Descrição

SOLUÇÃO INTEGRADORA

Observações

Documentação para detalhar os critérios e regras aplicadas na ferramenta para extração de informações do SGE – Sistema de Gestão Escolar para importação no sistema SOLUÇÃO INTEGRADORA.

Versão 31


CONSIDERAÇÕES:

Extração dos Dados:


Sempre que o filtro é deixado em branco, com exceção do mês e ano que são obrigatórios, o extrator irá entender que todas as informações deverão ser inseridas no arquivo.
Ex: Se a Modalidade for preenchida como '11' (Aprendizagem Industrial Básica); serão inseridas no arquivo, respeitando as regras descritas neste documento, matriculas de todas as filiais, turmas, tipo de ação, porém, apenas aquelas associadas a cursos de Aprendizagem Básica.

  • As informações serão extraídas conforme o mês e filtros selecionados pelo DR no momento da geração do arquivo:
    • Os dados correspondentes a situação da matrícula do aluno e carga horária serão exportados de acordo com o mês selecionado.
    • As informações básicas do aluno: Nome, endereço, documentos... serão exportadas de acordo com o dado atual informado na base.
  • Seleção de alunos que serão extraídos do SGE:
    • Os dados serão filtrados conforme a data de início e fim da turma, ou seja, o extrator localiza no SGE as turmas que estão ativas no mês de referência e a partir desta identificação busca as demais informações: Dados do curso, alunos matriculados e carga horária associada.
    • Após filtrar alunos / matrículas a partir das datas inicial e final da turma é feita uma verificação de todas as matrículas reportadas no mês anterior como 'em andamento' e as mesmas são incluídas no arquivo para que sejam enviadas para a Solução Integradora.
    • As matrículas que foram reportadas no mês anterior ao de referência como 'em andamento' e por algum motivo vieram a ser 'canceladas', serão reportadas a Solução Integradora como operação do tipo 'exclusão'.
    • Para a identificação destas matrículas em andamento foi criada uma tabela que armazena os dados gerados pelo extrator. Após gerar o arquivo para um determinado mês de referência a tabela é alimentada com as matrículas correspondentes ao mês informado no momento da geração.

Para que esta tabela seja alimentada, no primeiro mês após a entrada em produção no SGE foi criado um campo na Matrícula do Aluno no Curso/Habilitação com a descrição: Encerrar Matricula na Solução Integradora (ENCALUNO). O objetivo do campo é permitir que o regional alimente a tabela com as matriculas que ainda estão em andamento na Solução Integradora, mas, as turmas associadas foram finalizadas no sistema legado.
Quando o campo é preenchido como 'sim' a matricula é exibida no arquivo para exportação com o status em que se encontra no momento da geração, mesmo a turma não estando mais vigente.
Após o primeiro envio de produção as matriculas sinalizadas com o 'sim' já estarão na tabela 'que armazena as matriculas' e estas permaneceram sendo enviadas para a Solução Integradora até que sejam finalizadas no SGE.
O Campo deve ficar marcado como 'SIM' na matricula do aluno apenas no primeiro mês de utilização do SGE para envio de produção. Após este primeiro mês o SIM deve ser retirado das matriculas e o campo desabilitado.

Existe uma restrição para não trazer produção dos alunos que possuem a modalidade 150 – Certificação de Pessoas, alunos com situação de matrícula igual a Pré-Matriculado e aluno com situação de matrícula igual a Cancelado.


Os alunos com situação de matrículas Cancelada serão enviados apenas nos casos onde a matrícula foi reportada no mês anterior ao de referência como 'em andamento'.


Matrículas que não atendam as regras do item 2.3 Movimentações do Aluno, são retiradas do arquivo de extração para evitar a crítica 27 - Campo: Situação da Matrícula - Campo obrigatório não preenchido ao subir a produção para Solução Integradora. O regional deve consultar o Cubo da Solução Integradora e filtrar o campo Situação de Matrícula igual a vazio para identificação dessas matrículas.

Foi criado a tabela ZVERSAOSI que irá registrar a versão e data de atualização do Extrator da Solução Integradora.

Campos e Tabelas criados Para Atender a Solução:


Os campos complementares cuja origem dos dados não é proveniente de uma tabela referencial disponibilizada pelo Departamento Nacional estarão no SGE em branco para que o usuário no regional preencha a informação solicitada

Tabela CampoDescrição
SCURSOCOMPL

CBO_SI

Tabela dinâmica

Campo para preenchimento da ocupação segundo a Classificação Brasileira de Ocupações. A tabela é disponibilizada pelo Departamento Nacional e segue os padrões definidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

ZPARAMNSTABREFCURSO

CODCURSOCATALAGO

Cód. Curso Catálogo é um campo customizado no anexo do cadastro de curso. Nele estará vinculado uma tabela com os cursos do Catálogo Nacional, disponibilizada pelo Departamento Nacional. As regras para preenchimento deste campo estão descritas na customização “Tabela Referencial de Cursos – Solução Integradora”.




SGRADECOMPL

CODCURSOSCOPEste campo foi criado para identificar os cursos que já haviam sido reportados pelo DR antes do primeiro reporte de produção utilizando o SGE para o SCOP / Solução Integradora. Para estes cursos anteriormente enviados. O Código do Curso enviado ao DN pelo Legado deve ser preenchido com o mesmo código reportado anteriormente através do sistema legado para o SCOP e/ou Solução Integradora.
CURSOMEC

Tabela dinâmica

Campo utilizado para cursos técnicos, bem como para aprendizagem técnica. O campo possui uma tabela para seleção de cursos técnicos constantes da tabela disponibilizada pelo Departamento Nacional dos cursos cadastrados na base do MEC/SISTEC.

CHESCOLAR

Este campo foi criado para que o DR informe a carga horária PRESENCIAL prevista em Plano de Curso. Para cursos de Aprendizagem incluir as horas da Fase Escolar + a Carga Horaria mínima de Pratica Profissional.

CHESTAGIO

Neste campo deverá ser informada somente a carga horária do ESTÁGIO, prevista em Plano de Curso.
CHEADEste campo foi criado para que o DR informe a carga horária A DISTÂNCIA prevista em Plano de Curso.
STURMACOMPL

DRPARCEIRO

Este campo “DR Parceiro” na turma foi criado para que o DR informe o DR Parceiro do atendimento, de acordo com a tabela referencial disponibilizada pelo Departamento Nacional.

Quando o curso for "modular" será preciso preencher o campo somente na primeira turma da matricula no período letivo do aluno para que a informação seja apresentada no arquivo gerado pelo extrator. 



SALUNOCOMPL

CODALUNOSCOPEste campo foi criado para identificar os alunos que já haviam sido reportados pelo DR antes do primeiro reporte de produção utilizando o SGE para o SCOP / Solução Integradora. Para estes alunos anteriormente enviados, o código do Aluno no legado deve ser preenchido com o mesmo código reportado anteriormente através do sistema legado para o SCOP e/ou Solução Integradora. Para os alunos reportados pela primeira vez via SGE o campo deve estar vazio.
MOTIVOCPF

Tabela Dinâmica

Este campo foi criado para que o DR possa justificar a falta de CPF do aluno. Tabela referencial disponibilizada pelo Departamento Nacional.

SITUACAOOCUP

Tabela Dinâmica

Este campo identifica a situação ocupacional do aluno. Tabela referencial disponibilizada pelo Departamento Nacional.

TIPOESCOLA

Tabela Dinâmica

Este campo é utilizado para identificar o tipo de escola de origem. Tabela referencial disponibilizada pelo Departamento Nacional.

SALUNOCOMPL.DDI

Este campo é utilizado para informar o código DDI (Discagem Direta Internacional) do telefone do aluno.

SALUNOCOMPL.DDICELULAR

Este campo é utilizado para informar o código DDI (Discagem Direta Internacional) do telefone celular do aluno.

SALUNOCOMPL.TIPOPF

Tabela Dinâmica

Este campo é utilizado para identificar a nacionalidade do aluno. Tabela referencial disponibilizada pelo Departamento Nacional.




SHABILITACAOALUNOCOMPL

CODMATRICULASCOPEste campo foi criado para identificar as matriculas que já haviam sido reportados pelo DR antes do primeiro reporte de produção utilizando o SGE para o SCOP / Solução Integradora. Para estas matriculas anteriormente enviados, o código da Matricula no legado deve ser preenchido com o mesmo código reportado anteriormente através do sistema legado para o SCOP e/ou Solução Integradora. Para as matriculas iniciadas no SGE o campo não deverá ser preenchido.

