01. DADOS GERAIS

Produto:

Linha de Produto:

Segmento:

Módulo:Controle de Acesso | Portaria
Função:Cadastros de Pessoas/Credenciamento | Cadastro de Catraca | Cadastro de Crachás | Servidor Catraca
Ticket:7407194
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DLOGPORTOS-9913


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

       Realizar a comunicação com o equipamento de catraca da DIMEP/Madis referente os modelos: Biopoint e Micropoint, e conforme a configuração e cadastro definido no Módulo Controle de Acesso, Cadastro de Pessoas/Credenciamento, Cadastro de Catraca e Cadastro de Crachás, que permitirá os acessos a unidade, bem como validações de entrada, saída, bloqueio de acesso na unidade, entre outros.

03. SOLUÇÃO

Para permitir a comunicação com o equipamento de catraca da DIMEP/Madis referente os modelos: Biopoint e Micropoint, e conforme a configuração e cadastro definido no Módulo Controle de Acesso, Cadastro de Pessoas/Credenciamento, Cadastro de Catraca e Cadastro de Crachás, deve seguir as seguintes recomendações:

Ambiente:

  1. Windows Server 2012 R2, em português brasileiro, ou superior;
  2. Driver do banco de dados SQL Server "SQL Server Native Client 11.0";
  3. Módulos de Controle de Acesso, Portaria e Servidor de Catraca do TOTVS Logística Recintos Aduaneiros na versão 12.1.2411.1 ou superior.
  • Na instalação do Módulo Controle de Acesso, já contempla o driver do equipamento de catraca da DIMEP/Madis referente os modelos Biopoint e Micropoint.

As configurações e cadastro, deve seguir a sequência conforme abaixo:

Parâmetros da DIMEP/Madis

1. No Módulo Sistema, Parâmetros, "PERMITE_RECONEXAO_DIMEP", deve ser configurado. Este parâmetro, indica se o servidor pode se reconectar automaticamente ao equipamento de catraca. Os valores do parâmetro são:

    "S" - utilizar somente com no máximo dois equipamentos.

    "N" - recomendado

Figura: Módulo Sistema - Parâmetros

Módulo Controle de Acesso

2. No Módulo Controle de Acesso, Cadastro de Catraca, Aba Geral, é necessário o preenchimento dos campos: nome, fabricante, modelo, status, ponto de acesso, observação, servidor, host, porta, número equipamento, sentido entrada, localização, tipo equipamento e sentido acesso. Porém, é Importante observar o preenchimento do campo "Modelo", conforme destacado na figura abaixo, que indica qual modelo do equipamento que deve ser configurado, "MICROPOINT-IP" ou "BIOPOINT-II S". Portanto os campos que estão sem habilitar e sem preenchimentos, são opcionais e sem obrigatoriedade de configuração.

Figura: Módulo Controle de Acesso - Cadastro de Catraca - Aba Geral


3. No Módulo Controle de Acesso, Cadastro de Catraca, Aba DIMEP, é necessário o preenchimento dos campos: acionamento, qtd. leitores, número de dígitos, dígito verificador, criptografia, tempo acionamento, modelo sensor, retem cofre e identificação de acesso. Porém, é Importante observar o preenchimento do campo "identificação de acesso", conforme destacado na figura abaixo, que indica qual identificação de acesso que deve ser configurado, "Por Crachá" ou "Por Crachá+Biometria". 

Figura: Módulo Controle de Acesso - Cadastro de Catraca - Aba DIMEP


4. No Módulo Controle de Acesso, Cadastro de Crachás de Visitante e de Funcionários, deve ser gerado os números de sequência do crachá. Portanto, para maior agilidade e facilidade, o sistema permite gerar os números de sequência do crachá automaticamente, sendo gravado na coluna "Cód. Crachá".

Figura 1: Módulo Controle de Acesso - Cadastro de Crachás de Visitantes


Figura 2: Módulo Controle de Acesso - Cadastro de Crachás de Funcionários


5. No Módulo Controle de Acesso, Cadastro de Pessoas, Aba Informações Pessoais, sugerimos preencher os campos: nome, nascimento, sexo, telefone, qualificação, tipo de documento, documento identificação, órgão emissor, data da emissão, uf, país, cpf, cnh e a data de validade. Porém, é importante observar se está selecionado a opção "Biometria" e se está coletada a imagem de captura das digitais referente as biometrias, conforme destacado nas figuras abaixo. Portanto os campos que estão sem preenchimentos, são opcionais e sem obrigatoriedade de configuração.


