1. Cadastros básicos para operacionalizar a integração do Totvs Antecipa (Antecipação de recebíveis) com o ERP Protheus aos módulos Financeiro e Contabilidade Gerencial.
  2. Recebimento da confirmação da antecipação da NF através de API de confirmação de antecipação da NF.

3) Recebimento da confirmação do pagamento da Supplier para o Parceiro através da API de conciliação financeira.

4) Recebimento do pagamento parcial do cliente através da API de atualização de carteira.


    1. Recebimento da confirmação da cobrança do débito da execução da coobrigação através da API de conciliação financeira.
    2. Relatórios de apoio para conciliação contábil no ERP.






Para operacionalizar o controle no processo de recebimento dos valores entre a Supplier e o parceiro, teremos 2 bancos no sistema:

      1. Banco, agência e conta no cadastro de Bancos (SA6) informado no contrato para o recebimento (débitos e créditos) das antecipações da Supplier ao parceiro.

Na conta contábil, utilizar uma conta contábil do ativo de Bancos conforme exemplo:

      1. Banco, agência e conta no cadastro de Bancos (SA6) como Banco Ponte para controlar o saldo dos valores pendentes de depósito da Supplier para o parceiro que será utilizado no momento da transferência de carteira e para as baixas dos títulos quando o cliente efetivamente pagar o título para a Supplier. Por sugestão, utilizar o Código do Banco: SUP Nro.Agencia: SUP e Nro.Conta: SUPPLIER. 


Na conta contábil, utilizar uma conta contábil do ativo que esteja no grupo de Duplicatas Descontadas conforme exemplo:

A conta deverá estar dentro do grupo de (-) Duplicatas Descontadas conforme exemplo abaixo:

 




A antecipação dos recebíveis será controlada através de uma situação de cobrança que deverá ser incluída como Cobrança Descontada  (1-Sim) e configurada nas parametrizações da integração Techfin. As movimentações do título nesta carteira serão executadas exclusivamente através da integração da plataforma Techfin ao ERP, com isto, a opção de Bloqueio Mov deve estar igual a Sim e para que todas as movimentações fiquem bloqueadas no ERP conforme exemplo de tela abaixo:




As operações que serão automatizadas através da integração Techfin utilizarão os lançamentos padrões abaixo que deverão estar devidamente configurados no ERP:

520 – Contas a Receber – Baixas de Títulos em Carteira

522 – Contas a Receber – Baixas de Títulos Cobrança Descontada

527 – Contas a Receber – Cancelamento de Baixas de Títulos

540 – Contas a Receber – Transferência de Títulos para Carteira

542 – Contas a Receber – Transferência de Títulos para Cobrança Descontada

560 – Movimento Bancário – Transferência Saída Banco Origem

561 – Movimento Bancário – Transferência Entrada Banco Destino



Quando a plataforma receber o retorno da Supplier com a confirmação da antecipação da NF, a plataforma irá informar ao ERP para que o mesmo faça a transferência entre carteiras utilizando a situação de cobrança configurada para Cobrança Descontada Techfin. Desta forma, o título ficará bloqueado para movimentações via ERP, somente via plataforma. Como a movimentação bancária ocorre no momento da transferência entre carteiras e o crédito efetivamente na conta irá ocorrer em outra data, no momento da transferência, utilizaremos o banco Ponte para gerar a movimentação bancária para efetuar a transferência entre carteiras. Neste processo teremos o valor da taxa de antecipação para contabilização. O sistema irá gerar a integração contábil utilizando os lançamentos padrões 542. Lembrando que no banco Conta Ponte deverá estar configurado com a conta contábil de Duplicata Descontada Transitória.



Quando a plataforma receber o retorno da Supplier com a confirmação do crédito na conta corrente do parceiro referente as NFs antecipadas, a plataforma irá informar ao ERP para que o mesmo faça uma transferência bancária entre contas, dando saída da conta Banco Ponte e entrada na conta Banco Conta Corrente, com a data efetiva do crédito. Para esta movimentação, o sistema irá gerar a integração contábil utilizando os lançamentos padrões 560 e 561. Lembrando que no banco Conta Ponte deverá estar configurado com a conta contábil de Duplicata Descontada Transitória.



Quando a plataforma receber o retorno da Supplier com a confirmação de pagamento das parcelas por parte do cliente, a plataforma irá informar ao ERP para que o mesmo faça a baixa do título, sendo ela parcial ou total com a data efetiva do pagamento do cliente. Para esta movimentação, o sistema irá gerar a integração contábil utilizando os lançamentos padrões 522.



Este processo não tem integração ao ERP, somente a plataforma envia a Supplier a solicitação da recompra, após a confirmação da Recompra que haverá movimentação no ERP.