TIPODOCA

Este campo foi criado para identificar o Tipo de documento da empresa que é responsável pelo contrato da Aprendizagem do aluno.

Para as Matrizes da Aprendizagem 4.0 não deverá preencher este campo.

EMPRESACOMP

Este campo foi criado para identificar o número do documento referente ao CNPJ ou CEI ou Inscrição Estadual da empresa que é responsável pelo contrato da Aprendizagem do aluno.

Para as Matrizes da Aprendizagem 4.0 não deverá preencher este campo.

DATAINICIALA

Este campo é usado para identificar a data inicial do Contrato de Aprendizagem.

Para as Matrizes da Aprendizagem 4.0 não deverá preencher este campo.

DATAFINALA

Este campo é utilizado para identificar a data final do Contrato de Aprendizagem.

Para as Matrizes da Aprendizagem 4.0 não deverá preencher este campo.

CHCONTRATADAA

Este campo é utilizado para identificar a Carga Horaria Contratada do contrato da Prática Profissional.

Para as Matrizes da Aprendizagem 4.0 não deverá preencher este campo.

DATAPREVISTASAIDANeste campo deve ser informada a data de previsão de saída da conclusão do curso pelo aluno.

CNPJEMPATENDIDA

Neste campo deve ser informado o CNPJ da empresa atendida. O campo só permite informar números, sem espaço, ponto, barra ou traço.


SMATRICPLCOMPL

ARTICULACAO

Tabela Dinâmica

Neste campo deve ser indicado se é um curso articulado entre SESI e SENAI ou entre SENAI e outras instituições.

TIPOGRAT

Tabela Dinâmica

Este campo é utilizado para informar a "Condição do aluno" em relação a Gratuidade Regimental. Tabela referencial disponibilizada pelo Departamento Nacional.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

REGRAS PARA EXTRAÇÃO DOS DADOS

Baseado nas regras de importação e análise dos dados da Solução Integradora foram definidas regras para extração dos dados dentro do SGE
Abaixo segue as regras que impactam na extração dos dados pelo SGE para a Solução Integradora.

TIPO DE REGISTRO - CURSO

Código do curso

Cursos iniciados no SGE: Código gerado pelo extrator: IDFT do Curso + IDFT da Matriz Curricular
Cursos migrados do Sistema Legado para o SGE: Para os cursos já enviados pelo DR para o SCOP e/ou Solução Integradora via sistema legado, o campo complementar Código do Curso no SCOP deve ser preenchido com o mesmo código reportado anteriormente para o SCOP e/ou Solução Integradora.

Dados gerais do Curso

Título, modalidade, ocupação, área, eixo tecnológico MEC: Serão extraídos do cadastro de Curso.
Linha de ação: O extrator irá enviar um valor fixo igual a '11';
Nível MEC: O extrator irá enviar um valor fixo 'Vazio'

Dados gerais da Matriz Curricular

Os campos: Curso MEC, início de oferta e carga horária: fases escolar e estágio, serão extraídos da Matriz Curricular.

Certificações intermediarias

15 - Aprendizagem Industrial Técnica
31 - Habilitação Técnica

TIPO DE RESGISTRO - MATRÍCULA

Geração / contabilização de matriculas

Código da matricula

Matrículas iniciadas no SGE: Código gerado pelo extrator: RA + IDFT da Primeira Turma
Matrículas migradas do Sistema Legado para o SGE: Para as matriculas já enviados pelo DR para o SCOP e/ou Solução Integradora via sistema legado, o campo complementar Código da matricula no SCOP deve ser preenchido com o mesmo código reportado anteriormente para o SCOP e/ou Solução Integradora. Os alunos com as situações de matricula trancado e pendente de estágio, ao retornarem, serão reportados a Solução Integradora com o mesmo código de matricula já enviado.

Matrículas geradas

Retorno Cursos Modulares

  1. Alunos com situação de matrícula: “Aguardando Estágio”, “Pendente Estágio”, “Cancelado”, “Transferência de Curso”, “Transferência de Escola”, “Transferência Externa”,  “Desistente”, “Evadido” e “Trancado” no período letivo e que retornam com situação de "Matriculado" em outro período letivo, sendo que a data de matrícula do retorno seja maior que a data de matrícula do período letivo onde ocorreu a saída.
  2. Alunos com situação de resultado: “Reprovado” no período letivo e situação de matrícula “Reprovado” no curso/habilitação, que retornam com situação de "Matriculado" em outro período letivo e situação de "Matriculado" no curso/habilitação, sendo que a data de matrícula do retorno seja maior que a data de matrícula do período letivo onde ocorreu a saída.

Informações gerais da matrícula

Dados Básicos do Aluno - Código do Aluno

Alunos migrados para o SGE de um Sistema Legado: Para estes alunos o campo complementar 'Código do Aluno no legado' deve estar preenchido com o código do aluno no sistema legado. O extrator irá buscar o dado do campo e enviar como 'Código do Aluno'
Alunos cadastrados inicialmente no SGE: Para os alunos onde o campo 'Código do Aluno no legado' estiver em branco, o extrator irá enviar o código como: SGE+UF+RA, ex: SGEPE00000125

Dados pessoais

Alunos cadastrados inicialmente no SGE: Para os alunos onde o campo 'Código do Aluno no legado' estiver em branco, o extrator irá enviar o código como: SGE+UF+RA, ex: SGEPE00000125
Os dados pessoais do aluno tais como: Nome, CPF, endereço, se possui ou não deficiência, dentre outros, são extraídos da tela de cadastro do aluno no SGE.

Responsável financeiro

A informação será extraída do responsável financeiro do contrato vinculado a matricula do aluno. Se não tiver preenchido será enviado vazio.

Nome da mãe

O extrator, para envio do registro verificará primeiro se o campo complementar do aluno Nome Mãe está preenchido com a informação:
Se sim, envia o dado informado no campo
Se não, verifica se existe um registro de mãe 'pessoa' associado ao aluno
Sempre que houver no nome da mãe a palavra 'Desconhecida' ou 'Mãe Desconhecida' será enviado para a Solução Integradora o registro como "Desconhecida"; seja no campo complementar ou no nome da pessoa.

Dados da Matricula do Aluno

Curso: A informação referente ao Curso em que o aluno está matriculado é extraída da matricula no Curso/Habilitação


Modalidade: A modalidade é identificada a partir do curso que está vinculado na matricula no Curso/Habilitação do aluno.
Se o curso estiver vinculado a modalidade 57 ou 67 será gerado como modalidade 58.


Unidade de Atendimento: Através do registro de habilitação filial (Filial + Matriz Aplicada) que está vinculado a matrícula do aluno é identificada a UO. Para a identificação da Unidade Operacional pela Solução Integradora é necessário que o campo 'Campo Livre 1' esteja preenchido dentro do cadastro da Filial no SGE, anexo 'Dados Fiscais'. Este código informado deve ser o mesmo cadastrado na base de ativos pelo regional. 'Filial | Dados Fiscais | Dados Adicionais | Campo Livre 1'

Tipo de Ação

O Tipo de ação será identificado a partir do campo localizado no cadastro do curso: Presencial / Distância. Se um mesmo curso for ofertado presencial e a distância pelo DR terão que ser criados dois cadastros de cursos distintos dentro do SGE sendo um Tipo Presencial e outro A Distância.

Condição do Aluno em Relação ao Contrato de Aprendizagem


Para identificar a condição do aluno o extrator faz as seguintes verificações:
Alunos pertencem a uma das modalidades 11 - Aprendizagem Industrial Básica ou 15 Aprendizagem Industrial Técnica, o extrator envia 1 - ‘Com Contrato’ quando atender as seguintes condições.

Matrizes de Aprendizagem atuais:

Matrizes de Aprendizagem 4.0 criadas a partir de 01/10/2020

Para os alunos que não estão matriculados no período letivo FE, não possuem no campo complementar do curso/habilitação o 'CNPJ da Empresa'  e também não estão inscritos em uma Atividade Ofertada do tipo “Fase Empresa da Aprendizagem” mas pertencem a uma das modalidades: 11 - Aprendizagem Industrial Básica ou 15 Aprendizagem Industrial Técnica, o extrator envia a condição com valor Fixo 2 - 'Sem Contrato'
3º - Se não atender a nenhuma das condições acima envia Fixo 9 – 'Não se Aplica'

Tipo de Gratuidade / Fonte de Financiamento

O extrator busca está informação do campo complementar 'Condição do Aluno'. Inicialmente a primeira verificação é feita no campo 'Condição do Aluno' presente na Matricula no Período Letivo, caso este campo esteja vazio o extrator verifica a informação preenchida no campo 'Condição do Aluno' na tela de cadastro da matricula no Curso/Habilitação.
Se valor igual a Zero (Não Gratuita), o extrator vai enviar o valor igual a 9 (Não Gratuita segundo tabela referencial da Solução Integradora).
Se valor diferente de zero o extrator busca o primeiro digito do código identificado no valor selecionado:

Tipo de Financiamento
CódigoDescriçãoCódigo no SGE

1

Gratuidade Regimental

1

101

Programa Emprega Mais (Desempregado)

101

102

Programa Emprega Mais (Empregado)

102

103

Programa Brasil Mais Produtivo

103

2

Gratuidade Não Regimental

2

3

Convênio

3

4

PRONATEC

4

9

Pago por Pessoa Física ou Empresa

0

901

Pago pelo SESI

001

902

Pago pela Rede Pública de Educação

002

903

Pago pela Rede Privada de Educação

003

904

Programa Ministério da Cidadania (SESI)

004

MOVIMENTAÇÃO DO ALUNO 

Situação de matrícula do aluno

O extrator faz a verificação da situação de matrícula do aluno no SGE, para que esta seja enviada a Solução Integradora seguindo a ordem e os critérios abaixo:


Verifica se a Data Final da Turma é menor ou igual a mês de referência e se não existe log de movimentação para o aluno no curso/habilitação ou período letivo maior ou igual ao mês de referência.

Verifica se a situação de matrícula no curso/habilitação do aluno (SHABILITACAOALUNO) encontra-se como Concluinte, Reprovado, Reconduzido - Legislação PcD ou Aluno com Pendência.

Verifica se a situação de matrícula na última matrícula do período letivo do aluno (SMATRICPL) encontra-se como Matriculado, Cancelado, Evadido, Transferência de Curso, Transferência de Escola, Trancado, Pendente Estágio, Desistente, Falecido, Reprovado, Reconduzido - Legislação PcD ou Transferência Externa.

Verifica se a situação de matrícula no curso/habilitação do aluno (SHABILITACAOALUNO) encontra-se como Concluinte, Reprovado, Reconduzido - Legislação PcD ou Aluno com Pendência.

Verifica se a situação de resultado final na matrícula do período letivo do aluno (SMATRICPL) encontra-se como Aprovado, Reprovado, Reprovado por Frequência ou Reconduzido - Legislação PcD.

Verifica se a situação de matrícula do período letivo do aluno (SMATRICPL) encontra-se como Matriculado, Cancelado, Evadido, Transferência de Curso, Transferência de Escola, Trancado, Pendente Estágio, Desistente, Falecido, Reprovado, Reconduzido - Legislação PcD ou Transferência Externa.


Se a Data Final da Turma é maior do que o mês de referência ou existe log de movimentação para o aluno no curso/habilitação ou período letivo maior ou igual ao mês de referência.

Verifica se a situação de matrícula no log de movimentações do curso/habilitação do aluno (SLOGHABILITACAOALUNO) encontra-se como Concluinte, Reprovado, Reconduzido - Legislação PcD ou Aluno com Pendência.

Verifica se a situação de matrícula no log de movimentações do período letivo do aluno (SLOGPLETIVO) encontra-se como Matriculado, Cancelado, Evadido, Transferência de Curso, Transferência de Escola, Trancado, Pendente Estágio, Desistente, Falecido, Reprovado, Reconduzido - Legislação PcD ou Transferência Externa.

Verifica se a situação de matrícula no log de movimentações do curso/habilitação do aluno (SLOGHABILITACAOALUNO) encontra-se como Concluinte, Reprovado, Reconduzido - Legislação PcD ou Aluno com Pendência.

Novo! Verifica se a situação de resultado final no log de movimentações da matrícula do período letivo do aluno (SLOGPLETIVO) encontra-se como Aprovado, Reprovado, Reprovado por Frequência ou Reconduzido - Legislação PcD e a situação de matrícula no curso/habilitação é diferente de Matriculado.

Verifica se a situação de matrícula no log de movimentações do período letivo do aluno (SLOGPLETIVO) encontra-se como Matriculado, Cancelado, Evadido, Transferência de Curso, Transferência de Escola, Trancado, Pendente Estágio, Desistente, Falecido, Reprovado, Reconduzido - Legislação PcD ou Transferência Externa.


Alunos que retornam para fazer o mesmo Curso/Matriz curricular

Verifica se a situação de matrícula no log de movimentações da matricula na disciplina encontra-se como Matriculado, Cancelado, Aprovado, Reprovado, Reprovado por Frequência, Reconduzido - Legislação PcD, Evadido, Transferência de Curso, Transferência de Escola, Trancado, Pendente Estágio, Desistente, Falecido ou Transferência Externa.

Para enviar a situação o extrator identifica todas as disciplinas em que o aluno está matriculado e utiliza a regra de prioridade abaixo.

Matriculado

Evadido, Transferência de Curso, Transferência de Escola, Trancado, Pendente Estágio, Desistente, Falecido ou Transferência Externa.

Reprovado e Reprovado por Frequência

Aprovado e Reconduzido - Legislação PcD

Cancelado


Novo! Para alunos com contrato de aprendizagem e situação de matrícula Concluinte ou Reprovado.

Regra para aplicação dos status de matrícula do aluno no SGE


Matricula Em Andamento
Matriculado: Este status deve ser aplicado para alunos cuja matrícula está em andamento no SGE.


Interrupção da Matricula
Cancelado: A Matricula do aluno deve ser colocada como cancelada se a formalização da saída for feita antes de o aluno ter frequentado a primeira aula. Após o primeiro dia de aula registrado no SGE para o aluno, em caso de o aluno formalizar a interrupção do curso este, deve ser colocado como desistente.
Aplicação no SGE: A situação deverá ser aplicada manualmente na matricula do aluno. 
Desistente: O Aluno deve ser colocado no SGE como desistente quando a saída dele durante o andamento do curso for formalizada.
Aplicação no SGE: A situação deverá ser aplicada manualmente na matricula do aluno. 
Evadido: A situação de evadido deve ser aplicada quando os responsáveis (Professores, Coordenadores...) identificarem que o aluno não está frequentando o curso, tentaram entrar em contato e não obtiveram sucesso. A evasão é uma saída não formalizada.
Aplicação no SGE: A situação deverá ser aplicada manualmente na matricula do aluno. 
Falecido: Esta situação de matricula deve ser aplicada diante do comprovante de falecimento de um aluno.
Aplicação no SGE: A situação deverá ser aplicada manualmente na matricula do aluno. 
Trancado: A situação de trancado deve ser aplicada quando o aluno formaliza uma paralização temporária da matricula em um determinado curso/matriz.
Aplicação no SGE: A situação deverá ser aplicada manualmente na matricula do aluno. 
Pendente Estágio: A situação de Pendente de Estágio deve ser aplicada quando o aluno finaliza toda a fase escolar, porém, para conclusão do curso, precisa fazer o estágio e este ainda não foi iniciado.
Aplicação no SGE: A situação deverá ser aplicada manualmente na matrícula do aluno.


Encerramento da Matricula
Concluinte: O Status de concluinte deve ser aplicado quando o aluno é aprovado em todas as Disciplinas do curso e está apto a receber o certificado/diploma de conclusão.
Aplicação no SGE: A situação deverá ser aplicada via fórmula de apuração de resultados a não ser em casos e exceção.
Reprovado: O status de Reprovado é colocado no SGE quando o aluno finaliza o curso com alguma pendência.
Aplicação no SGE: A situação deverá ser aplicada via fórmula de apuração de resultados a não ser em casos e exceção.
Reconduzido Legislação PCD: O status de Reconduzido Legislação PCD deve ser aplicado em casos onde o aluno portador de deficiência, não consegue atingir as competências necessárias para sua aprovação em um determinado curso.
Aplicação no SGE: A situação deverá ser aplicada na matricula do aluno na disciplina que ele não conseguiu concluir, no resultado final da matrícula no período letivo e no curso/habilitação.


