01. DADOS GERAIS

Produto:

Linha de Produto:

Segmento:

Módulo:Servidor de Catraca | Controle de Acesso
Função:Configurações | Cadastros de Pessoas/Credenciamento | Cadastro de Catraca
Ticket:7407194
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DLOGPORTOS-9913


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

       Realizar a comunicação com o equipamento de catraca da DIMEP/Madis referente os modelos: Biopoint e Micropoint, conforme a configuração definida no Módulo Servidor de Catraca, cadastro de Pessoas/Credenciamento e no cadastro de Catraca no Módulo Controle de Acesso, que permitirá os acessos a unidade, bem como validações de entrada, saída, bloqueio de acesso na unidade, entre outros.

03. SOLUÇÃO

Para permitir a comunicação com o equipamento de catraca da DIMEP/Madis referente os modelos: Biopoint e Micropoint, conforme a configuração definida no Módulo Servidor de Catraca, cadastro de Pessoas/Credenciamento e no cadastro de Catraca no Módulo Controle de Acesso, deve seguir as seguintes recomendações:

Banco de Dados:

O ecossistema TOTVS Logística Recintos Aduaneiro é funcional exclusivamente com o uso do banco de dados Microsoft SQL Server. Sendo assim, seu servidor1 deve conter:

  • Sistema operacional Microsoft Windows Server 2012 R2 ou superior com idioma Português (Brasil) ativo2;
  • Banco de dados SQL Server 201234 ou superior Collation: SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS e;
  • Formato para timestamp padrão ISO Standard (2025-01-01 00:00:00).

Notas:

  1. Informações para implantação física do banco de dados. Serviços de bancos de dados na nuvem, como AWS RDS ou Azure SQL Server Cloud, podem ser utilizados.
  2. Para mais informações sobre o hardware necessário para implantação, verificar a documentação do fornecedor relativa à instalação do banco de dados.
  3. Para recursos mais avançados, desenvolvidos a partir da versão 12.1.2407, é recomendada a versão 2019 do banco de dados.
  4. A versão 16 (SQL Server 2022) do banco de dados não está homologada e seu uso não é recomendado.

Servidor de Aplicações:

Para o melhor funcionamento da operação do servidor de aplicações1, este deve ser estabelecido com:

  • Sistema operacional Microsoft Windows Server 2012 R2 ou superior com idioma Português (Brasil) ativo2;
  • Requisitos mínimos3:
    • Processador 1.6 GHz núcleo simples;
    • 16 GB de memória RAM e;
    • 1 GB de espaço em disco4.
  • Requisitos recomendados:
    • Processador 2.4 GHz multinucleado;
    • 32 GB de memória RAM e;
    • 1 GB de espaço em disco4.
  • Servidor web Apache 2.4.54 64 bits ou superior5;
  • Banco de dados REDIS 5.0.14 ou superior5 e;
  • Servidor Podman/Docker6.

Estações de Trabalho:

Para o melhor funcionamento da operação das estações de trabalho7, estas devem ser estabelecidas com:

  • Sistema operacional Windows 10 ou superior;
  • Microsoft Excel 20138 ou superior;
  • Processador multinucleado 1.6 GHz ou superior;
  • 4 GB de memória RAM;
  • 3 GB de espaço em disco4 e;
  • Monitores com resolução de 1024x768px9 ou superiores.

Notas:

  1. Requisitos para servidores físicos ou virtualizados. Em caso de implantação do serviço de integração para controle de acesso por equipamentos Henry PrimmeSF e Argos, recomenda-se a utilização de um servidor em rede local para controle de latência.
  2. Os serviços implantados pelo ecossistema devem ser vinculados à conta na qual o pacote de idioma Português (Brasil) for implantado e configurado.
  3. Recursos mínimos em uma implantação por máquina virtual ou servidor em nuvem.
  4. Melhores resultados são obtidos com o uso de discos de tecnologia SSD ou superior.
  5. Instalação para serviços de integração baseadas no servidor web Apache (CCT Importação Aéreo) em ambientes Linux ou Windows, em rede local ou virtualizados.
  6. Instalação local ou virtualizada para integração com o serviço TOTVS Privacidade de Dados. Acesse a documentação do Docker ou Podman para mais informações sobre sua instalação.

  7. Requisitos para operação standalone do ecossistema em modo cliente. Para operação virtualizada através de serviços de virtualização (Microsoft Terminal Server ou Citrix), recomenda-se uma leitura mais aprofundada dos requisitos para a operação destes ambientes em suas respectivas documentações. O uso em contêineres de virtualização locais (VMWare, Oracle VirtualBox, etc.) não está homologado.
  8. Requisito necessário para exportação de relatórios para o formato de planilha eletrônica. Sistema não compatível com o Microsoft Office 365.
  9. Resoluções menores podem provocar a exibição de componentes de tela deslocados ou sobrepostos, não sendo recomendada a utilização de resoluções de tela abaixo da especificada.


  • A instalação do Módulo Servidor Catraca, Módulo Controle de Acesso e do driver do equipamento de catraca da DIMEP/Madis referente os modelos Biopoint e Micropoint, já contempla no pacote de instalação do produto TOTVS Logística Recintos Aduaneiros.

Módulo Controle de Acesso

Recomendamos seguir a sequência de configuração e cadastro conforme as figuras abaixo:

1. No Módulo Controle de Acesso, Cadastro de Catraca, Aba Geral, é necessário o preenchimento dos campos: nome, fabricante, modelo, status, ponto de acesso, observação, servidor, host, porta, número equipamento, sentido entrada, localização, tipo equipamento e sentido acesso. Porém, é Importante observar o preenchimento do campo "Modelo", conforme destacado na figura abaixo, que indica qual modelo do equipamento que deve ser configurado, "MICROPOINT-IP" ou "BIOPOINT-II S". Portanto os campos que estão sem habilitar e sem preenchimentos, são opcionais, sem obrigatoriedade e sem necessidade de configuração.

Figura 1: Módulo Controle de Acesso - Cadastro de Catraca - Aba Geral


2. No Módulo Controle de Acesso, Cadastro de Catraca, Aba DIMEP, é necessário o preenchimento dos campos: acionamento, qtd. leitores, número de dígitos, dígito verificador, criptografia, tempo acionamento, modelo sensor, retem cofre e identificação de acesso. Porém, é Importante observar o preenchimento do  campo "identificação de acesso", conforme destacado na figura abaixo, que indica qual identificação de acesso que deve ser configurado, "Por Crachá" ou "Por Crachá+Biometria". 

Figura 2: Módulo Controle de Acesso - Cadastro de Catraca - Aba DIMEP


3. No Módulo Controle de Acesso, Cadastro de Pessoas, Aba Informações Pessoais, é necessário preencher os campos: nome, nascimento, sexo, telefone, qualificação, tipo de documento, documento identificação, órgão emissor, data da emissão, uf, país, cpf, cnh e a data de validade. Porém, é importante observar se está selecionado a opção "Biometria" e se está coletada a imagem de captura das digitais referente as biometrias, conforme destacado nas figuras abaixo. Portanto os campos que estão sem preenchimentos, são opcionais, sem obrigatoriedade e sem necessidade de configuração.

Figura 1: Módulo Controle de Acesso - Cadastro de Pessoas - Aba Informações Pessoais


4. No Módulo Controle de Acesso, Cadastro de Pessoas, Aba Credenciamento, é necessário preencher os campos: tipo de acesso, validade de início e término, número do crachá, empresa função na empresa, motivação de credenciamento, materiais e ferramentas de trabalho. Porém, é importante observar o preenchimento do campo "Número", conforme destacado na figura abaixo, que refere ao número do crachá que será usado na identificação da pessoa no equipamento de catraca.

Figura 1: Módulo Controle de Acesso - Cadastro de Pessoas - Aba Credenciamento



04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Outras ações/ações relacionadas 

        Para o controle de acesso aos recintos aduaneiros e suas áreas internas o ecossistema TOTVS Logística Recintos Aduaneiros possui integração direta a equipamentos através de protocolo de comunicação sobre sockets TCP/IP por comunicação direta e exclusiva, não permitindo a múltipla integração entre os equipamentos e outros softwares que utilizem o mesmo modo de comunicação. São contemplados por esta integração os equipamentos conforme tabela abaixo:

FabricanteLinhaEquipamentosControle de biometriaColetor biométrico
DIMEP/MadisMicropoint IPCatracas, totens, cancelas e torniquetesNÃON/A
Biopoint IPCatracas, totens, cancelas e torniquetesSIMMorphoSmart 1300 V3
Biopoint II
Biopoint II S

 A utilização de equipamentos pode ser estabelecida de forma homogênea ou heterogênea, uma vez que estes operam individualmente através do modo de comunicação exclusivo para cada um destes modelos. Contudo, por restrições do modelo biométrico em sua aquisição, o controle através de biometria opera apenas de forma homogênea. 

Para controle efetivo da latência durante os processos de comunicação com os equipamentos de controle de acesso, sua integração deve ser feita em rede local, não sendo recomendada a operação em servidores em nuvem.

O processo de aquisição e registro de biometrias difere em relação ao fornecedor dos equipamentos e não podem ser reaproveitadas caso de troca.

A utilização do recurso de biometria online (sem registro da biometria no equipamento de controle de acesso) está disponível apenas para os equipamentos Henry das linhas PrimmeSF e Argos. Ambos permitem o controle de acesso biométrico 100% online ou 100% offline, mas apenas a linha PrimmeSF permite o controle misto para acesso biométrico.