Para realização dos testes comparativos utilizamos as 3 versões do Oracle atualmente homologadas para o RM, sendo essas: 11g, 12c e 18c.



Para os testes utilizamos relatório Automatic Workload Repository (AWR), para versão do Oracle 11g (11.2.0.1.0) ao qual apuramos os valores de uso em estatísticas de memória, cache e estatisticas de conjunto compartilhado com e sem o recurso de TDE habilitado, abaixo estão os quadros para comparação:
COM TDE SEM TDE

COM TDE SEM TDE


COM TDE SEM TDE


Em nossos testes concluímos que a utilização do TDE apresentou um aumento no uso de memória SGA e PGA, aumento em processamento CPU e redução de I/O. Contudo, houve um ganho de performance em relação aos tempos nas ações de recálculo do espelho do ponto, geração do relatório do espelho do ponto e conversão da base de dados pelo Atualizador.
Observação:
Precisamos reforçar que este ganho de performance foi mapeado somente nestes itens aqui citados, cabe ao cliente criar seu laboratório (TDE) utilizando a documentação da Oracle e coletar os tempos de suas rotinas com e sem o recurso antes de aplica-lo em produção.
Orientações e mais detalhes sobre o TDE estão detalhadas no Help Center da Oracle:
Documentação da Oracle com mais dúvidas e demais detalhes sobre o relatório AWR estão contidos no Help Center da Oracle:
https://docs.oracle.com/cd/E11882_01/server.112/e41573/autostat.htm#PFGRF027
Não percebemos qualquer incompatibilidade na utilização do TDE com as bases de dados RM.