Guia do orçamento

Produto:

PIMS CS

Versões:

12.1.16

 

Para habilitar o novo orçamento é necessário modificar os seguintes parâmetros:

CSTG_O/FG_UTILIZA_PIMSSERVER = ‘S’

CSTG_O/IP_ORCAMENTO_JAVA = IP do jboss que está rodando o PIMSServer

 

Método – Captar dados das coligadas

Foi desenvolvido uma forma de processar o orçamento na instância consolidadora mas usar os planejamentos e matrizes das instâncias coligadas.

Para habilitar essa opção é necessário usar o orçamento em java, logar na instância consolidadora, e os parâmetros na consolidadora devem estar com os seguintes valores:

CSTG_O/FG_CAP_ORC_COLIGAD = ‘N’

CSTG_C/FG_CONSOLIDA = ‘S’

CSTG_O/FG_CAPTA_MTZ_PL = ‘S’ OU CSTG_O/FG_CAPTA_POP_PL = ‘S’

 

Ao abrir a tela ela deve estar assim:

 

 

 

Se processar sem marcar o check box “Captar PLATIV das instâncias coligadas”, o sistema irá trabalhar como sempre, irá processar o orçamento apenas na instância consolidadora.

Para processar no nova forma, deve-se marcar o check box, e a seguinte mensagem irá aparecer:

 

 

 

A grid de instâncias receberá novas informações:

 

 

 

A partir dessa configuração, é necessário escolher quais instâncias coligadas devem ser usadas para captar os planejamentos e matrizes.

Note que as configurações de simulador e quais planejamentos à captar, serão usados da mesma forma, a única diferença serão as instâncias usadas para buscar as informações.

 

 

No processamento da maneira explicada, o sistema irá buscar os planejamentos e matrizes do PLATIV nas instâncias escolhidas. Mas existem clientes que replicam cadastro de centro de custo e componente, então o orçamento irá preambular os cadastros no momento do processamento, já que no PLATIV não existe cadastro preambulado, mas no CUSTAG os cadastros devem estar preambulados.

Para realizar a preambulação o orçamento está usando a tabela PLC_CC_COMPO_ORG, então em caso de problemas de preambulação, verificar a tabela PLC_CC_COMPO_ORG e verificar também os campos CD_ORIGINAL e CD_EMPRESA do centro de custo (CC_CSTG) ou do componente (COMPONEN). ** O campo CD_ORIGINAL deve estar com o código puro e o campo CD_EMPRESA deve estar com a empresa que o código preambulado pertence.

Exemplo: Empresas: 01 – Coligada 1, 02 – Coligada 2, 09 – Consolidadora

Centro de custo (puro): código: 10 - preparo de solo, CD_ORIGINAL: 10, CD_EMPRESA: 09

Centro de custo (preambulado): código: 110 - preparo de solo, CD_ORIGINAL: 10, CD_EMPRESA: 01

Centro de custo (preambulado): código: 210 - preparo de solo, CD_ORIGINAL: 10, CD_EMPRESA: 02

Se o cadastro não estiver desta forma, a preambulação do orçamento não irá funcionar corretamente.

 

 

Método CSTG_O/FG_CAP_ORC_COLIGAD=S

 

Caso o cliente consolide custos mas realize o orçamento nas instâncias coligadas, foi criada uma facilidade que é processar todas as instâncias coligadas.

Se o CSTG_O/FG_CAP_ORC_COLIGAD for igual a S a tela irá trazer todas as instâncias coligadas para o usuário escolher as instâncias/empresas para processar o orçamento. Essa forma não irá processar todas as instâncias de forma conjunta, é apenas um facilitador que irá disparar instância por instância o processamento, no final de cada processamento o log será mostrado na tela.

Exemplo de tela: