01. DADOS GERAIS
02. SITUAÇÃO/REQUISITO
Para realizar um melhor controle dos prazos por item das notas fiscais, os clientes necessitavam de uma forma de poder vincular um item de um retorno com uma remessa.
03. SOLUÇÃO
Foi criado a tela de configuração para se fazer o vinculo entre o item de retorno com outro item de uma remessa.

Imagem 3.01 - Demonstração da tela de configuração do vinculo, onde o item 1 da nota fiscal 258334 série 56, foi vinculado ao item 1 da nota fiscal 1544 série 1. Obs.: A nota fiscal a ser utilizada deve ter a sua operação configurada para se ter controle de remessa e retorno.

Imagem 3.02 - Não será permitido relacionar uma quantidade superior a quantidade do produto.

Imagem 3.03 - Também existe uma validação que não será permitido que a mesma nota referenciada tenha sua quantidade devolvida excedida, mesmo estando relacionada a notas fiscais diferentes.

Imagem 3.04 - Através do campo Item é possível realizar o relacionamento de forma individual, podendo buscar de qual nota e item deverá ocorrer o vinculo, realizando a consulta através da tela do FISFL046 . |

Imagem 3.01 - Para se utilizar a nota fiscal na tela do FISFM169, devesse marcar o checkbox Controle por item remessa e retorno na tela de informações adicionais da operação (GERFM276 → Botão Inf. adicional...), esta opção somente será liberada quando o tipo de estoque em terceiros ou de terceiros estiver diferente de Não altera estoque terceiro. |
A tela do FISFM169 será acionada através de 4 momentos distintos:

Imagem 3.01 - Ao realiza uma venda no TRAFM060 utilizando uma operação que esteja configurada para se ter Controle por item remessa e retorno.

Imagem 3.02 - Quando feito um lançamento de transação pelo TRAFM050, onde se a operação estiver marcada Controle por item remessa e retorno e a situação atual da transação estiver Encerrada. Assim permitindo acionar o botão Cont. item rem. ret,

Imagem 3.03 - Através do botão Cont. item rem. ret... da tela de manutenção de nota fiscal de terceiro/importação (FISFM089).

Imagem 3.04 - Também é possível realizar a chamada do FISFM169 acionando o botão Cont. item rem. ret... do FISFM017 (Manutenção de Nota Fiscal). |
Foi realizada a implementação do tipo de Agrupamento sendo Nota fiscal, que após selecioná-lo e teclar F4 para listar os dados em tela do relatório, será demonstrada a lista das NFs e seus respectivos itens, também demonstrando as quantidades dos produtos nas respectivas NFs e a quantidade destes itens que foram devolvidos juntamente com o saldo destes produtos por NF (Quantidade faturado - Quantidade devolvido).
Para listar os dados no relatório será necessário após marcar o tipo de Agrupamento como Nota fiscal informar o Número de dias anteriores que o sistema deve buscar as NFs para listar no relatório tendo como base a Data de emissão.
As NFs que serão listadas, serão as NFs que foram vinculadas no frame Nota referenciada do componente FISFM169.
Caso o Saldo selecionado no filtro, estiver no parâmetro CD_SALDO_EST_TERCEIRO (Significa em terceiro) serão demonstradas todas as NFs de Saída, com situação Emitida, que na operação esteja marcado o Tipo estoque em terceiro ou Tipo estoque de terceiro nas informações adicionais. Já caso o Saldo selecionado no filtro, estiver no parâmetro CD_SALDO_EST_DE_TERC (Significa de terceiro) serão demonstradas todas as NFs de Entrada, com situação Emitida, que na operação esteja marcado também o Tipo estoque em terceiro ou Tipo estoque de terceiro nas informações adicionais. Lembrando que a empresa que será buscada para validar os parâmetros será sempre a empresa logada.

Imagem 1 - Demonstração da NF listada e seus itens conforme o filtro de dias realizado no componente PRDFC028. 
Imagem 2 - Demonstração das NFs listadas e seus itens conforme o filtro realizado no componente PRDFC028. 
Imagem 3 - Demonstração das NFs não listadas conforme o filtro realizado no componente PRDFC028. 
Imagem 4 - Demonstração das NFs listadas de diferentes empresas e seus itens conforme o filtro realizado no componente PRDFC028.

Imagem 5 - Impressão do relatório gerado, contendo as informações retornadas pelo consulta do PRDFL276.
|
No componente FISFM089 "Manutenção de Nota Fiscal de Terceiro/Importação", ao acionar o botão "Cont. item rem. ret..." e abrir o componente FISFM169, listará nota fiscal referenciada no componente FISFM060. Somente serão listadas notas da mesma pessoa e com tipo de operação(Saída/Entrada) inversa a nota em foco e que possuam os dados da nota.

Imagem 3.01 - Demonstração no nota fiscal no componente FISFM089 contendo N.F. referencial no componente FISFM060.

Imagem 3.02 - Demonstração do componente FISFM169(FISFM089 → botão "Cont. item rem. ret...") listando notas referenciadas. Obs.: é necessário salvar(F3) no componente FISFM169 para gravação das notas listadas. |
|
04. DEMAIS INFORMAÇÕES
Quanto as operações, o novo checkbox Controle por item remessa e retorno, deverá ser marcado apenas nas operações que baixam saldo Ex:
Operação de Remessa e Retorno:
Operação de Remessa - não marcar o checkbox
Operação de Retorno - marcar o checkbox
Operação de Conserto
Operação Entrada para conserto - não marca checkbox
Operação de Retorno do conserto - marca o checkbox
Operação de Remessa para conserto - não marca checkbox
Operação de Retorno do conserto - marca o checkbox
Dessa forma, no componente FISFM169, será carregada a NF que está com a operação tendo o novo checkbox marcado na operação e que terá o vinculo de outra NF relacionada, para controle do saldo dos produtos que estão em terceiros ou que são de terceiros para posterior acompanhamento pelo componente PRDFC028.
