Este documento visa fornecer um guia passo a passo para o processo de implantação do TOTVS Automação de Testes.
A solução é composta por três elementos essenciais: 1. Host (Website)O Website é a interface principal da ferramenta, permitindo que os usuários realizem diversas ações, tais como:
2. AgentO Agent é responsável pela execução dos testes solicitados pelo Website. Suas principais funções incluem:
3. Servidor de Banco de Dados (SQL)O Servidor de Banco de Dados armazena todas as informações essenciais para o funcionamento da ferramenta e do CorporeRM. Ele é responsável por:
Fluxo de Interação
Esse fluxo garante a automação e o gerenciamento eficiente dos testes dentro da ferramenta.
|
Ambiente recomendadoPara uso, segue especificações recomendadas das máquinas para hospedar o Host e o Agent da ferramenta.
Ambientes alternativosÉ possível também criar topologias alternativas considerando a capacidade de criação de VMs do cliente. Um exemplo seria utilizar apenas uma VM, conforme exemplo a seguir:
|
Para a utilização do TOTVS Automação de Testes é necessário fazer algumas liberações de rede entre os ambientes e localmente no firewall dos servidores. Entre os ambientes
Para determinar se dois endereços IP estão na mesma rede, utiliza-se a máscara de sub-rede. Esta máscara é utilizada para distinguir a parte de rede da parte de host em um endereço IP. Em resumo, se todos os números antes do último ponto resultantes do comando 'ipconfig' forem idênticos, isso indica que as máquinas estão conectadas na mesma rede. Por exemplo: 10.171.32.200 e 10.171.32.201 10.31.7.13 e 10.31.7.14 192.168.0.1 e 192.168.0.2 Caso não estejam na mesma rede ou ainda não seja possível fazer a conexão, é necessário garantir as seguintes liberações de rede:
Para testar a conexão entre duas máquinas (por exemplo, entre a máquina do Agent e o servidor de banco de dados), abra o PowerShell como Administrador e execute o seguinte comando:
FirewallLocalmente nos servidores do Agent e do Host é necessário fazer as mesmas liberações de rede para a utilização do TOTVS Automação de Testes. Para isso, dê acesso ao firewall às portas listadas na tabela acima, tanto para entrada, quanto para a saída das portas. Liberações de rede em topologias alternativasCaso utilize ambientes alternativos, é necessário adaptar as liberações de rede conforme a topologia configurada. |
Para a utilização do TOTVS Automação de Testes é necessário configurar ou utilizar usuários que tenham permissões específicas conforme descrição a seguir.
|
A partir desse passo, é necessário que esses itens estejam configurados e disponíveis.
|
É necessário após a criação do ambiente de automação a solicitação para a TOTVS para que o cadastro do Fluig Identity seja realizado. Deve ser enviado as seguintes informações:
Após o cadastro será enviado a Url de redirecionamento do Fluig Identity e o Secret JWT que serão utilizados posteriormente para a implantação. |
|
Após o usuário ser adicionado em um grupo, será possível para o mesmo criar, editar, visualizar e executar atividades no TOTVS Automação de Testes.