Geral

Para que a turma de origem que tenha turma/disciplina matriculada da itinerário formativo seja feita a mudança de turma alguns regras deverão ser obedecidas.

Mudança de turma de itinerário formativo

Para que a turma de origem que tenha turma/disciplina matriculada da itinerário formativo seja feita a mudança de turma alguns regras deverão ser obedecidas.

Mudança de turma mantendo o mesmo turno (mesma matriz aplicada*)

  1. Toda turma/disciplina de itinerário formativo, matriculada e com a situação de matrícula que conta como aluno na turma/disciplina, da turma de origem deve existir na turma de destino. Caso contrario a operação de mudança de turma, na sua totalidade, não deve ocorrer e deverá informar no log. Exemplo: a turma de origem tem duas disciplinas de itinerário IT1 e IT2, sendo que o aluno está matriculado nas duas. A turma de destino tem apenas uma disciplinas de itinerário IT1. Com isso ao mudar a turma não será possível, porque o destino tem apenas IT1. O processo todo será cancelado, nada será alterado. Entretanto, se o parâmetro permite mudança parcial de turmas/disciplinas de itinerário formativo estiver marcado, será feito a mudança de turma. No exemplo supracitado, a disciplinas IT1 da origem terá sua situação de matrícula alterada e a mesma matriculada na turma de destino.
  2. Quando a turma de destino é somente uma turma de itinerário formativo ela jamais assumirá o campo turma na matrícula do período letivo do aluno. Exemplo: o aluno está matriculado em uma turma que tem disciplinas normais e de itinerário. A turma destino tem apenas disciplinas de itinerário. Ao mudar a turma, ela será feita, porém a turma da matrícula do período letivo não será alterada.
  3. Para que uma turma normal seja alterada, basta que apenas uma turma/disciplina exista no destino, todavia para o itinerário todas ativas devem existir, exceto se o parâmetro permite mudança parcial de turmas/disciplinas de itinerário formativo estiver marcado.
  4. A mudança de turmas/disciplinas de itinerário não deve incluir disciplinas novas para o aluno, caso elas existam no destino, apenas o que é relacionado com a turma de origem. Exemplo: a turma de origem tem duas disciplinas de itinerário IT1 e IT2, sendo que o aluno está matriculado nas duas. A turma de destino tem IT1, IT2 e IT3. Com isso, ao efetuar a mudança de turma a disciplina IT3 não será matriculado para o aluno, apenas as que possuem sua correspondência na origem.
Aluno matriculado na turma que contém disciplinas normais e de itinerário formativo
Aluno matriculado em uma turma distinta com as disciplinas normais, e em outras turmas de itinerário formativo
Permite mudança parcial de turmas/disciplinas de itinerário formativo

Este parâmetro tem a finalidade de quebrar a regra de totalidade de disciplinas de itinerário na origem e destino, ou seja, com ele habilitado será possível mudar a turma de itinerário mesmo que no destino não se tenha todas as disciplinas de itinerário da origem, com isso, as disciplinas que não possuem a sua correspondência no destino, permanecerão inalteradas. Outro detalhe é que, ao marcar este parâmetro não será possível marcar o parâmetro permite mudança de turma sem realizar mudança de turmas de itinerário formativo.

Permite mudança de turma sem realizar mudança de turmas de itinerário formativo

Parâmetro responsável por desconsiderar toda turma/disciplina de itinerário na origem, ou seja, ao executar o processo todas as turmas/disciplinas de itinerário formativo permanecerão inalteradas em sua origem.

Mudança de turma para turma de outro turno (outra matriz aplicada*)

Para um aluno matriculado em uma turma que contém turmas disciplinas normais mais de itinerário, a mudança só irá realizar caso a turma de destino tenha no mínimo uma turma disciplina normal e todas as turmas disciplinas de itinerário ativas. As mesmas turmas disciplinas de itinerário formativo de origem precisam esta cadastradas na turma de destino, caso contrário o processo não é realizado exibindo uma mensagem contento a explicação do erro.

As regras abaixo valem apenas para o processo de mudança de turma por aluno, não são válidas para o processo de mudança de turma em lote:


*Matriz aplicada: junção do curso, habilitação, matriz curricular e turno.