Figura: Módulo Controle de Acesso - Cadastro de Pessoas - Aba Informações Pessoais


6. No Módulo Controle de Acesso, Cadastro de Pessoas, Aba Credenciamento, Aba Informações para Acesso, sugerimos preencher os campos: tipo de acesso, validade de início e término, número, empresa, função na empresa, motivação de credenciamento, materiais e ferramentas de trabalho. Portanto os campos que estão sem preenchimentos, são opcionais e sem obrigatoriedade de configuração.

Os campos importantes para o processo são:

● Tipo de Acesso: Esse campo é utilizado para identificar se o acesso da pessoa é permanente ou temporário;

● Número: é o número do crachá que será usado na identificação da pessoa no equipamento de catraca, e está destacado na figura abaixo;

● Bloqueio de acesso a unidade: se essa opção estiver setada a pessoa não consegue acessar a catraca.


Figura: Módulo Controle de Acesso - Cadastro de Pessoas - Aba Credenciamento - Aba Informações para Acesso


7. No Módulo Controle de Acesso, Cadastro de Pessoas, Aba Credenciamento, Aba Horários de Acesso, é necessário preencher os campos: acesso padrão e as opções: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo com horários inicial e final. Portanto os campos que estão sem preenchimentos, são opcionais e sem obrigatoriedade de configuração.

Figura: Módulo Controle de Acesso - Cadastro de Pessoas - Aba Credenciamento - Aba Horários de Acesso


8. No Módulo Controle de Acesso, Cadastro de Pessoas, Aba Credenciamento, Aba Perfil de Acesso, é necessário selecionar o perfil de acesso e atribuir ou remover o acesso de cada perfil.

Figura: Módulo Controle de Acesso - Cadastro de Pessoas - Aba Credenciamento - Perfil de Acesso

Servidor da Catraca

O Servidor da Catraca é a aplicação responsável pela comunicação entre a Catraca e o TOTVS Logística Recintos Aduaneiros. Nesse programa serão realizados os acessos a unidade, bem como validações de entrada, saída, bloqueio de acesso na unidade, entre outros. Portanto, com os parâmetros e configurações cadastrado no Módulo Controle de Acesso, é possível realizar os testes com o Servidor da Catraca.

9. No Servidor de Catraca, Aba Log, temos a visualização dos logs referente a comunicação entre a Catraca e o TOTVS Logística Recintos Aduaneiros. Portanto, se algum motivo, o aplicativo fechar inesperademente, recomendamos a ativação da opção "Gera Log" na aba Configurações para a identificação de problemas. Os logs são gerados na pasta C:\Temp\ sendo o arquivo "Servidor-999999999_2025-04-08.log", que mostram erros que aconteceram na operação, porém nem sempre esses erros são gerados pelo Servidor. Muitas vezes são hardwares com defeito e banco de dados inoperante que mostram os erros nos logs, portanto,  a intenção dos logs, é mostrar o motivo da parada do sistema, bem como corrigir possíveis erros.

Figura 1 : Servidor de Catraca - Aba Log


10. No Servidor de Catraca, Aba Configurações, temos as configurações e opções de testes de comunicação entre a Catraca e o TOTVS Logística Recintos Aduaneiros.

Figura 2 : Servidor de Catraca - Aba Configurações

04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Outras ações/ações relacionadas 

        Para o controle de acesso aos recintos aduaneiros e suas áreas internas, o ecossistema TOTVS Logística Recintos Aduaneiros possui integração dos equipamentos da DIMEP/Madis conforme tabela abaixo:

FabricanteLinhaEquipamentosControle de biometriaColetor biométrico
DIMEP/MadisMicropoint IPCatracas, totens, cancelas e torniquetesNÃON/A
Biopoint IPCatracas, totens, cancelas e torniquetesSIMMorphoSmart 1300 V3
Biopoint II
Biopoint II S
Para controle efetivo da latência durante os processos de comunicação com os equipamentos de controle de acesso, sua integração deve ser feita em rede local, não sendo recomendada a operação em servidores em nuvem.

O processo de aquisição e registro de biometrias difere em relação ao fornecedor dos equipamentos e não podem ser reaproveitadas caso de troca.

A utilização do recurso de biometria online (sem registro da biometria no equipamento de controle de acesso) está disponível apenas para os equipamentos Henry das linhas PrimmeSF e Argos. Ambos permitem o controle de acesso biométrico 100% online ou 100% offline, mas apenas a linha PrimmeSF permite o controle misto para acesso biométrico.