No ambiente de faturamento, rotina MATA410 (Pedido de Vendas), é possível incluir um RA - Recebimento Antecipado (Adiantamento) em casos em que o cliente antecipe determinado valor e o mesmo necessite ser informado na preparação do Pedido de Vendas.
- Vincular / Incluir um RA:
Como primeiro ponto, é necessário informar uma condição de pagamento que permita o uso de RA, o mesmo é informado no campo “Adiantamento” (E4_CTRADT) no cadastro da Condição.
Em “Outras Ações” é possível selecionar a opção “Adiantamento”.

O Sistema abrira uma tela onde é possível escolher “Incluir Adiantamento” ou “Relacionar Adiantamentos”
Pela opção “Incluir Adiantamento” o sistema abre a tela de cadastro da Rotina Contas a Receber para inclusão do título
Pela opção “Relacionar Adiantamentos” serão listados os Adiantamentos cadastrados para o cliente (unicamente para este cliente) no financeiro, permitindo a seleção do título

Ao selecionar o adiantamento a ser vinculado ao Pedido de vendas, o sistema permite selecionar o valor a ser utilizado deste RA.

2. Desvincular o RA:
Caso necessite desvincular o Adiantamento de um pedido em aberto, basta acessar, em “Outras Ações” -> “Adiantamento”, a opção “Relacionar Adiantamentos”, retire a marcação do Adiantamento que deseja desvincular e ele será desvinculado.
Caso o pedido de vendas já esteja faturado, ainda que parcialmente, será necessário realizar o estorno da Compensação pelo módulo financeiro (SIGAFIN), para isso acesse a rotina "Funções de Contas a Receber" (FINA740) e localize o título de Adiantamento baixado:

Selecionando o RA, acesse Outras Ações → Compensação → Estornar:

Pressione OK na tela "Compensação CR":

O sistema exibirá uma tela para seleção dos documentos que deseja estornar a Compensação, deixe selecionados apenas os documentos que deseja realizar o estorno, isso no caso de ter utilizado um RA para vários títulos a receber:

Após confirmar a operação, o Título de RA receberá o estorno do saldo compensado e os títulos voltarão para o Status em carteira.
IMPORTANTE:
- Condição de pagamento com RA combinada a mais parcelas (não apenas o RA no valor completo):
Caso o RA seja maior, não irá baixar das demais parcelas. Deste modo, é necessário que o a Primeira parcela contemple o valor do Recebimento Antecipado.
- A amarração do Pedido de Vendas deve ocorrer com RA gerado exclusivamente para mesmo Cliente e mesma Loja.
Não é possível relacionar RA de outra Loja. Detalhes, verifique "Procedimentos para Utilização" do boletim anexo a seguir, no qual menciona: "... É exibida a janela referente ao Contas a Receber (FINA040) para Incluir um título a receber do tipo RA, com cliente e loja iguais ao Pedido de Venda"
- O RA e os valores de impostos, rateio de frete, despesas, seguro, desconto:
A funcionalidade de RA - Recebimento antecipado não contempla valores de impostos visto que o dado de imposto só é efetivamente gerado na Preparação do Documento de Saída, e o RA é atrelado ao Pedido.
Verifique no Boletim Técnico anexo onde consta: "Este cálculo não trata valores de impostos, rateio de frete, despesas, seguro, desconto, etc."Sobre a possibilidade negada de implementação em releases futuras (DSERFAT-7472):
O título de Recebimento Antecipado gerado no pedido de vendas não deve considerar impostos, pois os mesmos ainda não existem de fato neste momento da operação.
O fato gerador de impostos, perante legislação brasileira, é o documento fiscal; e o pedido de vendas é apenas uma ordem de vendas que gera uma visão prévia de impostos na planilha financeira (porém, sem gravá-los de fato). Não devemos calcular e gravar impostos em uma ordem de venda.
Além do mais o pedido de vendas não é um documento firme, e pode ser faturado parcialmente, incrementado ou reduzido em quantidade e valores de vendas, desconsiderado após eliminação de resíduos parciais quando há solicitação de cancelamento através do solicitante/cliente antes de completar venda total do saldo, pode ter o campo quantidade alterada, mesmo após total faturamento do mesmo. Todas essas variantes implicam diretamente na alteração de valor de base de cálculo e valor de impostos que irá incidir.
Deste modo, o valor do RA deve ser exclusivamente o Valor do Pedido de Vendas. A diferença de impostos, rateio de frete, despesas, seguro, desconto, etc gerados automaticamente no Título a receber com a emissão da NF deve ser baixado manualmente no Financeiro.
- O Relacionamento de Títulos de Adiantamento com Pedidos de Venda deve ocorrer somente se tanto o Pedido quanto o Título utilizarem a Moeda Corrente (Moeda 1).
