Geração e Cancelamento do Documento Fiscal

A integração do Documento Fiscal é realizada na confirmação da autorização do mesmo (motor fiscal + SEFAZ). O documento é integrado no módulo Vendas, e fica disponível para geração dos Livros Fiscais, integração com a Contabilidade e com o Contas a Receber. A respeito do Contas a Receber, durante a integração é feita uma prévia das Duplicatas a serem geradas, baseando-se na Condição de Pagamento do Tomador do frete parametrizada no ERP Logix, no programa VDP0110.

A respeito da Natureza de Operação a ser utilizada na geração do Documento no ERP (fat_nf_mestre e afins).

No momento da integração do Documento Fiscal, é validado se o hash armazenado no parâmetro “comp_frete_pedagio_tms_saas” é igual ao hash de algum dos componentes de frete utilizados no cálculo do frete do Documento Fiscal. Caso seja, o valor deste componente será armazenado em um item específico no ERP Logix, para que seja contabilizado e emitido nos Livros Fiscais de forma exclusiva.

A respeito do conceito de Área e Linha de Negócio:

No cancelamento do Documento Fiscal na suíte, após o retorno de confirmação do Motor Fiscal/SEFAZ, é acionada a integração enviando ao ERP os dados de cancelamento do documento. É incluído um registro de cancelamento do documento no Livro Fiscal, Contabilidade e Contas a Receber, cujas rotinas para efetivação do cancelamento podem ser acionadas automaticamente de acordo com parametrizações no ERP Logix, ou deverão ser executadas manualmente.

Durante a integração do Documento Fiscal, são armazenadas as Notas Fiscais transportadas para uso na emissão do arquivo a ser enviado para o SINTEGRA (OBF0317). Para este armazenamento, foi criada a tabela "fat_nf_conh_doc_carga".

DICA: Caso o cancelamento de um CTe não seja efetuado no ERP por alguma validação de regra de negócio, como título já baixado ou período contábil fechado:

DICA: Caso o cancelamento de um CTe seja rejeitado pelo motivo "Duplicata já emitida para este documento, não pode ser cancelado" segue sugestão indicada pelo suporte do CRE Logix.

Integrações online com CRE, CON e OBF

Estas integrações ocorrem em outra transação de dados, pois a prioridade é a integração do CTE. Caso estas integrações não ocorram de forma online por conta de alguma regra de negócio ou eventual erro, é possível efetuar a integração posteriormente de forma manual, ou no caso da integração com o Contas a Receber, via Título Financeiro emitido na Suíte Logística.

Para maiores detalhes de como ativar estas integrações, ver Requisitos e Configurações.

CTe de Substituição

A integração de um CTe de Substituição segue o mesmo fluxo dos demais CTes, porém, ao final e em uma transação de dados a parte, é efetuada a geração de uma Nota Fiscal de Entrada no Suprimentos (SUP3760), a fim de gerar uma contra-partida dos valores do CTe Original. Abaixo algumas particularidades deste processo:

Processos não efetuados na geração da Nota Fiscal de Entrada:

Reforma Tributária

Na Suíte Logística deverão ser criados os novos impostos, bem como criadas as fórmulas para seus cálculos, conforme documentação disponível em https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=990759834.

No ERP Logix, o path liberado em 08/12/2025 é pré-requisito para a integração dos CTes emitidos na Suíte Logística e recepcionados pelas APIs criadas. Acesse a documentação disponível a respeito da Reforma Tributária no ERP Logix em Reforma Tributária Logix.

Após aplicado, deve ser aplicado o patch que adapta as APIs para leitura dos novos impostos no JSON e envio para as funções do VDP. Este patch pode ser baixado em INFORMAR LINK AQUI!

Validações relacionadas a data de inicio da Reforma Tributária no ERP Logix:

Com relação ao Cte de Substituição, o grupo de despesa utilizado deve ter parametrizado os novos tributos, para que a entrada anule os novos impostos.

Caso não seja possível a aplicação dos patches no ERP Logix mencionados acima, sugerimos o seguinte, para ser usado de forma paleativa, e validada primeiramente em ambiente de homologação!

Financeiro a Receber (Financeiro Logistico)

Na conclusão de um fechamento financeiro a receber é gerada a integração com o ERP Logix.

Observações:

Financeiro a Pagar (Financeiro Logistico)

Na conclusão de um fechamento financeiro é gerada a integração com o ERP Logix.

Observações:

Observações Gerais