Funcionalidade em fase de testes. |
Essa integração permite enviar as movimentações de inclusão, alteração e exclusão dos beneficiários da Unimed para o Cadastro Nacional de Beneficiários (CadBenef), onde o envio dos dados dos beneficiários à Unimed do Brasil através do PTU A1300 deixará de existir.
Nesse novo processo, o compartilhamento de risco através do PTU A100 também deixará de existir, tendo em vista já incorporado por meio da mensagem de "Cadastro de Beneficiário", assim como o PTU A200, na mensagem "Retorno do Compartilhamento de Risco".
Vale lembrar que tais mudanças otimizarão o processo de cadastramento de beneficiários no intercâmbio, uma vez que os processos manuais serão extintos.
Acesse o menu Operadora de Saúde (PLSA010), do módulo Plano de Saúde (SIGAPLS), e seleciona o código da Unimed que deseja configurar a integração.
Clique em alterar e acesse a aba Integrações Unimed para preencher os seguintes campos:

URL Token: Endpoint de homologação/produção disponibilizado pela Unimed Brasil para autenticação. (BA0_UBURL) ID Token: Client ID solicitado previamente para Unimed Brasil. (BA0_UBCLID) Secret Token : Secret ID solicitado previamente para Unimed Brasil. (BA0_UBCLSC) URL CadBenef: Endpoint de homologação/produção do CadBenef-Online. (BA0_CDBURL) |
A Unimed Brasil utiliza certificados digitais do tipo ICP-Brasil que funcionam como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação.
Portanto, é obrigatório a utilização de um certificado digital na integração com o CadBenef.
Obtido arquivo certificado com extensão .PFX (formato padrão do IIS - Internet Information Services), é necessário que o mesmo seja adicionado no servidor do protheus:
\cadbenef\certificados\meu_certificado.pfx |
No cadastro da operada de saúde (mesmo caminho da configuração acima do endpoint e autenticação), é necessário informar os dados do certificado:
PFX CadBenef: O nome do certificado com extensão. (BA0_CDBPFX) Pass CadBen.: Senha que será utilizada para a abertura da chave privada. Para uma chave privada que não possua senha, deve ser informada uma string vazia. (BA0_CDBPAS) |
Disponibilizado API para possibilitar que seja enviada a movimentação de compartilhamento de Risco para a Unimed Destino.
A Unimed Brasil irá consumir esse recurso para enviar o compartilhamento dos beneficiários em pré-pagamento (repasse) ou pós-pagamento (custo operacional), portanto é necessário abrir um chamado na UB passando o endpoint abaixo:
https://<url>:<porta>/totvsHealthPlans/unimed/cadbenef-online/v1 |
Para a integração do CadBenef foi desenvolvido um novo programa (rotina) de menu no seguinte caminho:
Decrição: CadBenef Online Programa: PLPTU001 Módulo: Plano de Saúde Tipo: Função Protheus |
Na tela inicial, serão apresentados todos os lotes criados para integrar com o CadBenef Online - Unimed Brasil:

Novo Lote, irá criar um lote de beneficiários para envio ao CadBenef:

Tipo de Mov.: Informe de qual forma o sistema irá buscar os beneficiários no cadastro, sendo:
Data Inicial: Data inicial do período em que o sistema irá considerar a busca dos beneficiários. Data Final: Data final do período em que o sistema irá considerar a busca dos beneficiários. |
| Os demais campos serão utilizados para realização de filtros na busca dos beneficiários. |
Confirmando a inclusão do lote, caso algum beneficiário seja encontrado conforme os dados informados, será apresentada uma mensagem de quantos beneficiários foram adicionados ao lote:
O lote ficará com o status de |

Para manipular query que busca os beneficiários para o lote, foi criado o seguinte ponto de entrada: PE PTU001QRY Manipula Query que Busca os Beneficiários do Lote - CadBenef Online |
Os lotes poderão possuir os seguintes status:
|
O consultar status, será apresenta a quantidade de beneficiários, sendo:

Existem duas formas de enviar o beneficiário para o CadBenef, sendo envio em lote, opção Enviar Lote ou acessando o Consultar Beneficiários do lote, na opção Enviar, onde será enviado somente o beneficiário posicionado.
Quando enviado o lote, o sistema irá processar o envio dos beneficiários de forma assíncrona, ou seja, o usuário não precisará esperar terminar o envio. Nesse momento, o lote ficará com o status .
Através do consultar beneficiários, será possível verificar os Detalhes de Envio de cada beneficiário para o CadBenef:

Status: Corresponde ao status de envio do beneficiário, sendo: Cd. Transac.: Código de Transação do PTU (esse código não irá repetir), através dele será possível consultar a transação no portal da Unimed Brasil referente ao CadBenef. Msg. Envio: Json enviado pelo sistema para o CadBenef. Msg. Resp.: Json de resposta do CadBenef. |
Para alterar os dados (valores, obrigatoriedade e tipo) dos campos enviados para a API de movimentação cadastral do beneficiário, foi criado o ponto de entrada: PE PTU001JSN Altera os Dados dos Campos da API de Beneficiários - CadBenef Online |
Para mais detalhes do swagger da api da Unimed Brasil, clique aqui! |
Quando o beneficiário estiver com o status , será possível através das mensagens de erro, consultar com mais detalhes as críticas que o sistema encontrou ou que a Unimed Brasil retornou:

No botão Exportar Erros do lote, é possível obter todos os erros de envio dos beneficiários daquele lote:

Selecione o tipo de impressão: Arquivo, Spool, Planilha (Padrão) e E-mail para exportar os erros do lote:

A Unimed do Brasil irá validar o código do município de residência do beneficiário quando a origem enviar a movimentação cadastral. Caso seja identificado que a área de ação pertença a uma Unimed diferente da Unimed de origem da transação, o acionamento do Compartilhamento de Risco será realizado pela Unimed do Brasil.
Essa ação indicará que é um compartilhamento de risco, custo operacional ou pós-pagamento.
{
"cabecalho": {
"codigoControleTransacao": 12345678901234567000,
"unimed": {
"codigoUnimedOrigem": 999,
"codigoUnimedDestino": 55
},
"dataGeracao": "2024-05-27T09:06:05-03:00"
},
"dadosEmpresaContratante": {
"tipoContratoLocal": 1
},
"dadosBeneficiario": {
"carteirinhaBeneficiario": "00011008000034016",
"tipoCompartilhamentoRisco": "C",
"dataInicioCompartilhamentoRisco": "2024-07-05",
"dataFimCompartilhamentoRisco": "2024-10-05",
"indicadorCompUB": true
},
"dadosPessoa": {
"nomeCompletoBeneficiario": "FILIPE THALES RAFAEL PORTO",
"dataNascimento": "1991-01-26"
}
} |
Para mais detalhes do swagger da api da Unimed Brasil, clique aqui! |
No sistema, na rotina do Grupo Familiar/Beneficiários (PLSA124), opção do menu Interc. Hab. Será possível verificar os compartilhamentos de risco dos beneficiários. (Processo realizado no antigo PTU A100 simplificado)
O código de transação do compartilhamento de risco, ficará gravado no campo Cd. Transac. (B5F_CODTRA) |

Para habilitar o compartilhamento de risco em repasse ou pré-pagamento, é necessário habilitar o parâmetro MV_PLCBREP com (.T.), e configurar no MV_PLCBEMP a empresa e contrato que os beneficiários de repasse serão cadastrados.
O conteúdo do parâmetro deve ser a seguinte estrutura: codigoEmpresa-numeroContrato-versaoContrato-subcontrato-versaoSubcontrato-produto-versaoProduto Exemplo: 1008-000000000001-001-000000003-001-0001-001
|
Para analisar as comunicações recebidas pela api do compartilhamento de risco, foi criado o log unimed-cadbenef-api-risksharing.log que fica no diretório protheus_data/logpls:
