01. Visão Geral


Este documento tem como objetivo informar sobre os principais problemas que podem ocorrer e orientar sobre como melhorar a localização e utilização do GPS nos dispositivos.

02. Principais problemas:


Como por vezes o GPS não funciona de forma perfeita, temos falhas, quer na localização quer na informação que nos é dada. Abaixo listamos algumas situações que podem ocasionar problemas com a precisão:


Lugares Abertos e Baixos

Lugares fechados ou qualquer obstrução entre o telefone e o céu pode afetar negativamente a intensidade do sinal. Uma árvore grande é um obstáculo óbvio, mas mesmo um bolso ou uma mochila podem causar problemas para os sinais de baixa intensidade. O ideal é ter a visão de uma grande parte do céu

Assim como lugares muito altos, podem causa interferência no sinal. 


Variabilidade de desempenho

Mesmo que o dispositivo esteja no mesmo local e mantenha as mesmas configurações, ele pode se comportar de maneira diferente no dia a dia. Para obter uma estimativa precisa da posição do dispositivo, ele deve receber o sinal de cerca de cinco satélites. Com a mudança de posição dos satélites e das condições climáticas e, dada a variabilidade da atmosfera externa da Terra, existem tantos aspectos da operação do GPS que você não pode controlar ou observar diretamente que é difícil tirar conclusões definitivas sobre qual é a causa específica que atrapalha seu desempenho. Portanto, para entender como fazê-lo funcionar melhor com as configurações definidas, recomendamos que você faça várias tentativas.


Vários aplicativos utilizando GPS ao mesmo tempo

Deixar muitos aplicativos que usam o GPS, como o Waze, Google Maps, Foursquare, Facebook e Instagram, faz com que a localização fique mais demorada.


03. Dicas para melhorar a localização e a utilização do GPS nos dispositivos 


Conheça dicas que pode usar para melhorar a localização e a utilização do GPS e dos aplicativos que dependem dele:


Defina modo de localização com precisão máxima

Os dispositivos utilizam outras fontes além do GPS para determinar sua localização. Buscam a informação geográfica na rede móvel e  o W-Fi, tornando os dados mais precisos.  Para isso é necessário configurar o dispositivo para o máximo de precisão, observando que irá consumir mais bateria. 


O Wi-Fi ajuda a localizar o utilizador 

Para ajudar o aplicativo a receber melhores informações de localização, você pode permitir que o smartphone procure por pontos de acesso Wi-Fi ou dispositivos Bluetooth por perto. É essencial que o Wi-Fi esteja ativo, mesmo que não se encontre ligado a qualquer rede. Apenas o detectar das redes ajuda o GPS a perceber onde está. Este é também essencial para o modo de Alta precisão.


A hora, data e fuso horário têm de estar corretos

O GPS depende muito da correta definição da data e da hora e fuso horário. E por isso é essencial que estes dados sejam verificados e, de preferência, fornecidos pela própria rede. Por isso necessário configurar o dispositivo para obter a data e hora automática.


Aplicativo que pode ajudar o GPS

Para garantir que o GPS não está com nenhum problema, existem aplicativos que podem ser baixados. Eles podem medir, gerenciar e corrigir falhas do sinal de GPS:


Iniciar o Aplicativo Parado

O ideal é abrir o aplicativo quando o usuário estiver parado. Se estiver em andamento ou dirigindo, o sinal vai demorar mais para encontrar o dispositivo.


04. Nível do GPS


No Clockin temos como verificar qual foi o Nível que o GPS retornou para cada marcação. Esta consulta é possível ser realizada no Backoffice na opção de "Marcações". É possível selecionar o campo Nível GPS  na "Engrenagem" da consulta. Este campo é possível avaliar em conjunto com o campo "Coordenadas".  A seguir está descrito o significado de cada status: