CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Validar Todos
    1. Histórico de manejo mecanizadas está em processamento
    2. Regras de negócio 
  3. Exportar para Oficial
  4. Correções Básicas
  5. Integração


01. VISÃO GERAL

Interface para validação e exportação dos apontamentos gerados externamente para as tabelas oficiais.

02. Validar Todos

a. Histórico de manejo mecanizadas está em processamento

Para utilizar o PIMSServer, é necessário habilitar a flag que controla a utilização do processamento de atividades mecanizadas no PIMSServer ( seção: PIMS_COL / entrada: FG_UTILIZA_PIMSSERVER ) e configurar o IP + Porta do servidor com o PIMSServer instalado ( seção: PIMS_COL / entrada: IP_PIMSSERVER ).

Ao executar as validações será considerado se o histórico de manejo mecanizadas está em processamento durante a transferência de apontamentos, e para isto será verificado o status do processamento de atividades mecanizadas ( seção: ATRC_MEC / entrada: FG_PROCESSO ) e a data do último processamento de atividades mecanizadas em andamento ( seção: ATRC_MEC / entrada: DT_PROCESSO_ANDAMENTO ).

1) Com o status do processamento de atividades mecanizadas em andamento e a data da operação for menor ou igual a data do último processamento de atividades mecanizadas em andamento os apontamentos não serão transferidos.


2) Com o status do processamento de atividades mecanizadas em andamento e a data da operação for maior que a data do último processamento de atividades mecanizadas em andamento os apontamentos serão transferidos.


3) Com o status do processamento de atividades mecanizadas fechado, a data do último processamento de atividades mecanizadas em andamento não será considerado visto que o processo está fechado.


3.1) Devemos somente ressaltar que a data do apontamento não pode ser menor que a data do último processamento de atividades mecanizadas ( seção: ATRC_MEC / entrada: DT_PROCESSO ).


b. Regras de negócio: 

RegraDescrição
Intervalo entre horasNa função Validar todos, é verificado se o período de trabalho informado na operação está dentro do informado no período de trabalho, caso informado o horário de intervalo, o horário apontado na operação não pode estar relacionado com o mesmo, podendo ser somente apontado no período trabalhado.
Hora/Km TotalApós digitar a hora inicio e final de um boletim, será realizado o cálculo da diferença dessas horas. Essa diferença tem 4 casas decimais, já a diferença de horas do elevador da colhedora tem apenas 3 casas decimais. Exemplo: Início do boletim: 10:00 - Fim do boletim: 10:34 - Total de horas (em decimal): 0,5666.
Validação Recuperação da OS através da operação e local executado.

O apontamento temporário de Atividades Mecanizadas no PIMS_COL possui uma validação parametrizável que recupera a Ordem de Serviço através da operação e local sem a necessidade do operador informa-la na execução da operação, ou seja, o equipamento recupera o local que está trabalhando através do seu GPS e o operador informa somente a operação que ele está realizando. Após os dados do apontamento serem enviados para a tabela temporária, o sistema verifica qual OS está válida para aquela operação e local através do botão validar. Esta configuração facilita a atividade do operador em não precisar informar a OS que ele está executando.

A parâmetro de   validação é o PIMS_COL/FG_REC_OS. Recupera a OS sem informar a Safra e Instancia.

Está validação não irá ocorrer se o sistema estiver configurado para somente aceitar no apontamento de mecanizadas equipamentos pertencentes ao prestador de serviço da OS, ou seja se o equipamento informado não pertencer ao prestador da OS a OS não será recuperada.

Parâmetro que obriga a execução da OS somente equipamentos pertencentes ao prestado de serviço da OS (ATRC_OS/FG_SEV_EQPREST) Severidade de validação quanto ao equipamento pertencente ao prestador de serviço da OS.

Local de Produção / Centro de Custo / Operação
  • Se o local informado no apontamento estiver com o flag de meiosi marcado e no relacionamento Operação vs. Centro de Custo o valor de meiosi também for S, o local será válido no apontamento mesmo que o estágio e/ou as ocorrências definidas sejam diferentes destes atributos no local.
  • Ao apontar local de produção, será verificado se existe um contrato ativo, se sim, então será verificado se para o centro de custo e a operação existe algum período de beneficiamento da operação realizada. Se o contrato vencer antes deste período encontrado, o apontamento não pode ser realizado, porque será uma operação perdida já que o contrato do local irá vencer antes do tempo necessário para o total aproveitamento da operação realizada.
Valida do percentual de Tolerância Hora km x Hora Operador
  • Esta validação permite ao usuário definir um percentual de tolerância mínimo e máximo das horas km apontadas contra as horas do operador.
  • O agrupamento para a somatório dos dados apontados em km e do total da horas do operador seguirá conforme a regra demonstrada nos itens Apontamentos de Atividades Mecanizadas INTM0580 (NOVO) e 03.b do menu de Exportação para Oficial.

