Preparativos necessários para se adequar as mudanças trazidas pelo IFRS 9 através das resoluções do Banco Central.
As explicações e instruções abaixo estão divididas em duas partes: O que fazer antes ainda em 2024 (item a. e i.); O que fazer depois do inicio de 2025 (item b.);
No item 2 temos instruções para cada script mencionado nos itens a. e b.
Alterações no sistema Credimaster (versão 6) foram disponibilizadas para permitir que todas as parametrizações abaixo possam ser realizar via tela/serviço pela própria instituição. Todavia, devido ao volume de registros, para algumas parametrizações, também serão disponibilizados opções de scripts para atualizações em massa dos registros.
Tipo: Parametrização Necessária.
Alterações dos roteiros contábeis para adequação à mudanças nas operações seguindo a metodologia escolhida (pura/diferenciada). É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguinte forma:
Recomendamos que as definições de esquemas contábeis sejam feitas previamente a virada e a aplicação dessas mudanças apenas após a virada (caso a alteração ocorra em esquemas contábeis utilizados atualmente).
Tipo: Parametrização Necessária.
Os anexos 40, 41, 42, 44 (leiaute 3040) deverão ser inclusos no sistema Credimaster preferencialmente antes da virada do ano, como as demais parametrizações. A inclusão desses registros permitirá a utilização das funcionalidades de marcação de ativo problemático, estágios, classificação de ativos. É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguintes formas:
A inclusão desses anexos diretamente na base, disponibilizaremos através de script (ver item 2.9 dessa página).
Tipo: Parametrização Necessária.
Configuração na modalidade para definir a forma que os custos de transação serão calculados em atendimento das mudanças na resolução nº4966. Essa parametrização afetará as operações incluídas A PARTIR da mudança.
É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguintes formas:
Para atualização em massa das modalidades, também disponibilizaremos script (ver item 2.2 dessa página).
Tipo: Parametrização Necessária.
Inclusão das receitas e despesas para atendimento da segregação e diferimento dos valores no contábil da operação. Essa parametrização irá afetar as operações incluídas A PARTIR da mudança. É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguintes formas:
Para atualização em massa nesse caso, será necessário elaboração de scripts pela própria instituição. As tabelas envolvidas então explicadas na página Custo de Transação.
IMPORTANTE: Após a inclusão das despesas adicionais nas modalidades atuais, ao incluir uma operação através da tela de entrada de operação, as despesas adicionais da modalidade selecionada serão trazidas à tela no momento da edição. Caso a operações esteja sendo incluídas antes da virada (ainda em 2024), recomendamos que retire as despesas trazidas (na aba despesas adicionais na tela de entrada), para que o sistema não as considere.
Tipo: Parametrização Necessária.
Configuração da opção de apropriação da TAC na modalidade para que seja tratada como Custo de Transação. É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguintes formas:
Para atualização em massa das modalidades nesse caso, disponibilizaremos script (ver item 2.3 dessa página).
Tipo: Parametrização Necessária.
Informar a Classificação de todas as operações ativas que serão reportadas para o SCR, segundo o Anexo 40 do leiaute 3040, conforme explicado em Classificação de Ativos. É possível realizar essa parametrização manualmente em cada operação através da seguintes formas:
Para atualização em massa das operações, disponibilizaremos script (ver item 2.6 dessa página). Observação: O script realizará a atualização de todas as operações para a classificação 01 (Custo Amortizado), no entanto, caso a instituição deseje classificação diferente, deverá realizar a atualização manual em tela ou edição do script. Nesse caso, para as classificações 02 e 03, será necessário também a passagem da informação Valor Justo de cada operação ativa (coluna VR_JUS da tabela T402CONT).
Tipo: Parametrização Necessária APENAS para instituições que escolherem a opção Completa para Metodologia de Apuração da Provisão para Perdas Esperadas (Ref. MetodApPE Header CADOC 3040).
Informar o Estágio que se encontram todas as operações ativas que serão reportadas para o SCR, segundo o Anexo 41 do leiaute 3040, conforme explicado em Estágio da Operação. É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguintes formas:
Para atualização em massa das operações, disponibilizaremos script (ver item 2.7 dessa página). Observação: O script realizará a atualização de todas as operações para o estágio 01, no entanto, caso a instituição deseje alocação em estágio diferente de 01, deverá realizar a atualização manual em tela ou edição do script. Lembrando: Operações que forem marcação como ativo problemático pelo sistema (90 dias), já serão automaticamente alocadas no estágio 03.
