Visão Geral

Tela principal da Central de Pagamentos. Essa tela permite visualizar em forma de gráfico o resumo de títulos em abertos no Contas a Pagar.

Visão Geral - Tela principal Central de Pagamento

Objetivo da tela:

Permitir a visualização em forma de gráfico do resumo de títulos em abertos no Contas a Pagar,


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Apresenta o total de títulos na janela de dias de vencimento.

É possível selecionais quais gráficos serão utilizados na página inicial.


Ação:

Descrição:

Configurações

Quando acionado, exibe a tela de configurações, onde pode-se informar o tipo de gráfico que será exibido na Visão Geral.

Configurações do Gráfico 

Quando acionado, exibe a tela de configurações do Gráfico, nesta tela pode-se configurar para exibir as informações do gráfico por:

  • Situação do Título: Vencidos ou A Vencer;
  • Faixa de Datas: Até 90 dias ou Até 365 dias;
  • Agrupar por: Fornecedor, Espécie ou Grupo de Fornecedor.

Configurações do Gráfico

Objetivo da tela:

Permitir a configuração das informações que serão exibidas no Gráfico


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Situação do Título

Quando assinalada a opção "Vencidos" serão exibidos no gráfico os títulos do contas a pagar que estão vencidos. Caso seja assinalada a opção "A Vencer" serão exibidos no gráfico apenas os títulos a vencer.


Faixa de Datas

Quando assinalada a opção "Até 90 dias" serão exibidos no gráfico os títulos do contas a pagar que possuem vencimento em até 90 dias. Caso seja assinalada a opção "Até 365 dias" o gráfico apresentará dados dos títulos que possuem vencimento em até 365 dias.

Agrupar Por

Selecionar uma das opções, determinando a forma que os dados do gráfico serão agrupados. As opções disponíveis são:

  • Fornecedor - 
  • Espécie
  • Grupo fornecedor

Opção

Selecionar uma das opções, determinando a forma a ser utilizada para considerar os borderôs ou ocorrências a serem incluídas nos arquivos gerados. As opções disponíveis são:

(pagto) Estabelecimento – Quando selecionada, é necessária a inserção de faixa de códigos de estabelecimentos. Desta forma, determina que devem ser considerados apenas os borderôs relacionados a estabelecimentos que estejam na faixa inserida.

(pagto) Portador – Quando selecionada, é necessária a inserção de faixa de códigos de Portadores. Desta forma, determina que devem ser considerados apenas os borderôs relacionados a portadores que estejam na faixa inserida.

(pagto) Data Borderô – Quando selecionada, é necessária a inserção de faixa de datas. Desta forma, determina que devem ser considerados apenas os borderôs relacionados a datas que estejam na faixa inserida.

(pagto) Moeda – Quando selecionada, é necessária a inserção de faixa de códigos de Moedas. Desta forma, determina que devem ser considerados apenas os borderôs relacionados a moedas que estejam na faixa inserida.

(pagto) Número Borderô – Quando selecionada, é necessária a inserção de faixa de números. Desta forma, determina que devem ser considerados apenas os borderôs relacionados a números que estejam na faixa inserida.

(pagto) Individual - Quando selecionada, é necessária a inserção de informações do quadro individual, determinando apenas um borderô a ser considerado para geração de arquivo de pagamento escritural.

(Ocor) Estabelecimento - Quando selecionada, é necessária a inserção de faixa de estabelecimentos. Desta forma, determina que devem ser consideradas apenas as ocorrências relacionadas a estabelecimentos que estejam na faixa inserida.

(Ocor) Portador - Quando selecionada, é necessária a inserção de faixa de códigos de Portadores. Desta forma, determina que devem ser consideradas apenas as ocorrências relacionadas a portadores que estejam na faixa inserida.

(Ocor) Borderô - Quando selecionada, é necessária a inserção de faixa de borderôs. Desta forma, determina que devem ser consideradas apenas as ocorrências relacionadas a borderôs que estejam na faixa inserida.

(Ocor) Data Transação - Quando selecionada, é necessária a inserção de faixa de datas. Desta forma, determina que devem ser consideradas apenas as ocorrências relacionadas a datas que estejam na faixa inserida.

Inicial / Final

Inserir os códigos inicial e final, determinando faixa de informações a serem consideradas. Os códigos a serem inseridos nestes campos dependem da opção selecionada.

Quando selecionada a opção “Individual”, estes campos não são apresentados nesta tela.

Estabelecimento

Inserir o código do estabelecimento relacionado ao borderô a ser considerado na execução do arquivo de pagamento escritural.

Este campo somente é habilitado quando selecionada a opção “Individual”.

Portador

Inserir o código do portador relacionado ao borderô a ser considerado na execução do arquivo de envio para pagamento escritural.

Este campo é somente habilitado quando selecionada a opção “Individual”.

Número do Borderô

Inserir o número do borderô a ser considerado na geração do arquivo de pagamento escritural.

O acionamento do botão OK confirma a seleção inserida e retorna a tela base deste programa.

Executar Lista

Objetivo da tela:

Permitir determinar parâmetros e formas de execução.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Mensagens

Assinalar uma das opções, determinando o destino de mensagens geradas nesta execução. As opões disponíveis são:

Na tela – Quando selecionada, determina que as mensagens geradas nesta execução devem ser apresentadas na tela para visualização.

Em arquivo – Quando selecionada, determina que as mensagens geradas nesta execução devem ser gravadas em um arquivo, sendo necessário inserir o diretório para este arquivo.

Visualiza Arquivo

Quando acionado, determina que mesmo selecionada a opção de gravar as mensagens em arquivo, deseja-se visualizar estas mensagens na tela.

Este campo somente é habilitado quando assinalada a opção de mensagens “Em Arquivo”.

Execução

Assinalar uma das opções, determinando se a forma de execução deste programa deve ser on-line ou batch. Ver detalhes na descrição do conceito Formas de Execução.

O acionamento do botão OK confirma as informações inseridas e inicia a execução de geração dos arquivos de envio de movimentos para pagamento escritural.

A geração do arquivo de envio de movimentos para pagamento escritural não significa que o Banco recebeu o arquivo. É necessário efetuar a transferência de cada arquivo gerado, para seu determinado banco.


Conteúdos Relacionados:

Considerações no Envio de Movimentos para Pagamento Escritural

Os pré-requisitos para a geração de arquivo de envio de movimentos para pagamento escritural são apresentados na descrição do processo Pagamento Escritural.

Além destes apresentados, é obrigatório que existam borderôs escriturais ou ocorrências bancárias a serem enviadas.