Eventualmente será necessário ir mais a fundo na investigação de algum problema. Para isso lançamos mão do kubectl, que é a ferramenta oficial do Kubernetes para realizar qualquer operação no cluster. O Kubectl foi projetada para gerenciar objetos e clusters Kubernetes. Ele fornece uma interface de linha de comando para executar operações comuns, como criar e escalar Deployments, alternar contextos e acessar um shell em um container em execução.
O acesso ao cluster via kubectl está limitado à algumas máquinas, sendo assim é necessário solicitar acesso ao time de cloud TKS e SRE. |
Para excluir um cluster da sua configuração, use delete-cluster:
Nota: Isso exclui apenas o cluster da sua configuração e não exclui o cluster Kubernetes real. Modificando UsuáriosVocê pode executar operações similares para usuários usando set-credentials:
|
kubectl config current-context Output |
Para ver uma lista de todos os contextos configurados, execute get-contexts:
kubectl config get-contexts Output |
Para definir um contexto, use set-context:
kubectl config set-context nome_do_contexto --cluster=nome_do_cluster --user=user_name --namespace=namespace |
Você pode alternar entre contextos com use-context:
kubectl config use-context nome_do_contexto |
E você pode excluir um contexto com delete-context:
kubectl config delete-context nome_do_contexto |
Usando NamespacesUm Namespace no Kubernetes é uma abstração que lhe permite subdividir seu cluster em vários clusters virtuais. Usando Namespaces, você pode dividir os recursos do cluster entre várias equipes e objetos de escopo de maneira apropriada. Por exemplo, você pode ter um Namespace prod para cargas de trabalho de produção e um Namespace dev para cargas de trabalho de desenvolvimento e teste. Para buscar e imprimir uma lista de todos os Namespaces no cluster, use get namespace:
Para definir um Namespace para o seu contexto atual, use set-context --current:
Para criar um Namespace, use create namespace:
De maneira similar, para excluir um Namespace, use delete namespace:
Atenção: A exclusão de um Namespace excluirá tudo no Namespace, incluindo a execução de Deployments, Pods e outras cargas de trabalho. Execute este comando apenas se tiver certeza de que deseja eliminar o que está sendo executado no Namespace ou se estiver excluindo um Namespace vazio.
|
Quando estiver dentro deste host, poderá executar kubectl e realizar qualquer operação no cluster.
Através da documentação https://kubernetes.io/docs/reference/kubectl/overview/ podemos observar que para listar os pods de um cliente, devemos executar o seguinte comando:
kubectl -n CODIGO_CLIENTE get pods
O resultado é similar ao obtido no Kubernetic.
{