Devido a necessidade de alguns módulos (Como SIGAEIC e SIGAPFS) já entregarem os tributos cálculados devido alguma particularidade, o configurador de tributos deveria receber esses valores, e não deveria recalcular o tributo, apenas receber e escriturar.
Então para atender a essa necessidade, foram criados os seguintes operandos dentro do configurador de tributos: O:BASE_INTEGRACA, O:ALIQUOTA_INTEGRACAO e O:VALOR_INTEGRACAO.
É recomendado o conhecimento sobre operandos dentro do configurador de tributos e seu uso dentro de fórmulas |
Para o configurador receber os valores, é necessário que seja um tributo que tenha ID Totvs (F2C_CODIGO), pois os valores terão que ter alguma origem válida (Calculado anteriormente pela TES ou vindo dos campos de tributos da SD1/SD2).
Estes operandos só funcionam em tributos legados (com id totvs amarrado dentro da regra de cálculo) pois se utiliza das referencias já existentes dos mesmos |
Crie uma regra de base cálculo com valor de origem igual a "11 - Formula Manual", e na fórmula, adicione o operando "O:BASE_INTEGRACAO":


Crie uma regra de alíquota com valor de origem igual a "11 - Formula Manual", e na fórmula, adicione o operando "O:ALIQUOTA_INTEGRACAO":


Crie uma regra de alíquota utilizando as regras de base e alíquota criadas anteriormente, e na fórmula de cálculo, clique para desfazer tudo, e então adicione o operando "O:VALOR_INTEGRACAO". Então termine de preencher os perfis dentro da regra de cálculo conforme sua operação.



Ao classificar uma pré-nota de importação com origem do SIGAEIC, os valores dos tributos já vem calculados (D1_VALICM, D1_VALIPI, etc), então após colocar uma TES (CFOP), as regras de cálculos do Configurador de Tributos irão entrar e absorver os valores já calculados:
Valores Originais vindos do SIGAEIC:

Após digitar a TES (Necessário apenas para o configurador saber qual o CFOP da Operação), os tributos via configurador de tributos aparecem:

| Esse processo também funciona para a geração de documento de saída via pré-fatura (JURA205) via SIGAPFS ou para outras situações em que as referencias de tributos legados já estão calculados, e se deseja apenas que o CFGTRIB receba os mesmos. |
CFGTRIB - Configurador de Tributos
CLASSTRIB- Classificação Tributária by Systax
CFGTRIB - Cálculos no Configurador de Tributos
CFGTRIB - Perguntas e Respostas - Configurador de Tributos
Configurador de Tributos - Regras Financeiras