OBJETIVO

Após conhecer os conceitos iniciais sobre Observabilidade, vamos apresentar algumas ferramentas para monitorar o ERP Protheus, da TOTVS.

InfluxDB

De acordo com com a documentação InfluxDB foi desenvolvida para: “para coletar, armazenar, processar e visualizar métricas e eventos.”

Vamos utilizar essa plataforma para armazenar os dados do Sistema Operacional e Aplicação e posterior consulta através do Grafana.

Passo a passo para instalação aqui

Dica: Primeiros passos com Flux aqui

Telegraf

O Telegraf é

“um agente de servidor orientado por plug-in para coletar e relatar métricas e é a primeira parte da pilha TICK . O Telegraf possui plug-ins para obter uma variedade de métricas diretamente do sistema em que está sendo executado, extrair métricas de APIs de terceiros”

Utilizamos o Telegraf para coletar os dados no Sistema Operacional e Aplicação, para armazenar na base do InfluxDB.

Passo a passo para instalação aqui

Primeiros passos com telegraf aqui

telegraf.conf 

Grafana

O Grafana permite que você consulte, visualize, alerte sobre as mais variadas métricas, com armazenamento possível em várias bases de dados diferentes. Existem outras ferramentas do mercado que realizam o mesmo papel, mas vamos iniciar por esse meio que é um dos mais conhecidos e possui uma grande base Open Source trabalhando em evolução.

Precisamos entender que o Grafana não é uma base de dados, ou seja, ele consome  e apresenta esses dados conforme configurado. 

Tendo em mente que ele não é uma base de dados, teremos então que utilizar uma para armazenar nossas informações do ERP e Sistema Operacional.

Para base de dados nós utilizamos em nossos exemplos o InfluxDB, e para coleta dos dados no sistema operacional utilizamos o Telegraf, ambos apresentados acima.

Resumidamente utilizamos o Telegraf para coletar os dados no Sistema Operacional e Aplicação, assim armazenamos na base do InfluxDB, logo após com o Grafana visualizamos esses dados armazenados no InfluxDB.

Passo a passo para instalação aqui