Transferências
Transferência de Curso: A transferência de curso deve ser aplicada quando o aluno muda de Curso ou Matriz Curricular.
Aplicação no SGE: Esta alteração deve ser feita manualmente na matrícula do aluno (criar um curso habilitação novo e matricular o aluno no período letivo); não deve ser executado nenhum processo. Na matrícula de origem o status deverá ficar como Transferência de Curso e na de destino como matriculado.
Transferência de Escola: A transferência de Escola deve ser aplicada quando o aluno muda de uma Unidade/Filial para outra:
Aplicação no SGE: A transferência deve ser executada pelo processo de Transferência Interna indicando o status do aluno na matrícula / unidade de origem como Transferência de Escola e na Matrícula / Unidade de destino como matriculado.
Transferência Externa: Esta situação de matrícula deve ser aplicada quando o aluno formaliza a saída, informando que dará continuidade ao curso em outra instituição de ensino ou no SENAI, porém, em outro Departamento Regional.
Aplicação no SGE: Esta alteração deve ser feita manualmente na matrícula do aluno, apenas alterando o status de matriculado para transferência externa. Não deve ser gerado um novo registro de matrícula para o aluno no SGE.
Transferência de Turma: A transferência de turma deve ser aplicada quando o aluno muda de turma ou de turno no SGE.
Aplicação no SGE: A Transferência de Turma deve ser realizado no SGE pelo processo de Mudança de Turma indicando na turma de origem o status Transferência de Turma e na turma de destino o status Matriculado. Na matrícula do aluno no Período Letivo/Modulo apenas a turma irá mudar, o status permanecera como matriculado.
Importante: A Transferência de turma não é entendida pela solução integradora com um status de movimentação do aluno (saída). Para a Solução Integradora permanece sendo enviada uma única matricula com status 'em andamento'.
*As situações de matrícula aplicados exclusivamente a matriculas em disciplinas não foram listadas.

Tipo de Entrada

  1. Nova: As matriculas do aluno quando enviadas para a Solução Integradora serão identificadas com Tipo de Entrada igual a 'Nova' com exceção do aluno que retorna à instituição após ter trancado o curso e aqueles que entram por meio de transferência.
  2. Por Transferência: Quando o aluno solicita transferência de escola ao ingressar no curso em uma nova Unidade Operacional, o mesmo é enviado para a Solução Integradora com Tipo de Entrada igual a Por Transferência. O tipo de ingresso do aluno no novo Curso/Habilitação deve ser igual a 'Transferência'.
  3. Por Destrancamento: O aluno solicita o trancamento do curso e retorna após um período. Ao retornar o aluno é enviado para a Solução Integradora com Tipo de Entrada igual a Por Destrancamento e a situação da matricula como 'em andamento'. No SGE o motivo de alteração da situação de matricula quando o aluno retorna deve ser igual a 'Destrancamento' e situação alterada de 'trancado' para 'matriculado'
  4. Reconduzido PCD: Quando o aluno for PCD e ingressar no curso buscando uma certificação compatível com suas competências.
  5. Marketplace DN: Preenchimento automático quando utilizar a customização MarketPlace e estiver definido nos parâmetros da customização o Tipo de Ingresso igual a ‘Marketplace DN’.

Data de início da matrícula


No SGE existem quatro cenários distintos avaliados pelo extrator para determinar de qual campo irá buscar a 'Data de Início da Matrícula:
A matricula da primeira turma com ingresso anterior a 31/12/2019 será enviado a data de início da primeira turma e matriculas posteriores a 01/01/2020 serão seguidas as regras abaixo:
Cursos com mais de um Módulo:


Cursos com Apenas um Modulo:


Matriculas de retorno para o mesmo curso:


Matriculas com origem no sistema legado: Para as matriculas trazidas do sistema legado para o SGE com Aproveitamento de Estudos das disciplinas cursadas na primeira turma a 'Data de Início da Matricula' será extraída do campo 'Data de Ingresso' do Curso/Habilitação do aluno. Para a identificação destas matriculas é obrigatório o preenchimento do campo Tipo de Ingresso localizado na matricula no curso/habilitação. O tipo informado deve ser 'Legado'
Matrículas por Transferência: Para matrículas geradas a partir de uma transferência de curso ou de escola a 'Data de Início da Matricula' será extraída do campo 'Data de Ingresso' do Curso/Habilitação do aluno. Para identificação destas matrículas é obrigatório o preenchimento do campo Tipo de Ingresso localizado na matrícula no curso/habilitação. O tipo informado deve ser 'Transferência'.

Data de término previsto


Término previsto: Este dado será extraído do campo 'Data de Previsão de Saída' localizado no cadastro da matricula de Curso/Habilitação do aluno.

Data de saída da matrícula / Atualização da Situação


Com relação ao envio da data de saída temos as seguintes tratativas:
 
Data de saída enviada em branco (vazia):


Data de Saída igual a data fim da última turma/disciplina do aluno no curso.




Data de Saída igual a data em que a operação (atualização de status) foi executada no sistema.







*As regras citadas, referentes a alunos que retornam para fazer o mesmo curso/matriz curricular fazem referência a alunos que retornam no mesmo período letivo ou em um período letivo diferente do primeiro cursado pelo aluno.


Novo! Data de Saída igual a data de término do contrato de aprendizagem.

Para alunos com contrato de aprendizagem e situação de matrícula Concluinte ou Reprovado.

TIPO DE REGISTRO - CARGA HORÁRIA

Carga horária escolar cursada:


Para turmas/disciplinas com data anterior a 01/08/2018


Para turmas/disciplinas com data igual ou posterior a 01/08/2018


Tipo Presencial:
O extrator soma as horas executadas (plano de aula) e subtrai as faltas lançadas para o aluno
Tipo Semipresencial:
Aluno/Hora, carga horária presencial: O extrator soma as horas executadas (plano de aula) e subtrai as faltas lançadas para o aluno.
Aluno/Hora, carga horária à distância: O extrator identifica a quantidade de horas a distância da disciplina, a partir do percentual informado no campo 'Percentual de aulas não presenciais' que fica na tela de Disciplinas da Matriz Curricular.
O envio do aluno/hora correspondente a carga horária EAD (% a distância) será dividido entre no 1º mês e o último mês de execução da turma/disciplina. Metade da carga horária a distância da disciplina será enviada no primeiro mês e a outra metade no último mês da turma/disciplina.
Se o mês da matricula do aluno na turma/disciplina for maior que o mês de início da turma/disciplina, enviar a "primeira metade" da Carga Horária à distância no mês da matricula do aluno na turma/disciplina.
Se a matricula do aluno for em um mês anterior ou igual ao do início da Turma/Disciplinas enviar a 'primeira metade' da carga horária no primeiro mês da turma/disciplina
Tipo A distância (100% EAD):
O extrator enviará a carga horária total da disciplina sendo metade no primeiro mês de execução da turma/disciplina e o restante no mês correspondente a conclusão da matrícula do aluno na DISCIPLINA. Esta data corresponde ao dia/mês em que a situação de matrícula no aluno na disciplina foi alterada para um status de conclusão.
Se o mês da matricula do aluno na turma/disciplina for maior que o mês de início da turma/disciplina, enviar a "primeira metade" da Carga Horária à distância no mês da matricula do aluno na turma/disciplina.
Se a matricula do aluno for em um mês anterior ou igual ao do início da Turma/Disciplinas enviar a 'primeira metade' da carga horária no primeiro mês da turma/disciplina
Importante: Se o campo 'Tipo de Turma' não estiver preenchido no cadastro da turma/disciplina o extrator irá considerar a informação preenchida no campo 'Presencial/Distância' do cadastro do curso.

Carga horária Estágio

TIPO DE REGISTRO - CONTRATO DE APRENDIZAGEM


Este registro somente será preenchido para alunos dos cursos da Modalidade Aprendizagem e que atenderem a umas das situações abaixo:

Matrizes de Aprendizagem Atuais


Nesta situação é necessário informar a Carga Horária Contratada no campo complementar do Curso/Habilitação para não gerar crítica na importação do arquivo na Solução Integradora.

Matrizes de Aprendizagem 4.0 criadas a partir de 01/10/2020

Empresa Contratante:

Para os alunos com "Contrato de Aprendizagem" a informação será extraída de 2 formas, de acordo com a Matriz Curricular:

Matrizes de Aprendizagem Atuais:

A informação será extraída do termo de compromisso de estágio ou do campo complementar “CNPJ, Inscrição Estadual ou CEI da Empresa” localizado na matricula no curso/habilitação.

A verificação no SGE seguirá os seguintes critérios:

 Ao identificar a matricula do aluno no período letivo __FE o extrator irá verificar se existe ‘termo de compromisso de estágio’ vinculado a turma/disciplina em que o aluno está matriculado. Ao identificar o ‘Termo de Compromisso de Estágio’ o extrator irá buscar o CNPJ ou Inscrição Estadual da empresa vinculada e enviar a Solução Integradora. 
 Caso o termo de compromisso de estágio não seja identificado o extrator irá verificar se o campo CNPJ, Inscrição Estadual ou CEI da empresa possui alguma informação. Se o dado for identificado no campo, o mesmo é enviado como CNPJ, Inscrição Estadual ou CEI da empresa responsável pelo contrato de aprendizagem.

  1. Caso preencham o Termo de Compromisso não podem preencher os Campos Complementares do curso/habilitação referente ao Contrato de Aprendizagem, e vice-versa.
  2. O campo UF da Inscrição Estadual somente existe na Empresa do Termo de Compromisso, mas quando for preenchido o campo complementar da empresa como Inscrição Estadual será extraído a UF da Filial que o aluno está matriculado.
  3. A informação de CEI da empresa está presente apenas nos campos complementares.
  4. Caso o aluno tenha 2(dois) contratos de empresas diferentes no mesmo mês será enviado 2 linhas do registro 4, desde que a data inicial do último contrato seja posterior a data fim do contrato anterior. Esta situação somente será possível pelo Termo de Compromisso de Estágio e as disciplinas de pratica profissional vinculadas ao Termo terão que compreender o período dos contratos. Nos campos complementares de Empresa será sempre enviado um único registro.

Matrizes de Aprendizagem 4.0 criadas a partir de 01/10/2020

A informação será extraída do CNPJ, Inscrição Estadual ou CEI da Empresa vinculada na Atividade Ofertada que o aluno estiver inscrito.

Caso o aluno tenha 2(dois) contratos de empresas diferentes no mesmo mês será enviado 2 linhas do registro 4, desde que a data inicial do último contrato seja posterior a data fim do contrato anterior. Esta situação somente será possível ocorrer quando o 1º contrato for rescindo e o aluno fizer contrato com outra empresa para as horas restantes da Fase Empresa da Aprendizagem.

Caso os 2(dois) contratos de empresas diferentes sejam de duração de meses diferentes, será enviado o contrato que estiver vigente assim que o primeiro contrato finalizar, passará a ser enviado o próximo contrato vigente.

A rescisão do contrato deve ser registrada no mês que ocorreu a rescisão para que tenha o reflexo correto na Solução Integrada.

Carga horária Fase Empresa de Aprendizagem

Para as Matrizes de Aprendizagem 4.0 criadas a partir de 01/10/2020 não será enviado Carga Horaria executada.

Para as Matrizes da Aprendizagem Atuais:

O valor da carga horária contratada corresponde a quantidade de horas informadas no campo 'Carga horaria de estágio' na tela de cadastro de disciplina do tipo Exclusiva de Estágio da turma/disciplina que está vinculada na matricula do período letivo FE OU quando o curso não possuir a disciplina de pratica profissional irá enviar a "Carga Horaria Contratada" do campo complementar do curso/habilitação do aluno desde que tenha o campo complementar CNPJ, CEI ou Inscrição Estadual da Empresa Atendida preenchido. 

Para os alunos com matrícula no período letivo FE e sem termo de compromisso, caso a carga horária da fase empresa seja dividida em várias disciplinas na matriz curricular é necessário preencher o campo "Total" com as horas reais da disciplina e o campo "Estágio" com as horas totais da fase empresa, desta forma o campo "Estágio" deve ser igual em todas as disciplinas da matriz.

Para as Matrizes de Aprendizagem 4.0 criadas a partir de 01/10/2020:

O valor da carga horária contratada será extraído da inscrição do aluno na Atividade Ofertada “Fase Empresa da Aprendizagem do campo “Carga Horaria aproveitada”.

A apuração de resultados e certificação do aluno, deve ser executada obrigatoriamente até o último dia do mês posterior ao mês de encerramento da turma.
De acordo com a crítica 2807 a data de saída do aluno (data final da turma) deve pertencer ao mês de referência da carga ou ao mês imediatamente anterior e a data de saída poderá ser enviada apenas quando a situação do aluno for diferente de 'em andamento' (Matriculado)

ORIGEM DOS DADOS

Abaixo segue o detalhamento dos campos / tabelas do SGE dos quais os dados serão extraídos.
Em caso de necessidade de alteração dos campos/tabelas de onde a informação é extraída do SGE por motivo de correção, o ajuste do extrator será feito pela TOTVS e a documentação atualizada.
Para os casos onde a necessidade de ajuste for em decorrência de alteração na regra de negócio, a demanda será considerada como alteração de escopo.

Registro Cursos


1. Nome do Campo: Tipo do Registro
Campo Fixo: 1
Numérico

2. Nome do Campo: Operação de Transação
Campo Registro: “”

3. Nome do Campo: Código do Curso
Campo Registro: SGRADECOMPL.CODCURSOSCOP. Se não tiver preenchido: SCURSO.IDFT + SGRADE.IDFT
Tamanho: 20

4. Nome do Campo: Nome do Curso
Campo Registro: Verifica SCURSO.COMPLEMENTO, se vazio, busca informação do campo SCURSO.NOME
Tamanho: 100

5. Nome do Campo: Linha de Ação
Numérico
VALOR FIXO = 11

6. Nome do Campo: Modalidade
Tabela: SCURSO.CODMODALIDADECURSO
Numérico

7. Nome do Campo: Área de Atuação
Tabela: SAREA.CODAREA
Numérico

8. Nome do Campo: Código do Eixo Tecnológico MEC
Tabela: SEIXOTECNOLOGICO.CODEIXOTECNOLOGICO
Numérico

9. Nome do Campo: Código do Curso MEC – SISTEC
Tabela: SGRADECOMPL.CURSOMEC **Tabela Dinâmica **
Numérico

10. Nome do Campo: Nível do Curso MEC
Numérico
VALOR FIXO - VAZIO

11. Nome do Campo: Ocupação (CBO)
Tabela: SCURSOCOMPL.CBO_SI **Tabela Dinâmica **
Numérico

12. Nome do Campo: Carga Horária – Presencial
Tabela: SGRADECOMPL.CHESCOLAR
Numérico

13. Nome do Campo: Carga Horária – Estágio
Tabela: SGRADECOMPL.CHESTAGIO
Numérico

14. Nome do Campo: Inicio da Oferta
Tabela: SGRADE.DTINICIO
Data

15. Nome do Campo: Término da Oferta
Fixo campo vazio: “”
Data

16. Nome do Campo: Certificações Intermediárias
Tabela: SCOMPETENCIAGRADE.CODCOMPETENCIA
(Descrito na regra: Certificações Intermediárias, pág. 6)

17. Nome do Campo: Carga Horária – À Distância
Tabela: SGRADECOMPL.CHEAD
Numérico

18. Nome do Campo: Código Curso Catálogo
Tabela: ZPARAMNSTABREFCURSO.CODCURSOCATALAGO
Numérico

Registro Matrículas


19. Nome do Campo: Tipo do Registro
Campo Fixo: 2
Numérico

20. Nome do Campo: Operação de Transação
Campo: “”


21. Nome do Campo: Código da Matrícula
Campo: SHABILITACAOALUNOCOMPL.CODMATRICULASCOP. Se não preenchido envia: SHABILITACAOALUNO.RA + STURMA.IDFT
Texto(20)

22. Nome do Campo: Código da Unidade Atendimento
Campo: DFILIAL.CAMPOLIVRE1
Numérico

23. Nome do Campo: Código do Curso
Campo: SGRADECOMPL.CODCURSOSCOP. Se não preenchido envia: SCURSO.IDFT + SGRADE.IDFT
Tamanho: Texto (20)

