O objetivo do processo de escrituração é criar Lançamentos Fiscais referente as movimentações registradas no módulo de Faturamento. Este processo é necessário devido as movimentações não possuírem todas as características fiscais necessárias para cumprir as obrigações legais de cada empresa o que faz todo sentido quando pensamos em todas as regras e cálculos possíveis que existem no Módulo Fiscal.
A escrituração de Movimentos para Lançamentos Fiscais não é uma tarefa das mais fáceis podendo gerar um grande consumo de recursos de hardware durante a execução deste processo. Logo, espera-se que o processo seja executado em dias e horários estratégicos de forma que não corram impactos na operação do dia a dia, porém sabemos que em determinadas situação a escrituração precisa ser realizada de forma imediata.
Para ajudar na execução, a partir da versão 12.1.28, o processo se auto organiza e se divide em várias execuções simultâneas o gera um ganho significativo na sua performance. Para saber mais como funciona o Fracionamento de Jobs, consulte o Link Documentação Fracionamento de Jobs
A escrituração é processada em memoria durante um longo período e somente quando o processo está próximo do fim os dados começam a ser salvos no banco de dados. Este comportamento é necessário para a correta criação das situações Tributárias presentes em cada Lançamento. Se durante a execução do processo de escrituração o mesmo for executado novamente de outra estação de trabalho de forma manual ou automática poderá resultar em Lançamentos Fiscais duplicados e nesta situação será necessário estornar o lote escriturado e repetir o processo com apenas uma execução.
O processo sempre será executado de forma simultânea, porem quando isso ocorrer de forma automática não gera efeitos colaterais indesejados, mas quando os usuário realizam esta execução de forma manual podem ocorrer os Lançamentos Duplicados.
Para ajudar os