Quando a plataforma receber o retorno da Supplier com a confirmação da recompra da NF, a plataforma irá informar ao ERP para que o mesmo faça a transferência entre carteiras retornando para a situação de cobrança carteira e liberando o título para movimentações no ERP. Como a movimentação bancária ocorre no momento da transferência entre carteiras e o débito efetivamente na conta irá ocorrer em outra data, no momento da transferência, utilizaremos o banco Ponte para gerar a movimentação bancária para efetuar a transferência entre carteiras e o sistema irá gerar a integração contábil utilizando os lançamentos padrões 540. Neste momento, teremos o valor da taxa de antecipação sobre a transação para contabilização. Lembrando que no banco Conta Ponte deverá estar configurado com a conta contábil de Duplicata Descontada Transitória.



Quando a plataforma receber o retorno da Supplier com a confirmação do débito na conta corrente do parceiro referente a recompra das NFs antecipadas, a plataforma irá informar ao ERP para que o mesmo faça uma transferência bancária entre contas, dando saída da conta Banco Conta Corrente e entrada na conta Banco Conta Ponte, com a data efetiva do débito. Para esta movimentação, o sistema irá gerar a integração contábil utilizando os lançamentos padrões 560 e 561. Lembrando que no banco Conta Ponte deverá estar configurado com a conta contábil de Duplicata Descontada Transitória.



Quando a plataforma receber o retorno da Supplier com a confirmação da execução da Coobrigação, a plataforma irá informar ao ERP para que o mesmo faça a transferência entre carteiras retornando para a situação de cobrança carteira e liberando o título para movimentações no ERP. Como a movimentação bancária ocorre no momento da transferência entre carteiras e o débito efetivamente na conta irá ocorrer em outra data, no momento da transferência, utilizaremos o banco Ponte para gerar a movimentação bancária para efetuar a transferência entre carteiras e o sistema irá gerar a integração contábil utilizando os lançamentos padrões 540. Neste momento, teremos o valor da taxa de coobrigação sobre a transação para contabilização. Lembrando que no banco Conta Ponte deverá estar configurado com a conta contábil de Duplicata Descontada Transitória.



Quando a plataforma receber o retorno da Supplier com a confirmação do débito na conta corrente do parceiro referente a execução da coobrigação, a plataforma irá informar ao ERP para que o mesmo faça uma transferência bancária entre contas, dando saída da conta Banco Conta Corrente e entrada na conta Banco Conta Ponte, com a data efetiva do débito. Para esta movimentação, o sistema irá gerar a integração contábil utilizando os lançamentos padrões 560 e 561. Lembrando que no banco Conta Ponte deverá estar configurado com a conta contábil de Duplicata Descontada Transitória.




Para o processo de integração das movimentações da carteira Techfin, teremos os relatórios financeiros abaixo para apoio da conciliação contábil, seguindo o exemplo do Plano de contas abaixo:



Utilizaremos o relatório extrato Bancário (FINR470) referente as movimentações bancárias para Conta Corrente PONTE SUPPLIER conforme print abaixo. O saldo da conta corrente deste relatório deverá conciliar com o razão contábil da conta contábil associado a este banco 1.1.0.10.3020120  (-) Duplicatas Descontadas (Transitória):

Razão contábil (CTBR040) da conta contábil 1.1.0.10.3020120  (-) Duplicatas Descontadas (Transitória):



Utilizaremos o relatório Títulos a receber (FINR130) referente aos títulos em aberto no portador SUP - Supplier e na situação de cobrança Descontada como base para conciliação contábil. O saldo dos títulos em aberto deste relatório deverá conciliar com o razão contábil da conta contábil 1.1.0.10.3020101  (-) Duplicatas Descontadas:

Razão contábil (CTBR040) da conta contábil 1.1.0.10.3020101  (-) Duplicatas Descontadas:

Razão contábil (CTBR040) da conta contábil 1.1.0.10.3020101  (-) Duplicatas Descontadas:



Utilizaremos o relatório Títulos a receber (FINR130) referente aos títulos em aberto de todas as carteiras como base para conciliação contábil. O saldo dos títulos em aberto deste relatório deverá conciliar com o razão contábil da conta contábil 1.1.0.10.3010101 Duplicatas a Receber - Nacional:

Razão contábil (CTBR040) da conta contábil 1.1.0.10.3010101 Duplicatas a Receber - Nacional:



Utilizaremos o relatório extrato Bancário (FINR470) referente as movimentações bancárias para Conta Corrente do banco informado em contrato com a Supplier. O saldo da conta corrente deste relatório deverá conciliar com o razão contábil da conta contábil associado a este banco 110101020101 - Banco do Brasil:

Razão contábil (CTBR040) da conta contábil 1.1.0.10.2010101 Banco do Brasil: