Criar sala no Google Meet e convidar as pessoas necessárias para a realização e acompanhamento do Deploy + Testes.
Antes de completar cada repositório, é necessário acessar a página de branches do Azure de cada repositório, e desbloquear (unlock) a branch main/master, para liberar o PR para completar.
Sugestão de início às 17h45.
Aqui realmente é onde inicia o processo de deploy, ao completar os PRs abertos para a main/master, automaticamente os processos da pipeline e release serão ativados conforme ordem de chegada da fila, por isso é recomendado iniciar sempre pelos repositórios de API e APP, pois os dois são ligados diretamente aos workers que iniciam às 19h.
Importante frisar que o deploy não ultrapasse 18h45 pois começa a ficar arriscado atrasar ou impactar a execução dos workers que iniciam às 19h, em caráter de exceção é permitido pausar os workers quando der algum erro no processo de deploy, mas a melhor orientação é que caso dê algum problema que não possa ser solucionado rapidamente e não possua expectativa da possível solução, é sugerido o interrompimento do processo de deploy e acionar os gestores da equipe.
Para acompanhar os processos das releases, acessar o link: Releases Azure
Acessar página de tags de cada repositório de criar tag com o nome da versão que foi realizada o deploy usando como base a branch main/master. Ex: Deploy da release/v1.134 deve ser criado a tag com o nome v1.134, com a descrição “Deploy realizado DD/MM/YYYY”.
Para realizar o tombamento de homologação, é necessário em todos os repositórios, criar uma nova branch de homolog a partir da main/master, e subir para homologação. Não se esqueça de iniciar pelos repositórios das libs.
Pipelines para tombamento de Homologação
Caso não seja possível executar as pipelines acima, realize os passos abaixo para cada repositório:
// exemplo levando em conta o repositório empodera_nestjs // atualizando a branch principal cd empodera_nestjs git checkout main git pull // recriando a branch local de homolog git branch -D homolog git checkout -b homolog // atualizando o remote para iniciar a pipeline git push origin homolog --force |
Após completar os PRs, travar novamente as branches main/master de cada repositório.
Criar novas releases com a versão acrescentada conforme numeração da última sprint.
Também vale realizar nesta etapa o travamento das branches de release da sprint anterior para evitar que algum PR seja completado erroneamente.
Opcional: De vez em quando é interessante remover algumas branches antigas que já foram validadas em produção e não teria mais necessidade de algum revert ou uso de código.
Link da Automação para Criação de Branchs
Após finalizado Publicar ao final do processo de testes a mensagem no grupo de deploy informando a finalização com sucesso, ou não, do Deploy. A automação anterior já enviará a mensagem automaticamente então, caso queira realizar o envio manual, desabilite o node Discord no fluxo do n8n.
Template da mensagem:
**Deploy realizado com Sucesso** Atualizem suas branchs. Deletem a branch de homolog local. **Branchs - Procedimentos** Atualizar todas as branchs. Todas tarefas devem ser iniciadas a partir da branch master PRs Back e Front Vue: v1.xx Back V2: v0.xx Models: v1.0.xx Angular: v0.xx Auth: v0.xx Email: v0.xx **Hotfix** Caso aconteça de necessitar de hotfix criaremos a branch no momento.**PRs abertos** Atualizem as targets para a nova versão @everyone |
git commit -m "CETEI-XXXX update package version¨ |