Tipo: Parametrização Opcional.
Parametrização que permite que as novas operações de créditos já sejam classificadas (anexo 40) e alocadas em estágios (anexo 41) ao serem incluídas no sistema. Essa parametrização irá afetar as operações incluídas A PARTIR da mudança. É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguintes formas:
Para atualização em massa das modalidades, disponibilizaremos script (ver item 2.8 dessa página). Observação: O script está atualizando a modalidade para que a classificação contábil inicial seja sempre 01 (Custo Amortizado) e Estágio inicial (01), no entanto, caso a instituição deseje classificação e/ou estágio inicial diferentes, deverá realizar a atualização manual em tela ou edição do script enviado.
Conforme estabelecido no início do projeto IFRS 9, as alterações envolvidas serão disponibilizadas apenas nas versão recentes do sistema (Wildfly - também intituladas versão 6). Essa versão se encontra disponível para homologação desde março de 2024. É de suma importância que as versões novas sejam devidamente configuradas para a utilização das novas funcionalidades.
Versões atuais:
| Credimaster Web VI | DJCF_6.2.1.0 |
Credito Service VI | DJSCF_6.2.1.0 |
| Credimaster (Versão PB) | CF_2.37.25 |
| Crédito Efetivação Service (SB) | JSBCREDEF_6.1.1.0 |
| Crédito Efetivação (SPA) | DSPACFEF_6.1.1.0 |
| BD Credimaster | BDCF_83.00 |
Mais detalhes de configuração na página Convergência IFRS 9 - TÉCNICO
O módulo Efetivações de Crédito é uma novo módulo que trabalha em conjunto com os demais módulos de Crédito (operações, backoffice e movimentação). Esse módulo é encarregado de realizar o processamento dos lotes de movimentação e operação.
Mais detalhes de configuração na página Efetivações de Crédito
Implementação de automações através de filas e conectores Kafka, para as funcionalidades abaixo:
Necessário a instalação de servidor Kafka para a utilização das filas e conectores abaixo:
Os procedimentos e configurações abaixo deverão ser executados após a virada, preferencialmente a partir do dia .
Tipo: Parametrização necessária.
Deverá ser parametrizado a metodologia em que a instituição irá trabalhar entre pura e diferenciada devido às mudanças na forma de calcular a taxa de juros nas operações. É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguintes formas:
Tipo: Parametrização necessária.
Com a saída do ATRASO60 e a entrada do ATVPRB (conforme explicado em Ativo Problemático e Stop Accrual), será necessário a remoção do grupo contábil ATRASO60 das parametrizações e a adição do ATVPRB em todas as carteira contábil que estiverem sendo utilizada. É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguintes formas:
IMPORTANTE: Ao realizar essas ações, os efeitos serão refletidos somente no próximo fechamento de dia, onde, as operações em atraso de 60 - 90 dias serão automaticamente transferidas para o grupo contábil "NORMAL" (serão curadas), e as operações acima de 90 dias serão transferidas para "ATVPRB" e marcadas como Ativo Problemático. As operações curadas terão seus valores contábeis ajustados conforme o sistema hoje já faz e as operações em LP permanecerão em LP. Caso a instituição deseje manter o stop accrual e classificar essas operações como ativo problemático antes dos 90 dias, poderá manualmente marcar a operação via tela ou utilizar o script que disponibilizaremos (ver item d.5 dessa página).
Para atualização em massa das carteiras, disponibilizaremos script (ver item 2.4 e 2.5 dessa página).
Esses scripts irão, em suma, realizar ajustes direto na base em registros atuais de configurações para que possam ser trabalhadas no novo padrão. Explicações detalhadas sobre a NECESSIDADE de execução desses scripts estão nos itens a. e b. dessa página.
Arquivo: <em desenvolvimento>
Impacto: A execução desse script realizará o cálculo e atualização da taxa efetiva de juros nas operações ativas na base. A taxa não afetará os valores atuais da operação em seu curso atual, e somente será utilizada caso haja uma reestruturação dessas operações (a partir da mudança).
Instruções: Esse script não necessita de edição, apenas deverá ser executado na base.