24. Nome do Campo: Tipo de Ação
Campo: Se SCURSO.CURPRESDIST = ‘D’ ENTÃO “2” senão “1”

25. Nome do Campo: Tipo de Ambiente
Campo: SCAMPUS.CODCAMPUS (Vinculado ao Curso/Habilitação)

26. Nome do Campo: Data de entrada da matrícula
Tabela: STURMA.DATAINICIAL (Primeira Turma), se matricula migrada do legado SHABILITACAOALUNO.DTINGRESSO
Tamanho: 08

27. Nome do Campo: Data de Saída Prevista da Matricula
Tabela: SHABILITACAOALUNOCOMPL.DATAPREVISTASAIDA
Tamanho: 08

28. Nome do Campo: Data de Término Real da Matrícula
(Descrito na regra: Data de Saída da Matrícula, pág.12)

29. Nome do Campo: Código do Município de Execução da Ação
Tabela: ZSIMUNICIPIO.SCOP_COD_MUNICIPIO
Tamanho: 06

30. Nome do Campo: Código do Aluno
Tabela: SALUNOCOMPL.CODALUNOSCOP. Se não tiver preenchido envia: SGE+GFILIAL.ESTADO+SALUNO.RA
Texto(20)

31. Nome do Campo: Situação de Matrícula
(Descrito na regra: Situação de Matrícula do aluno, pág. 11)
Tabela:

Nível de Ensino: Educação Profissional

CÓDIGO SGE

DESCRICAO SGE

CÓDIGO SI

DESCRIÇÃO SI

2

Matriculado

1

Em Andamento

4

Concluinte

2

Concluída

7

Aprovado

2

Concluída

16

Evadido

4

Evadido

11

Transferência de Curso

5

Transferida - Interna

12

Transferência de Escola

5

Transferida - Interna

14

Trancado

6

Trancada

18

Pendente Estágio

7

Pendente de Estágio

15

Desistente

8

Aluno Desistente

40

Falecido

9

Aluno Falecido

10

Reprovado

10

Aluno Reprovado

38

Transferência Externa

11

Transferida - Externa

70

Aluno com Pendência

6

Trancado

45

Reconduzido Legislação PCD

31

Reconduzido Legislação PCD

Nível de Ensino: Ensino Superior

CÓDIGO SGE

DESCRICAO SGE

CÓDIGO SI

DESCRIÇÃO SI

20

Matriculado

1

Em Andamento

22

Concluinte

2

Concluída

25

Aprovado

2

Concluída

34

Evadido

4

Evadido

29

Transferência de Curso

5

Transferida - Interna

30

Transferência de Escola

5

Transferida - Interna

32

Trancado

6

Trancada

36

Pendente Estágio

7

Pendente de Estágio

33

Desistente

8

Aluno Desistente

44

Falecido

9

Aluno Falecido

28

Reprovado

10

Aluno Reprovado

42

Transferência Externa

11

Transferida – Externa

71

Aluno com Pendência

6

Trancado

Numérico


32. Nome do Campo: Tipo de Entrada da Matrícula
Tabela: CASE WHEN SMOTIVOALTMAT.DESCRICAO LIKE '%DESTRANCAMENTO%' THEN 3
WHEN STIPOINGRESSO.DESCRICAO LIKE '%TRANSFERENCIA%' THEN 2
ELSE 1
Obs: Criar de-para conforme no layout. 1 para nova, 2 para transferência, 3 destrancamento
Numérico

33. Nome do Campo: Condição do Aluno no Ato da Matrícula
(Descrito na regra: Condição do aluno em relação ao contrato de aprendizagem, pág. 9)

34. Nome do Campo: Articulação SENAI/SESI
Tabela: SMATRICPLCOMPL.ARTICULACAO **Tabela Dinâmica**
SE 1 = S SE 2 = N Caso seja ARTICULACAO = 3 ENVIA N

35. Nome do Campo: Tipo de Gratuidade / Fonte de Financiamento
Tabela: SMATRICPLCOMPL.TIPOGRAT **Tabela Dinâmica**
(Descrito na regra: Tipo de Gratuidade / Fonte de Financiamento, pág. 9)

36. Nome do Campo: Tipo de Escola de Origem do Aluno
Tabela: SALUNOCOMPL.TIPOESCOLA **Tabela Dinâmica **

37. Nome do Campo: Tipo de vínculo com o Pronatec
Tabela: SMATRICPLCOMPL.TIPOGRAT
Regra: Buscar os dois últimos caracteres da Condição do aluno em relação ao tipo de gratuidade / fonte de financiamento
Numérico

38. Nome do Campo: Certificações Intermediárias
Tabela: SCOMPETENCIA.CODCOMPETENCIA
Numérico
(Descrito na regra: Certificações Intermediárias, pág. 6)

39. Nome do Campo: Grupos Vulneráveis (Motivo de Falta de CPF)
Tabela: SALUNOCOMPL.MOTIVOCPF ** Tabela Dinâmica **
Tamanho: 02

40. Nome do Campo: CPF
Tabela: PPESSOA.CPF

41. Nome do Campo: Nome do aluno
Tabela: PPESSOA.NOME
Texto (80)

42. Nome do Campo: Data de Nascimento
Tabela: PPESSOA.DTNASCIMENTO
Data

43. Nome do Campo: Nome da Mãe
Tabela: Busca do campo SALUNOCOMPL.NOMEMAE, se estiver vazio busca do campo PPESSOA.NOME (SPESSOA.CODPESSOAMAE)
Texto (80)

44. Nome do Campo: Nome do Responsável
Tabela: PPESSOA.NOME (Responsável Acadêmico)
VALOR FIXO - VAZIO

45. Nome do Campo: Nome do Pai
Tabela: **
VALOR FIXO - VAZIO

46. Nome do Campo: Identidade Número
Tabela: **
VALOR FIXO - VAZIO

47. Nome do Campo: Identidade Órgão Emissor
Tabela: **
VALOR FIXO - VAZIO

48. Nome do Campo: Identidade Data de emissão
Tabela: **
VALOR FIXO - VAZIO

49. Nome do Campo: PIS/PASEP
Tabela: **
VALOR FIXO - VAZIO

50. Nome do Campo: Sexo
Tabela: PPESSOA.SEXO De-Para(M=1, F=2)

51. Nome do Campo: Raça
Tabela: PPESSOA.CORRACA De-Para(0=5, 2=1, 4=2, 6=4, 8=3)
Numérico
CASE
WHEN PPESSOA.CORRACA = 2 THEN '1'
WHEN PPESSOA.CORRACA = 4 THEN '2'
WHEN PPESSOA.CORRACA = 8 THEN '3'
WHEN PPESSOA.CORRACA = 6 THEN '4'
WHEN PPESSOA.CORRACA = 0 THEN '5'
WHEN PPESSOA.CORRACA = 10 THEN '6'
ELSE '6'

52. Nome do Campo: País de Nacionalidade do aluno
Tabela: ZSIPAIS.CODIGO
Texto(02)

53. Nome do Campo: Código do Município
VALOR FIXO - zero

54. Nome do Campo: Estado Civil do Aluno
Tabela: PPESSOA.ESTADOCIVIL
VALOR FIXO - ZERO

55. Nome do Campo: Nível de escolaridade
Tabela: PPESSOA.GRAUINSTRUCAO
Numérico

56. Nome do Campo: Situação Ocupacional
Tabela: SALUNOCOMPL.SITUACAOOCUP **Tabela Dinâmica **
Tamanho: 01

57. Nome do Campo: Necessidade Especial
Tabela: Buscar deficiência do cadastro do Aluno

58. Nome do Campo: Endereço do aluno
Tabela: PPESSOA.RUA
Texto(120)

59. Nome do Campo: Número do Endereço
Tabela: PPESSOA.NUMERO
Texto(20)

60. Nome do Campo: Complemento do Endereço
Tabela: PPESSOA.COMPLEMENTO
Texto(100)

61. Nome do Campo: Bairro/Distrito
Tabela: PPESSOA.BAIRRO
Texto(20)

62. Nome do Campo: Unidade da Federação
Tabela: PPESSOA.ESTADO
Texto(2)

63. Nome do Campo: CEP
Tabela: PPESSOA.CEP
Texto(8)

64. Nome do Campo: DDD do Tel
Tabela: LEFT(PPESSOA.TELEFONE1,2)
Numérico

65. Nome do Campo: Telefone do Aluno
Tabela: PPESSOA.TELEFONE1
Numérico

66. Nome do Campo: DDD do Celular
Tabela: LEFT(PPESSOA.TELEFONE2,2)
Numérico

67. Nome do Campo: Telefone Celular do Aluno
Tabela: PPESSOAL.TELEFONE2
Numérico

68. Nome do Campo: Email
Tabela: PPESSOA.EMAIL
Texto(100)

69. Nome do Campo: Tipo do responsável financeiro
Tabela: FCFO.PESSOAFISOUJUR – J = ‘PJ’, F = ‘PF’
Tamanho: 1
Regra: Verifica se existe Contrato Corporativo para enviar o tipo de responsável, caso não exista, é enviado o tipo de responsável vinculado no contrato educacional.
Caso a matrícula não atenda as regras acima, é verificado se o campo complementar SHABILITACAOALUNOCOMPL.CNPJEMPATENDIDA está preenchido e neste caso é enviado o valor fixo ‘PJ’.

