Diferente dos empréstimos consignados anteriores onde vínculo é diretamente ligado a uma instituição financeira privada, o Crédito do Trabalhador irá permitir que o trabalhador escolha entre diversas instituições financeiras, com base nas melhores taxas de juros e condições oferecidas, onde irá tornar o crédito consignado mais acessível e eficiente para os trabalhadores.

A inovação mais significativa está na digitalização e automação do processo, dispensando a exigência de convênios diretos entre empresas e instituições bancárias, o que torna a contratação desse tipo de crédito mais fácil e com menos burocracia. Os trabalhadores poderão acessar o Credito do Trabalhador por meio da Carteira de Trabalho Digital. Nela, será possível visualizar:

- Instituições financeiras diversas e as opções de crédito disponíveis
- Taxas de juros e parcelas
- Prazos para pagamento e quitação do empréstimo
- Além de poder fazer simulações

Ao escolher uma opção, o colaborador será direcionado ao banco. A instituição fará todos os trâmites de negociação e fechamento do contrato. Em seguida, as informações do empréstimo consignado contratado ficarão disponíveis na CTPS Digital. Dessa forma, o colaborador terá total controle sobre o seu crédito consignado.

Este processo ainda poderá sofrer alterações em função de algumas normatizações que ainda estão em andamento, bem como, a possibilidade de disponibilização de uma forma coletiva de consulta ou importação das parcelas à serem consignadas na plataforma no governo.

Para atender a Medida Provisória Nº 1.292, atualmente o Sistema Datasul HCM já dispõe de uma alternativa parametrizável para efetuar corretamente o desconto da parcela consignada ao funcionário e enviar a informação ao governo, atendendo aos requisitos da plataforma Social. São estas as adequações necessárias:


FP0020 - Manutenção Eventos - Analíticos

Para que o produto Datasul HCM Evento possa armazenar e demonstrar o valor do empréstimo consignado que foi descontado do funcionário durante os cálculos à serem realizados na competência, será necessário criar um evento do tipo Desconto, observado corretamente as incidências necessárias. Abaixo segue print com uma sugestão de parametrização que deverá ser revisada e validada, conforme seu entendimento.

Figura 1 - FP0020, pasta Geral:

Figura 2 - FP0020, pasta Bases:

Figura 3 - FP0020, pasta Valores Limit:

Figura 4 - FP0020, botão eSocial:


As figuras 1, 2 3 e 4 são meramente ilustrativas. Validade as parametrizações de acordo com o seu entendimento legal.

Dando continuidade as parametrizações, é necessário inseriras as regras para desconto do Crédito do Trabalhador no programa FP0530. Uma característica importante do Credito do Trabalhador é que os funcionários poderão contrair empréstimos nas mais variadas instituições financeiras credenciadas para este fim.



FP0530 - Manutenção Regras Empréstimo Consignado