Arquivo: <em desenvolvimento>
Impacto: A execução desse script realizará a atualização do tipo de cálculo (linear/proporcional) para os custos de transação de todas as modalidades (T402MODA) na base. O intuito do script é a atualização em massa das modalidades ativas. Essa parametrização pode ser realizada através da tela Modalidade (BackOffice de Crédito > Configurações > Configurações Produto).
Instruções: O script deverá ser EDITADO para contemplar a escolha feita pela própria instituição entre as opções LINEAR ("L") ou PROPORCIONAL ("P") para a coluna CL_CST_TRN da tabela T402MODA.
Observações: Caso essa alteração já tenham sido realizada previamente à virada, esse script deverá ser ignorado.
Arquivo: <em desenvolvimento>
Impacto: A execução desse script realizará a atualização do parâmetro apropriar TAC (T402MODA), caso não seja. O intuito do script é garantir que a TAC seja tratada como um custo de transação e seja diferida como os demais.
Instruções: Esse script não necessita de edição, apenas deverá ser executado na base.
Observações: Caso essa alteração já tenham sido realizada previamente à virada, esse script deverá ser ignorado.
Arquivo: <em desenvolvimento>
Impacto: A execução desse script realizará duas ações:
Lembrando: Caso a instituições deseje manter as operações, que serão curadas, ainda em stop accrual, atenção para a execução do script de marcação de ativo problemático (item c.5 dessa página).
Instruções: Esse script não necessita de edição, apenas deverá ser executado na base.
Observações: Caso essa alteração já tenham sido realizada previamente à virada, esse script deverá ser ignorado.
Arquivo: <em desenvolvimento>
Impacto: Em conjunto com o script do item 2.4, esse script realizará a marcação de operações escolhidas pela instituição para serem mantidas em stop accrual (agora qualificadas como ativo problemático). Lembrando: Apenas operações que estiverem entre 60-90 dias de atraso que serão curadas pelo script do item 2.4. Operações com atraso superior a 90 dias, serão automaticamente marcadas.
Instruções: O script deverá ser EDITADO para contemplar a escolha de operações feita pela própria instituição.
Observações: Caso essa alteração já tenham sido realizada previamente à virada, esse script deverá ser ignorado.
Arquivo: <em desenvolvimento>
Impacto: Esse script atualizará todas as operações ativas para a classificação "Custo Amortizado" segundo anexo 40 do SCR. A atualização ocorrerá no campo CD_CLA_ATV da tabela Complemento de Contrato (T402CCTR)
Instruções: Esse script não necessita de edição, apenas deverá ser executado na base.
Observações: Caso essa alteração já tenham sido realizada previamente à virada, esse script deverá ser ignorado.
Arquivo: <em desenvolvimento>
Impacto: Esse script atualizará todas as operações ativas para o estágio "01", segundo anexo 41 do SCR, apenas as operações que não estiverem alocadas. A atualização ocorrerá no campo CD_EST da tabela Complemento de Contrato (T402CCTR).
Instruções: Esse script não necessita de edição, apenas deverá ser executado na base.
Observações: Caso essa alteração já tenham sido realizada previamente à virada, esse script deverá ser ignorado.
Arquivo: <em desenvolvimento>
Impacto: A execução desse script realizará a atualização de todas as modalidades para deixar previamente selecionado as opções Classificação Contábil Inicial e Estágio da Operação. A atualização ocorrerá na tabela T402MOLG afetando operações incluídas A PARTIR da mudança.
Instruções: O script poderá ser EDITADO para contemplar a escolha de operações feita pela própria instituição. Por padrão será escolhido a Classificação 01 (Custo Amortizado) e Estágio Inicial (01).
Observações: Conforme instruções do SCR, instituições que escolherem a opção Simplificada para Metodologia de Apuração da Provisão para Perdas Esperadas (Ref. MetodApPE Header CADOC 3040), não precisam informar o estágio da operação no CADOC 3040, portanto, caso seja, basta editar o script para não atualizar o estágio inicial da operação.
Arquivo: <em desenvolvimento>
Impacto: A execução desse script realizará a inclusão dos anexos 40, 41, 42 e 44 na tabela de anexos (T402ANEX), seguindo as definições do leiaute do CADOC 3040).
Instruções: Esse script não necessita de edição, apenas deverá ser executado na base.