A importação de arquivos de retorno é um processo que consiste em baixar automaticamente ou atualizar os Lançamentos Financeiros por meio de importação de arquivos disponibilizados pela rede Bancária.

Em se tratando de Cobrança Eletrônica, a baixa será realizada automaticamente desde que o arquivo de retorno possua os dados requeridos, assim como data de crédito, valor do crédito, motivo de ocorrência específica para baixas ou quitações, entre outras informações importantes.

Alguns arquivos de retorno reportam apenas atualizações para o lançamento financeiro, provenientes de transações entre empresa e Banco. Um exemplo dessa transação é o arquivo de retorno que o Banco disponibiliza à empresa informando do processamento dos títulos. Ao importar esse arquivo a única alteração a ser feita é a atualização do STATUS.CNAB do Lançamento para “Registrado” e não produzirá baixas.

Para realizar este procedimento, o usuário deve acessar o Módulo Gestão Financeira e selecionar “Movimentações Bancárias | Retorno Bancário | Retorno | Cobrança” e seguir os passos abaixo:

Neste momento, o Sistema apresenta o assistente para leitura do arquivo de retorno de baixa.

Em seguida, o usuário deve escolher o de retorno bancário:

Ao clicar em “Avançar”, o Sistema disponibilizará a tela para informar os dados para importação do arquivo.

O usuário deve preencher os campos:

O usuário deve informar alguns parâmetros para leitura do arquivo conforme a seguir:

Avançar | Executar

Após realizar a leitura do arquivo conforme instruções, todos os lançamentos contidos no arquivo bancário, será quitado no sistema automaticamente.

Ao importar o arquivo de retorno, o sistema identifica os lançamentos de mesmo IDBOLETO e produz a baixa total ou parcial de todos os Lançamentos de mesmo IDBOLETO.


Esse processo tem por objetivo desbloquear o arquivo de retorno, caso tenha ocorrido algum erro ou interrupção do processo de importação do arquivo retorno, deixando assim o seu status como processando.

Nestes casos, o campo STATUSPROCESSAMENTOARQUIVO da tabela FRETORNOBANCARIO recebe o valor 1 (processando), enquanto o campo HASHFILE fica com um valor hash preenchido.

Para que o arquivo seja desbloqueado e os campos da tabela alterados, permitindo a execução do processo de importação, basta executar o processo de desbloqueio no menu Movimentações Bancárias | Retorno Bancário | Desbloqueio de Arquivo de Retorno.