CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Principais campos e parâmetros
  4. Tabelas utilizadas
  5. Links Relacionados


01. VISÃO GERAL

Explicar o comportamento dos lançamentos contábeis no release 12.1.33 e os motivos que geram o help DOCINVALID ao alterar o número de documento.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

A partir do release 12.1.33 foi realizada a remoção do semáforo contábil visando melhoria de performance.

A tabela de semáforo contábil não será mais criada no diretório system.

Outra mudança é na geração do número do documento contábil (CTF). Este número passou a ser gerado por JOB em uma thread separada que cria uma quantidade determinada pelo parâmetro MV_CTFQTD.

Foi criado na tabela CTF o campo CTF_USADO para indicar se o documento já está em uso por outra conexão. O campo CTF_USADO obedece a seguinte regra:


CTF_USADO = 'X' → Significa que a chave (DATA, LOTE, SUBLOTE , DOCUMENTO) está disponível para uso permitindo assim sua utilização no cadastro de um lançamento contábil.

CTF_USADO = 'R' → Significa que a chave (DATA, LOTE, SUBLOTE , DOCUMENTO) está disponível para ser reutilizada, o sistema não irá gatilhar o número dessa chave de forma automática, porém caso o usuário force sua utilização, o sistema irá liberar e o cadastro do lançamento contábil irá ser efetuado normalmente.

CTF_USADO = 'S' → Significa que a chave (DATA, LOTE, SUBLOTE , DOCUMENTO) está utilizada e não permitirá o uso, o sistema não irá gatilhar o número dessa chave de forma automática e caso o usuário force sua utilização, aparecerá o help (DOCINVALID) não permitindo sua utilização.


Ao finalizar a gravação de um lançamento contábil, o conteúdo do campo CTF_USADO irá ser atualizado para 'S' impedindo que seja utilizado para gravação de novos lançamentos com essa chave.

Ao excluir um lançamento contábil, o conteúdo do campo CTF_USADO irá ser atualizado para 'R' permitindo que o usuário possa reutilizar a chave.


O sistema faz a inserção de documentos na tabela CTF de forma automática de acordo com a quantidade especificada no parâmetro MV_CTFQTD.

Caso o usuário digite um número de documento que ainda não tenha sido criado na tabela CTF o sistema apresentará a seguinte mensagem:


demonstrando os documentos disponíveis e perguntando se deseja criar mais números de documentos.

OBS: a quantidade criada sempre será de acordo com a quantidade informada no parâmetro MV_CTFQTD e iniciará sequencialmente a partir do último documento criado de acordo com a chave  (DATA, LOTE, SUBLOTE , DOCUMENTO). Caso seja necessário a criação de mais documentos será necessário alterar o conteúdo do parâmetro MV_CTFQTD.

03. PRINCIPAIS CAMPOS E PARÂMETROS

Principais Campos e Parâmetros


CampoDescrição
1CTF_USADOindica se o documento já está em uso por outra conexão. Conteúdo ( X  → disponível para uso R→ disponível para ser reutilizado S→ documento já utilizado (indisponível para uso) )
2MV_CTFQTDConteúdo default = 10  Esse parâmetro indica a quantidade de documentos ( CTF_DOC ) a serem criados pelo job. Assim, pode e deve ser aumentado de acordo com a demanda de documentos.


04. TABELAS UTILIZADAS


05. LINKS RELACIONADOS