Parâmetros:

  • ATRC_MEC / FG_CONS_FREQ →  S ou C, para habilitar o uso da validação.
  • ATRC_MEC / PE_CONT_FREQ →  0 à 100, informa o percentual de tolerância.

Exemplo:

  1. Neste exemplo seguiremos a regra de agrupamento ou quebra de boletins da listagem 03.b do menu de Exportação para Oficial.

ATRC_MEC / FG_CONS_FREQ = "S"

ATRC_MEC / FG_CONT_FREQ = "C" → Aponta apenas uma jornada do operador.

ATRC_MEC / PE_CONT_FREQ = 10

a. Para o primeiro boletim (em vermelho), temos um total de 18 horas apontadas em Hr/Km Inical e Hr/Km Final e um total de 16 Horas do Operador, aplicando a regra de 10% de tolerância a Hora do Operador deveria estar entre 16,2 e 19,8 em relação ao total de Hr/Km.

b. Para o segundo boletim (em verde), temos um total de 8 horas apontadas em Hr/Km Inical e Hr/Km Final e um total de 8 Horas do Operador, aplicando a regra de 10% de tolerância a Hora do Operador deve estar entre 7,2 e 8,8 em relação ao total de Hr/Km.

c. aplicando clicando em validar todos é apresentado os seguintes resultados:

03. Exportar para Oficial

      Regras para a quebra de boletins:

a. Com a configuração do parâmetro PIMS_COL /  FG_GERA_APTO_BOL  igual a "S" e o parâmetro ATRC_MEC \ FG_CONT_FREQ igual a "C", é possível exportar os apontamentos de acordo com a data, funcionário, equipamento e início de jornada.

b. Com a configuração do parâmetro PIMS_COL \ FG_GERA_APTO_BOL  igual a "N" e o parâmetro ATRC_MEC \ FG_CONT_FREQ igual a "C" , é possível exportar os apontamentos agrupando os dados de acordo com a data, funcionário, equipamento e uma tratativa com os horários de início das jornadas que estão dentro desta chave composta, onde o horário de inicio da jornada do apontamento posterior deve ser igual ao horário final da jornada do apontamento anterior para ser integrado no boletim.

04. Correções Básicas

A correção de erros básicos permite realizar a alteração em lote dos dados, que após serem validados tenham erros cadastrais. Devemos ressaltar que apenas os erros de relacionamento entre centro de custo-operação, equipamento-operação e implemento-operação será considerado como básicos, enquanto o restante dos erros de relacionamento não serão tratados de forma semelhante.

Para utilizar a funcionalidade de "Correções Básicas", é necessário habilitar o processamento de atividades mecanizadas no PIMSServer através do parâmetro seção: PIMS_COL / entrada: FG_UTILIZA_PIMSSERVER e também habilitar o parâmetro seção: PIMS_COL / entrada: FG_HABILITA_CORRECOES_BASICAS.

Devemos salientar que a correção básica compreende somente os campos: "Funcionário, Equipamento, Centro de Custo, Operação, Local de Produção e Implementos" e caso seja encontrado algum erro o campo ficará com a cor amarelo de fundo.

Demonstração da Funcionalidade:

1) Neste caso podemos constatar que o funcionário "2" apresenta erros básicos relacionados ao funcionário.

2) Após clicar no botão de "Correções Básicas", podemos realizar a troca do funcionário "2" que não está cadastrado pelo código "100".

3) Após Substituir, podemos verificar que os apontamentos que tinham o funcionário "2" foram substituídos pelo código "100".

05. Integração

Se usar PIMSServer Atividades Mecanizadas, é possível realizar a integração dos dados sem esperar um tempo mínimo de agendamento. No parâmetro de integração com a Solinftec caso o endereço no parâmetro contenha http ou https é considerado o endereço informado, se não conter é adicionado http:// ao endereço.