUS: 



    1. Recebimento da confirmação da cobrança do débito da execução da coobrigação através da API de conciliação financeira.
    2. Relatórios de apoio para conciliação contábil no ERP.






Para operacionalizar o controle no processo de recebimento dos valores entre a Supplier e o parceiro, teremos 2 bancos no sistema:

      1. Banco, agência e conta no cadastro de Bancos (SA6) informado no contrato para o recebimento (débitos e créditos) das antecipações da Supplier ao parceiro.

Na conta contábil, utilizar uma conta contábil do ativo de Bancos conforme exemplo:

      1. Banco, agência e conta no cadastro de Bancos (SA6) como Banco Ponte para controlar o saldo dos valores pendentes de depósito da Supplier para o parceiro que será utilizado no momento da transferência de carteira e para as baixas dos títulos quando o cliente efetivamente pagar o título para a Supplier. Por sugestão, utilizar o Código do Banco: SUP Nro.Agencia: SUP e Nro.Conta: SUPPLIER. 


Na conta contábil, utilizar uma conta contábil do ativo que esteja no grupo de Duplicatas Descontadas conforme exemplo:

A conta deverá estar dentro do grupo de (-) Duplicatas Descontadas conforme exemplo abaixo:

 




A antecipação dos recebíveis será controlada através de uma situação de cobrança que deverá ser incluída como Cobrança Descontada  (1-Sim) e configurada nas parametrizações da integração Techfin. As movimentações do título nesta carteira serão executadas exclusivamente através da integração da plataforma Techfin ao ERP, com isto, a opção de Bloqueio Mov deve estar igual a Sim e para que todas as movimentações fiquem bloqueadas no ERP conforme exemplo de tela abaixo:




As operações que serão automatizadas através da integração Techfin utilizarão os lançamentos padrões abaixo que deverão estar devidamente configurados no ERP:

520 – Contas a Receber – Baixas de Títulos em Carteira

522 – Contas a Receber – Baixas de Títulos Cobrança Descontada

527 – Contas a Receber – Cancelamento de Baixas de Títulos

540 – Contas a Receber – Transferência de Títulos para Carteira

542 – Contas a Receber – Transferência de Títulos para Cobrança Descontada

560 – Movimento Bancário – Transferência Saída Banco Origem

561 – Movimento Bancário – Transferência Entrada Banco Destino



Quando a plataforma receber o retorno da Supplier com a confirmação da antecipação da NF, a plataforma irá informar ao ERP para que o mesmo faça a transferência entre carteiras utilizando a situação de cobrança configurada para Cobrança Descontada Techfin. Desta forma, o título ficará bloqueado para movimentações via ERP, somente via plataforma. Como a movimentação bancária ocorre no momento da transferência entre carteiras e o crédito efetivamente na conta irá ocorrer em outra data, no momento da transferência, utilizaremos o banco Ponte para gerar a movimentação bancária para efetuar a transferência entre carteiras. Neste processo teremos o valor da taxa de antecipação para contabilização. O sistema irá gerar a integração contábil utilizando os lançamentos padrões 542. Lembrando que no banco Conta Ponte deverá estar configurado com a conta contábil de Duplicata Descontada Transitória.



Quando a plataforma receber o retorno da Supplier com a confirmação do crédito na conta corrente do parceiro referente as NFs antecipadas, a plataforma irá informar ao ERP para que o mesmo faça uma transferência bancária entre contas, dando saída da conta Banco Ponte e entrada na conta Banco Conta Corrente, com a data efetiva do crédito. Para esta movimentação, o sistema irá gerar a integração contábil utilizando os lançamentos padrões 560 e 561. Lembrando que no banco Conta Ponte deverá estar configurado com a conta contábil de Duplicata Descontada Transitória.



Quando a plataforma receber o retorno da Supplier com a confirmação de pagamento das parcelas por parte do cliente, a plataforma irá informar ao ERP para que o mesmo faça a baixa do título, sendo ela parcial ou total com a data efetiva do pagamento do cliente. Para esta movimentação, o sistema irá gerar a integração contábil utilizando os lançamentos padrões 522.



Este processo não tem integração ao ERP, somente a plataforma envia a Supplier a solicitação da recompra, após a confirmação da Recompra que haverá movimentação no ERP.



