A tabela de preço tem como principal objetivo proporcionar maior flexibilidade na precificação das disciplinas dos cursos, atendendo a diferentes necessidades institucionais. Ela facilita o preenchimento dos valores de crédito de acordo com a matriz aplicada ou o campus/polo da matriz aplicada, estando disponível para o ensino superior na seção Financeiro/Contábil do sistema educacional, no agrupamento "Formação de Preço".


Para utilizar a tabela de preço, é necessário que o perfil do usuário tenha permissão para acessar os menus relacionados a ela. Isso pode ser configurado no caminho “Perfil | Educacional | Acesso a menus | Financeiro Contábil | Formação de Preço”.

Ademais, é fundamental preencher os parâmetros do educacional em “Educacional | Tesouraria | Tabela de Preço”, sendo eles: 

  • Utiliza tabela de preços: este parâmetro define se o menu da tabela de preços será exibido e se ela será utilizada para determinar os valores de crédito em um determinado contexto (Coligada / Filial / Nível de Ensino) . Ele pode ser desabilitado a qualquer momento; ao ser desabilitado, a tabela de preços não será associada a novas matrículas. 
  • Utiliza período letivo de ingresso no cadastro da tabela de preço: define que a tabela preço também será orientada pelos períodos letivos de ingresso cadastrados. Ele só pode ser ativado se o parâmetro “Utiliza tabela de preço” estiver marcado, e será propagado automaticamente para todas as filiais da mesma coligada e nível de ensino. Caso alguma tabela de preço esteja vinculada a uma matriz aplicada ou campus, o parâmetro não poderá ser alterado. 

Tela principal e cadastro de tabela de preço


Na tela principal da Tabela de Preço, será exibida uma visão geral de todas as tabelas cadastradas. Nessa tela será possível fazer a edição e a inclusão das tabelas de preço. Além disso, poderá ser feita a exclusão de tabelas que não possuem vínculo com matriz aplicada ou campus/polo. 

Para incluir uma nova tabela de preço, é necessário preencher o código e o nome da tabela e, em seguida, selecionar as matrizes aplicadas desejadas. Nos filtros de seleção, serão exibidos todos os cursos da coligada e nível ensino, a partir dos quais será possível aplicar os demais filtros. Os campos de filial (onde o turno aparecerá mediante a sua seleção) e matriz aplicada retornam apenas registros de filiais que têm permissão para utilizar a tabela de preço. Dessa forma, as matrizes aplicadas serão exibidas de acordo com os filtros selecionados e com base nas filiais que possuem o parâmetro "Utiliza tabela de preço" ativo.

Após adicionar todas as matrizes aplicadas, é necessário registrar o valor do crédito das disciplinas da grade e das optativas. O status da matriz será definido conforme o preenchimento: "pendente" quando nenhum valor de crédito for registrado, "parcial" quando ao menos um valor de crédito for informado e "preenchido" quando todos os valores de créditos estiverem preenchidos.

Caso o parâmetro “Utiliza período letivo de ingresso no cadastro da tabela de preço” esteja ativado, a aba "Período letivo de ingresso" será liberada para preenchimento, após a inclusão de uma matriz aplicada. A exibição das filiais será restrita às vinculadas às matrizes já inseridas na tabela. Não serão exibidas filiais sem permissão ao uso de tabela de preço, mesmo que possuam matrizes cadastradas. 



Quando o valor do crédito de todas as disciplinas da matrizes aplicadas forem preenchidos e pelo menos um período letivo de ingresso for vinculado, será possível ativar a tabela de preço.
Caso o parâmetro para utilizar o período letivo esteja desmarcado, a tabela poderá ser ativada assim que todos valores de crédito da matrizes tiverem o cadastro completo.

Depois que a tabela for ativa, não poderá ser feita a inclusão de matriz aplicada, para isso é importante que a tabela seja desativada e assim feita a inclusão da matriz, a fim de garantir que nenhum valor de crédito fique vazio. 


Caso uma disciplina seja incluída em uma das matrizes aplicadas de uma tabela de preço ativa, a tabela de preço será sinalizada no campo Status que possui uma pendência de disciplina não preenchida.

Nesse cenário, pode-se observar que, a matriz aplicada que contém essa disciplina não preenchida, ficará com o status "parcial".
O usuário deve editar a matriz aplicada para preencher o valor da disciplina, após preencher o valor do crédito da disciplina, a matriz aplicada retornará para o status "preenchido".

Com a tabela de preço ativa ela ficará disponível e será possível vinculá-la como default a uma matriz aplicada ou a um campus/polo de uma determinada matriz aplicada. 

Esse vínculo poderá ser feito através do anexo “Tabela de preço da matriz aplicada” presente na Matriz Aplicada e, também, do anexo “Tabela de preço do campus/polo da matriz aplicada” do campus/polo da matriz aplicada. 


Durante o vínculo, serão listadas todas as tabelas de preço ativas, que tenham a Matriz Aplicada de referência na tabela de preço. 

  • Caso a instituição não trabalhe com a variável de período letivo de ingresso, deve ser permitido o vínculo de uma única tabela de preço default para o Matriz ou Campus/Polo da Matriz Aplicada;
  • Se a instituição trabalhar com período letivo de ingresso como uma variável, só deverá ser permitido vincular mais de uma tabela de preço default se os períodos letivos de ingresso associados forem diferentes. 

Nesse anexo, além da inclusão de novos registros, é possível realizar a exclusão de registros já associados. 


Após esse vínculo, não será possível excluir a tabela de preço e nem remover as matrizes aplicadas ou os períodos letivos.

Quanto à alteração, o nome e o código da tabela de preço poderão ser alterados, bem como o valor do crédito das disciplinas.


Quando é feita a inativação da tabela de preço, os vínculos dela com a Matriz Aplicada ou o Campus da Matriz se manterão, mas durante processos é feita a validação se a tabela de preços está ativa.

Todas as ações de inclusão e exclusão decorrentes do vínculo da tabela de preços com a matriz aplicada e o campus/polo serão registradas e disponibilizadas para consulta nos anexos: 'Log da tabela de preço da matriz' e 'Log da tabela de preço do campus/polo da matriz aplicada'.



É possível associar ou alterar tabelas de preço diretamente na matrícula de um aluno, garantindo flexibilidade e correção nos casos necessários.


Para realizar tais vínculos é necessário que o perfil do usuário tenha permissão em  “Perfil | Educacional | Acesso a menus | Financeiro Contábil | Formação de Preço” aos seguintes itens: 

  • Inserir vínculo da tabela de preço com a matriz aplicada do aluno;
  • Editar vínculo da tabela de preço com a matriz aplicada do aluno;
  • Excluir vínculo da tabela de preço com a matriz aplicada do aluno;


Para realizar a associação da tabela de preço de forma automática durante a matrícula o parâmetro “Fazer vínculo automaticamente da tabela de preço na matrícula”, presente em “Educacional | Tesouraria | Tabela de Preço”, deve estar marcado.

Além disso, o contexto do curso/habilitação do aluno deve ter o parâmetro “Utiliza tabela de preço” marcado. 


Para a inclusão da tabela de preços na matrícula do aluno de forma manual é preciso que o curso/habilitação tenha ao menos uma matrícula no período letivo. Nos anexos do Curso/Habilitação, em “Tabela de preço da matriz aplicada do aluno”, será possível incluir, excluir e editar algum vínculo com tabela de preço.

Será possível visualizar o log das operações da tabela de preço vinculada ao aluno, na tela de Log de movimentações do aluno, que fica em Currículo e Oferta > Alunos> Log de movimentações. Esse log está incorporado juntamente ao log de Curso/Habilitação, e será visto nos campos "Tabela de preço anterior" e "Tabela de preço". Vale ressaltar que todas operações relacionadas ao vínculo serão sempre registrados nesse log como uma mudança, já que para o Curso/Habilitação, é de fato uma mudança.

Ao incluir a tabela de preço serão retornadas apenas as tabelas que estão ativas e que são vinculadas à matriz aplicada correspondente à do curso/habilitação do aluno.


Se o contexto estiver com o parâmetroUtiliza período letivo de ingresso no cadastro da tabela de preço marcado, há também uma validação se o período letivo de ingresso do aluno (primeira matrícula no período letivo) está associado no cadastro da tabela de preço.


Poderá ser vinculada apenas uma tabela de preço à matrícula do aluno. 


Durante o processo de matrícula, será realizado o vínculo da tabela de preços de forma automática, priorizando o vínculo da tabela associada ao campus/polo do aluno. Caso não exista vínculo de tabela de preço no campus/polo, será vinculada a tabela da matriz aplicada.

Se não houver tabela de preço vinculada, nem no campus/polo nem na matriz aplicada, será exibido um aviso informando que a matrícula foi realizada, caso não esteja configurado para gerar lançamento, mas que o vínculo da tabela de preço precisa ser feito manualmente. Mas, nesse caso, se a matrícula estiver configurada para gerar lançamento, o sistema impedirá a conclusão do processo de matrícula, bloqueando a finalização.


O processo de rematrícula não realiza, em nenhum momento, o vínculo automático da tabela de preço à matrícula do aluno.


Após realizar as matrículas e vínculos da tabela de preço com os alunos, será possível visualizar os alunos que foram vinculados através do botão de detalhes na visão da tabela de preços:

Essa funcionalidade facilita a gestão e visualização dos alunos vinculados, proporcionando uma experiência intuitiva para o usuário.

Todas as ações de inclusão, alteração e exclusão das disciplinas da matriz aplicada da tabela de preço serão registradas e disponibilizadas para consulta no subitem 'Log das disciplinas vinculadas à tabela de preço' do menu 'Tabela de preços'.

Ainda será possível visualizar o log das disciplinas vinculadas à tabela de preço através do botão de detalhes na visão da tabela de preços, na aba 'Log das disciplinas vinculadas à tabela de preço'.


 Veja Também


Tabela de Preço (openAPI)
Lançamentos - Tabela de Preço