70. Nome do Campo: CNPJ do responsável financeiro
Tabela: FCFO.CGCCFO ou SHABILITACAOALUNOCOMPL.CNPJEMPATENDIDA
Regra: Verifica se existe Contrato Corporativo para enviar o CNPJ do responsável, caso não exista, é enviado o CNPJ do responsável vinculado no contrato educacional.
Caso a matrícula não atenda as regras acima, é enviado o CNPJ informado no campo SHABILITACAOALUNOCOMPL.CNPJEMPATENDIDA.

71. Nome do Campo: CPF
Tabela: FCFO.CGCCFO – se físico

72. Nome do Campo: Nome da PF Responsável
Tabela: FCFO.NOME
Texto(80)
VALOR FIXO - VAZIO

73. Nome do Campo: Endereço da PF Responsável
Tabela: FCFO.RUA
Tamanho: 60
VALOR FIXO - VAZIO

74. Nome do Campo: Número do responsável
Tabela: FCFO.NUMERO
Tamanho: 20
VALOR FIXO - VAZIO

75. Nome do Campo: Complemento do responsável
Tabela: FCFO.COMPLEMENTO
Tamanho: 100
VALOR FIXO - VAZIO

76. Nome do Campo: Bairro
Tabela: FCFO.BAIRRO
Tamanho: 20
VALOR FIXO - VAZIO

77. Nome do Campo: Município
Tabela: FCFO.CIDADE
VALOR FIXO - VAZIO

78. Nome do Campo: Unidade Federação
Tabela: FCFO.CODETD
Texto(2)
VALOR FIXO - VAZIO

79. Nome do Campo: Cep
Tabela: FCFO.CEP
Texto(8)
VALOR FIXO - VAZIO

80. Nome do Campo: Telefone Residencial
Tabela: FCFO.TELEFONE
Texto(20)
VALOR FIXO - VAZIO

81. Nome do Campo: FAX
Tabela: FCFO.FAX
Texto(20)
VALOR FIXO - VAZIO

82. Nome do Campo: Email
Tabela: FCFO.EMAIL
Texto(100)
VALOR FIXO - VAZIO

83. Nome do Campo: Contato
Tabela: FCFO.CONTATO
Texto(100)
VALOR FIXO - VAZIO

84. Nome do Campo: DR Parceiro
Tabela: STURMACOMPL.DRPARCEIRO
Texto(50)

85. Nome do Campo: DDI do Telefone do Aluno
Tabela: SALUNOCOMPL.DDI
Numérico

86. Nome do Campo: DDI do Telefone Celular do Aluno
Tabela: SALUNOCOMPL.DDICELULAR
Numérico

87. Nome do Campo: Tipo Pessoa Física (Aluno)
Tabela: SALUNOCOMPL.TIPOPF **Tabela Dinâmica **
Texto(1)

88. Nome do Campo: Passaporte do Aluno
Tabela: PPESSOA.NPASSAPORTE
Texto(45)

89. Nome do Campo: Registro Nacional de Migratório
Tabela: PPESSOA.NROREGGERAL
Texto(45)
Regra: Será enviado essa informação se o campo SALUNOCOMPL.TIPOPF igual a “E - Estrangeiro”.

Registro de Cargas Horárias Mensais


90. Nome do Campo: Tipo de Registro
Fixo: “3”

91. Nome do Campo: Operação de Transação
Campo: “”

92. Nome do Campo: Código da Matrícula
Campo: SHABILITACAOALUNOCOMPL.CODMATRICULASCOP. Se não preenchido envia: SHABILITACAOALUNO.RA + STURMA.IDFT
Texto(20)

93. Nome do Campo: Referência
Tabela: Mês e Ano do Parâmetro.
Formato: 01/MM/AAAA

94. Nome do Campo: Carga Horária na Fase Escolar
Para turmas/disciplinas com data anterior a 01/08/2018
Tabela: SHORARIO.HORAFINAL – SHORARIO.HORAINICIAL
Regra: Somatória da Horafim – Horainicio do plano de aula de todas as disciplinas que o aluno está matriculado do mês informado no parâmetro, descontando as faltas.
Para turmas/disciplinas com data igual ou posterior a 01/08/2018
O extrator verifica o campo: STURMADISC.TIPO

Presencial: O extrator verifica se o campo STURMADISC.TIPO é igual a “P – Presencial” e envia as horas executadas do aluno de acordo com o plano de aula no mês e ano de referência que foi gerado o arquivo da Solução Integradora, descontando as faltas.
Caso o campo STURMADISC.TIPO não esteja preenchido será verificado o campo SCURSO.CURPRESDIST.

Quando houver uma subturma associada a matrícula do aluno, as horas serão extraídas do plano de aula da subturma e não da turma/disciplina, levando em consideração o mês e ano de referência que foi gerado o arquivo da Solução Integradora.

Semipresencial

Presencial: O extrator verifica se o campo STURMADISC.TIPO é igual a “S - Semipresencial” e envia as horas executadas do aluno de acordo com o plano de aula no mês e ano de referência que foi gerado o arquivo da Solução Integradora, descontando as faltas. Caso o campo STURMADISC.TIPO não esteja preenchido será verificado o campo SCURSO.CURPRESDIST.
Á Distância: O extrator verifica se o campo STURMADISC.TIPO é igual a “S - Semipresencial” e STURMADISC.DTINICIAL é maior ou igual a data de corte, em seguida executa o cálculo ((SDISCIPLINA.CH * SDISCGRADE.PERCAULASNAOPRES) / 2), onde o campo STURMADISC.DTINICIAL(1ª) ou STURMADISC.DTFINAL(2ª) seja o mês e ano de referência que foi gerado o arquivo da Solução Integradora. Caso o mês e ano de referência seja igual a STURMADISC.DTINICIAL e STURMADISC.DTFINAL será executado o cálculo (SDISCIPLINA.CH * SDISCGRADE.PERCAULASNAOPRES).
Se o mês da matricula do aluno na turma/disciplina for maior que o mês de início da turma/disciplina, enviar a “primeira metade” da Carga Horária à distância no mês da matricula do aluno na turma/disciplina.
Se a matricula do aluno for em um mês anterior ou igual ao do início da Turma/Disciplinas enviar a ‘primeira metade’ da carga horária no primeiro mês da turma/disciplina

A distância:

Data de início da Turma/Disciplina (50% da carga horária)
O extrator verifica se o campo STURMADISC.TIPO é igual a “D – A distância” e STURMADISC.DTINICIAL é maior ou igual a data de corte, em seguida executa o cálculo SDISCIPLINA.CH / 2, onde o campo STURMADISC.DTINICIAL seja o mês e ano de referência que foi gerado o arquivo da Solução Integradora. Caso o campo STURMADISC.TIPO não esteja preenchido será verificado o campo SCURSO.CURPRESDIST.
Se o mês da matricula do aluno na turma/disciplina for maior que o mês de início da turma/disciplina, enviar a “primeira metade” da Carga Horária à distância no mês da matricula do aluno na turma/disciplina.
Se a matricula do aluno for em um mês anterior ou igual ao do início da Turma/Disciplinas enviar a ‘primeira metade’ da carga horária no primeiro mês da turma/disciplina
Data de saída do Aluno (50% da carga horária)
O extrator verifica se o campo STURMADISC.TIPO é igual a “D – A distância” e STURMADISC.DTINICIAL é maior ou igual a data de corte, em seguida executa o cálculo SDISCIPLINA.CH / 2, onde o campo SLOGMATRICULA.DTALTERACAO seja o mês e ano de referência que foi gerado o arquivo da Solução Integradora e o último status do aluno no campo SLOGMATRICULA.CODSTATUS seja igual (Aprovado, Reprovado, Reprovado por Frequência ou Reconduzido - Legislação PcD). Caso o campo STURMADISC.TIPO não esteja preenchido será verificado o campo SCURSO.CURPRESDIST.
Tamanho: 03

