01. VISÃO GERAL


O EFD-Contribuições é um arquivo digital criado pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Ele deve ser usado por empresas privadas para registrar a Contribuição para o PIS/Pasep e a Cofins, nos regimes de apuração cumulativo e não-cumulativo, com base nos documentos e operações que representam as receitas obtidas, além dos custos, despesas, encargos e aquisições que geram créditos na não-cumulatividade.

O módulo SIGAATF (Ativo Fixo) do Protheus é responsável por gerar as informações dos blocos F120 e F130 do EFD alimentando a tabela CL2, usada pelo fiscal (FISA001) na extração dos dados.

02. DEMAIS INFORMAÇÕES


O registro F120 tem por objetivo específico a escrituração dos créditos determinados com base nos encargos de depreciação de bens incorporados ao Ativo Imobilizado da pessoa jurídica, adquirido para utilização na produção de bens destinados à venda, ou na prestação de  serviços, bem como de encargos de amortização relativos a edificações e benfeitorias em imóveis próprios ou de terceiros no regime de apuração não cumulativa do PIS/COFINS.


Conforme a nota publicada aos Contribuintes da EFD-Contribuições e Programa Renovar criado em 09/2022, foi instituído através da Lei nº 14.440/2022 (originária da Medida Provisória nº 1.112/2022) e MP nº 1.159, de janeiro de 2023, que as empresas devem enviar os valores de exclusão do ICMS e valor da base de cálculo do PIS/COFINS nos Registros F120 e F130 referente a extração da EFD Contribuições - Ativo Fixo.


Ou seja, na extração da EFD Contribuições - Ativo Fixo, para os Registros F120 - Depreciação/Amortização do Ativo Imobilizado, houve as seguintes alterações.


Ao gerar o EFD Contribuições a partir da Rotina “Apuração EFD Contribuições”, a tabela CL2 é gerada alimentando os seguintes campos: 

CL2_VLOPER - Valor da Operação        

CL2_VLEXCL  - Valor de Exclusão ICMS    

CL2_BCPIS  - Base de Cálculo de PIS   

CL2_BCCOF - Base de Cálculo da COFINS


Para que o campo CL2_VLEXCL tenha o valor de exclusão é necessário que a TES esteja com o campo  F4_CREDICM igual a N e F4_BENSATF diferente de Vazio.

Para garantir o correto funcionamento da entrega do EFD Contribuições F120/F130, é imprescindível que o campo F4_BENSATF não esteja vazio.


03. ASSUNTOS RELACIONADOS

Medida Provisória nº 1159, de 2023

MINISTÉRIO DA FAZENDA

Guia Pratico EFD Contribuições - Versão_1_35

AF120EXC