01. DADOS GERAIS

Produto:TOTVS Moda
Segmento:

Varejo

Módulo:Comercial
Função:Análise Open To Buy (OTB)
País:Brasil
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVACOM-16153


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Foi identificada a necessidade de se criar uma nova análise de dados de compras e vendas que alinhe o planejamento de vendas ao crescimento da empresa, otimizando a produção e compra de mercadorias para garantir que o estoque atenda à demanda projetada com eficiência e precisão.

03. SOLUÇÃO

Desenvolvido o processo CMPFC030, onde demonstrará as informações de vendas, compras, estoque e outros dados para auxiliar no planejamento da empresa.


Abaixo a demonstração da tela, da configuração do componente e seus detalhes de filtros.


Imagem 1 - Parâmetro empresa TP_CAD_GRUPO_CMP usado para definir o campo preferencial na inclusão de grupo no relatório.




Imagem 2 - Tela inicial da Análise OTB CMPFC030. É possível gravar a configuração os filtros pelo botão Salvar na direita e também é possível utilizar CTRL+A para gravar os demais campos.

Filtro

  • Análise: Código da análise que poderá ser gravada ao efetuar um filtro. Com uma análise gravada, ao informar o código, o sistema automaticamente irá buscar aquela análise com os valores daquela dia gravados. Não é obrigatório o uso.
  • Empresa: Filtro de empresa utilizado na busca dos dados da análise.
  • Configuração: Configuração obrigatória dos dados que serão analisados e filtrados pelo relatório. Os detalhes deste filtro serão explicados mais abaixo.
  • Grupo: Código do grupo que será usado no filtro dos produtos analisados. Será aberto o PRDFL051 e o foco do campo se faz de acordo com o configurado no parâmetro empresa TP_CAD_GRUPO_CMP.
  • Classificação: Filtro de classificação presente nos produtos do grupo informados. Caso não exista no grupo essa classificação, o grupo não será demonstrado no resultado.
  • Tipo produto: Podendo ser analisado produtos de produção própria e/ou de terceiros.


Gif 1 - Acima a demonstração dos campos da configuração do relatório. A seguir serão detalhados cada campo da configuração.

Campos

  • Mês base: Utilizado para definir qual será o mês base no filtro do relatório. Sempre será buscado o mês fechado.
  • Ano base: Ano que será baseado a análise do relatório. Servirá para calcular os dados atuais e na visão sintética, será usado para filtrar os dados do ano anterior utilizando o mês base como filtro. 
  • Tipo de período: Poderá ser informado perídos de analise mensal, trimestral, semestral, 1 ano, 2 anos, 3 anos, 4 anos e 5 anos. Na visão classificação, poderão ser montados box de até 5 anos a partir do ano base informado.
  • Tipo de custo: Tipo de custo informado para busca dos dados de compras. Também é usado para cálculos de estoque do custo médio e percentual de giro.
  • Tipo de saldo: Tipo de saldo do produto utilizado para buscar o estoque dos produtos. Existe diferença no estoque das visões sintéticas e analíticas que serão explicados a frente. Também é utilizado nos cálculos de custo médio, estoque médio e percentual de giro.
  • Lista Tipo Classificação: Esta lista é utilizada na visão por classificação e será usada como quebra no relatório. OBS: Os produtos que não conterem tal tipo, não serão demonstrados.
  • Formula para sugestão: Poderá ser informado fórmulas criadas pelo usuário e estas serão utilizadas para sugestões de compras nas visões analíticas. Será demonstrado um exemplo da manutenção de formula em seguida.
  • Local de salvamento do arquivo: É o caminho local onde será gravado o arquivo utilizado na exportação do relatório em csv da visão completa. OBS: Apenas a visão completa possui exportação dos dados.

Fórmula

Imagem 3 - Acima é possível ver o componente CMPFL076. Nele o usuário poderá criar fórmulas com base nos campos utilizados e definidos.


Ao clicar no botão Fórmula o usuário é transportado para o componente GERFM286 demonstrado abaixo onde poderá montar sua fórmula de sugestão de compra.

Gif 2 - Demonstração das fórmulas montadas.

Abaixo detalharemos algumas regras para faciliar o entendimento dos resultados demonstrados pela análise.

  1. O relatório é baseado na movimentação da entidade FIS_MOVIMENTO, essa entidade é gravada quando é rodado o FISFP011. Caso não tenha sido gerado a movimentação, o relatório não mostrará valores.
  2. O saldo em estoque demonstrado na visão sintética é diferente do demonstrado nas analíticas. O estoque na sintética é buscado do grupo todo informado no filtro. Já o do analítico, é demonstrado o saldo dos produtos filtrados que tiveram compra e venda no período.
  3. As quantidades do estoque são buscadas no último dia do período informado no filtro.
  4. O percentual de giro é calculado com base no valor total de compras, dividido pela quantidade do estoque médio e multiplicados por 100. Como existe o percentual no sintético e no analítico, vale lembrar que no sintético o estoque é do grupo todo e no analítico, apenas os produtos movimentados.
  5. O estoque médio é calculado pegando a base do período, exemplo janeiro, pega-se o estoque do produto no dia 01/01 e 31/01, somase e depois é dividido pela quantidade de meses filtrados. OBS: Se for filtrado apenas um mês, a base da divisão será 2.
  6. O custo médio é calculado pela quantidade de estoque dos produtos, multiplicado pelo valor de custo do produto. Esse valor de custo é buscado nos produtos com base no código do custo padrão informado na configuração do relatório.7
  7. Existem dois campos de classificação. A classificação informada na capa do relatório é um filtro, o sistema irá buscar os grupos que possuem essa classificação. A classificação informada na configuração é usado para efetuar a quebra nas análises analíticas do relatório.



Sintético



Analítico por classificação



Analítico completo