95. Nome do Campo: Carga Horária no Estágio
Tabela: SHORARIO.HORAFINAL – SHORARIO.HORAINICIAL
Regra: Somatória da Horafim – Horainicio do plano de aula de todas as disciplinas que o aluno está matriculado do mês informado no parâmetro, descontando as faltas. São consideradas apenas as turmas/disciplinas de “Estágio” que por sua vês não estão vinculadas a um período letivo FE
Tamanho: 03

Quando houver uma subturma associada a matrícula do aluno, as horas serão extraídas do plano de aula da subturma e não da turma/disciplina, levando em consideração o mês e ano de referência que foi gerado o arquivo da Solução Integradora.

96. Nome do Campo: Hora Aluno na Fase Escolar Presencial
Tabela: SHORARIO.HORAFINAL – SHORARIO.HORAINICIAL
Regra: Somatória da Horafim – Horainicio do plano de aula de todas as disciplinas que o aluno está
matriculado do mês informado no parâmetro sem descontar as faltas.
Tamanho: 03

Quando houver uma subturma associada a matrícula do aluno, as horas serão extraídas do plano de aula da subturma e não da turma/disciplina, levando em consideração o mês e ano de referência que foi gerado o arquivo da Solução Integradora.

97. Nome do Campo: Hora Aluno na Fase Escolar a Distância
Tabela: SDISCGRADE.PERCAULASNAOPRES
Regra: Verificar o tipo da turma/disciplina – STURMADISC.TIPO
Semi-Presencial: O extrator verifica se o campo STURMADISC.TIPO é igual a “S – Semi-Presencial” e realiza o cálculo (SDISCIPLINA.CH * SDISCGRADE.PERCAULASNAOPRES)/2)) dividindo entre no 1º mês e o último mês de execução da turma/disciplina. Metade da carga horária a distância da disciplina será enviada no primeiro mês e a outra metade no último mês da turma/disciplina.

  • Se o mês da matricula do aluno na turma/disciplina for maior que o mês de início da turma/disciplina, enviar a “primeira metade” da Carga Horária à distância no mês da matricula do aluno na turma/disciplina.
  • Se a matricula do aluno for em um mês anterior ou igual ao do início da Turma/Disciplinas enviar a ‘primeira metade’ da carga horária no primeiro mês da turma/disciplina. Caso o mês e ano de referência seja igual a STURMADISC.DTINICIAL e STURMADISC.DTFINAL será executado o cálculo (SDISCIPLINA.CH * SDISCGRADE.PERCAULASNAOPRES).

À Distância: O extrator verifica se o campo STURMADISC.TIPO é igual a “D – A distância” e em seguida
executa o cálculo SDISCIPLINA.CH / 2, onde o campo STURMADISC.DTINICIAL seja o mês e ano de referência que foi gerado o arquivo da Solução Integradora. Sendo que a metade no primeiro mês de execução da turma/disciplina e o restante no mês correspondente a conclusão da matrícula do aluno na DISCIPLINA. Caso o campo STURMADISC.TIPO não esteja preenchido será verificado o campo SCURSO.CURPRESDIST.

  • Se o mês da matricula do aluno na turma/disciplina for maior que o mês de início da turma/disciplina, enviar a “primeira metade” da Carga Horária à distância no mês da matricula do aluno na turma/disciplina.
  • Se a matricula do aluno for em um mês anterior ou igual ao do início da Turma/Disciplinas enviar a ‘primeira metade’ da carga horária no primeiro mês da turma/disciplina.

Tamanho: 03
Posição: 8

Registro de Contrato de Aprendizagem


98. Nome do Campo: Tipo de Registro
Fixo: “4”

99. Nome do Campo: Operação de Transação
Campo: “”

100. Nome do Campo: Código da Matrícula
Campo: SHABILITACAOALUNOCOMPL.CODMATRICULASCOP. Se não preenchido envia: SHABILITACAOALUNO.RA + STURMA.IDFT
Texto(20)

101. Nome do Campo: CNPJ da Empresa Atendida
Tabela: SEMPRESA.CNPJ ou SHABILITACAOALUNOCOMPL.EMPRESACOMP (CNPJ da empresa contratante do aluno).
Tamanho: 14

102. Nome do Campo: Inscrição Estadual da Empresa Atendida
Tabela: SEMPRESA.CNPJ ou SHABILITACAOALUNOCOMPL.EMPRESACOMP (Inscrição Estadual da empresa contratante do aluno).
Tamanho: 14

103. Nome do Campo: UF da Inscrição Estadual
Tabela: SEMPRESA.ESTADO ou GFILIAL.CODMUNICIPIO (Inscrição Estadual da empresa contratante do aluno).
Tamanho: 14

104. Nome do Campo: Matricula CEI da Empresa Atendida
Tabela: SEMPRESA.CNPJ ou SHABILITACAOALUNOCOMPL.EMPRESACOMP (CEI da empresa contratante do aluno). 
Tamanho: 14

105. Nome do Campo: Referência
Tabela: Mês e Ano do Parâmetro.
Formato: 01/MM/AAAA

106. Nome do Campo: Data Inicio Vigência Contrato
Tabela: SHABILITACAOALUNOCOMPL.DATAINICIALA ou SESTAGIOCONTRATO.DTINICIOESTAGIO ou SATIVIDADEALUNO.DATAINICIO
Regra: Essa data só será apresentada caso o DOCUMENTO da empresa atendida esteja preenchido

107. Nome do Campo: Data Final Vigência Contrato
Tabela: SHABILITACAOALUNOCOMPL.DATAFINALA OU SESTAGIOCONTRATO.DTFINALESTAGIO OU SATIVIDADEALUNO.DATAFIM
Regra: Essa data só será apresentada caso o DOCUMENTO da empresa atendida esteja preenchido

108. Nome do Campo: Horas de Prática Profissional Contratada
Tabela: SUM(SDISCIPLINA.CHESTAGIO) ou SHABILITACAOALUNOCOMPL.CHCONTRATADAA ou SATIVIDADEALUNO.CARGAHORARIAATV

Para as Matrizes Atuais, se o aluno não tiver matriculado na “Disciplina de Pratica Profissional” será enviado as horas do campo complementar “Carga Horária Contratada” do curso/habilitação do aluno.

109. Nome do Campo: Horas de Prática Profissional Realizada
Tabela: SHORARIO.HORAFINAL – SHORARIO.HORAINICIAL
Regra: Somatória da Horafim – Horainicio do plano de aula da disciplina de “prática profissional” que o aluno está matriculado do mês informado no parâmetro, descontando as faltas.
Se o aluno não tiver matriculado na “Disciplina de Pratica Profissional” será enviado 0(zero) horas.

Para as Matrizes da Aprendizagem 4.0 a partir de 01/10/2020 não será gerado horas de prática realizadas.

Tamanho: 03

110. Nome do Campo: Código do Contrato de Aprendizagem no DR
Para turmas/disciplinas com data anterior a 01/08/2018
Tabela: SALUNO.RA + CNPJ ou IE ou CEI
Regra: Será enviado o SALUNO.RA concatenado com os dados do CNPJ ou IE ou CEI que podem estar no cadastro de Atividade Ofertada ou Termo de Compromisso ou Campos Complementares do Curso/Habilitação conforme as regras definidas no item “ 4 Tipo de Registro – Contrato de Aprendizagem”
Tamanho: 35

Filtros:
Coligada Senai
Turmas que a data inicio e fim estejam compreendidas no mês e ano passado pelo parâmetro.
Alunos enviados no mês anterior ao que está sendo passado no parâmetro com status: Em andamento.

Menu que chama o relatório

Gerador de saídas (Arquivo TXT)