Quando a plataforma receber o retorno da Supplier com a confirmação da recompra da NF, a plataforma irá informar ao ERP para que o mesmo faça a transferência entre carteiras retornando para a situação de cobrança carteira e liberando o título para movimentações no ERP. Como a movimentação bancária ocorre no momento da transferência entre carteiras e o débito efetivamente na conta irá ocorrer em outra data, no momento da transferência, utilizaremos o banco Ponte para gerar a movimentação bancária para efetuar a transferência entre carteiras e o sistema irá gerar a integração contábil utilizando os lançamentos padrões 540. Neste momento, teremos o valor da taxa de antecipação sobre a transação para contabilização. Lembrando que no banco Conta Ponte deverá estar configurado com a conta contábil de Duplicata Descontada Transitória.



Quando a plataforma receber o retorno da Supplier com a confirmação do débito na conta corrente do parceiro referente a recompra das NFs antecipadas, a plataforma irá informar ao ERP para que o mesmo faça uma transferência bancária entre contas, dando saída da conta Banco Conta Corrente e entrada na conta Banco Conta Ponte, com a data efetiva do débito. Para esta movimentação, o sistema irá gerar a integração contábil utilizando os lançamentos padrões 560 e 561. Lembrando que no banco Conta Ponte deverá estar configurado com a conta contábil de Duplicata Descontada Transitória.



Quando a plataforma receber o retorno da Supplier com a confirmação da execução da Coobrigação, a plataforma irá informar ao ERP para que o mesmo faça a transferência entre carteiras retornando para a situação de cobrança carteira e liberando o título para movimentações no ERP. Como a movimentação bancária ocorre no momento da transferência entre carteiras e o débito efetivamente na conta irá ocorrer em outra data, no momento da transferência, utilizaremos o banco Ponte para gerar a movimentação bancária para efetuar a transferência entre carteiras e o sistema irá gerar a integração contábil utilizando os lançamentos padrões 540. Neste momento, teremos o valor da taxa de coobrigação sobre a transação para contabilização. Lembrando que no banco Conta Ponte deverá estar configurado com a conta contábil de Duplicata Descontada Transitória.



Quando a plataforma receber o retorno da Supplier com a confirmação do débito na conta corrente do parceiro referente a execução da coobrigação, a plataforma irá informar ao ERP para que o mesmo faça uma transferência bancária entre contas, dando saída da conta Banco Conta Corrente e entrada na conta Banco Conta Ponte, com a data efetiva do débito. Para esta movimentação, o sistema irá gerar a integração contábil utilizando os lançamentos padrões 560 e 561. Lembrando que no banco Conta Ponte deverá estar configurado com a conta contábil de Duplicata Descontada Transitória.




Para o processo de integração das movimentações da carteira Techfin, teremos os relatórios financeiros abaixo para apoio da conciliação contábil, seguindo o exemplo do Plano de contas abaixo:



Utilizaremos o relatório extrato Bancário (FINR470) referente as movimentações bancárias para Conta Corrente PONTE SUPPLIER conforme print abaixo. O saldo da conta corrente deste relatório deverá conciliar com o razão contábil da conta contábil associado a este banco 1.1.0.10.3020120  (-) Duplicatas Descontadas (Transitória):

Razão contábil (CTBR040) da conta contábil 1.1.0.10.3020120  (-) Duplicatas Descontadas (Transitória):



Utilizaremos o relatório Títulos a receber (FINR130) referente aos títulos em aberto no portador SUP - Supplier e na situação de cobrança Descontada como base para conciliação contábil. O saldo dos títulos em aberto deste relatório deverá conciliar com o razão contábil da conta contábil 1.1.0.10.3020101  (-) Duplicatas Descontadas:

Razão contábil (CTBR040) da conta contábil 1.1.0.10.3020101  (-) Duplicatas Descontadas:

Razão contábil (CTBR040) da conta contábil 1.1.0.10.3020101  (-) Duplicatas Descontadas:



Utilizaremos o relatório Títulos a receber (FINR130) referente aos títulos em aberto de todas as carteiras como base para conciliação contábil. O saldo dos títulos em aberto deste relatório deverá conciliar com o razão contábil da conta contábil 1.1.0.10.3010101 Duplicatas a Receber - Nacional:

Razão contábil (CTBR040) da conta contábil 1.1.0.10.3010101 Duplicatas a Receber - Nacional:



Utilizaremos o relatório extrato Bancário (FINR470) referente as movimentações bancárias para Conta Corrente do banco informado em contrato com a Supplier. O saldo da conta corrente deste relatório deverá conciliar com o razão contábil da conta contábil associado a este banco 110101020101 - Banco do Brasil:

Razão contábil (CTBR040) da conta contábil 1.1.0.10.2010101 Banco do Brasil: