01. VISÃO GERAL
A versão DJSCCD_6.1.8.6 apresenta importantes aprimoramentos nos serviços de transações PIX e novas funcionalidades.
Informamos que no dia 30/04/2025 realizaremos uma expedição em carater emergencial, substituindo a versão expedida DJSCCD_6.1.8.6, para a versão DJSCCD_6.1.9.0, esta substituição é obrigatória para garantir o funcionamento adequado do sistema. |
02. NOVAS FUNCIONALIDADES
Monitoramento de saldo de contas com suspeita de fraude: O sistema realiza o monitoramento de saldo em contas com suspeita de fraude identificadas através do sistema de infração PIX. Esta funcionalidade permite a realização de múltiplos bloqueios de saldo quando existe uma infração em andamento na qual não foi possível realizar o bloqueio imediato no momento do recebimento da notificação. Este monitoramento contínuo assegura que, assim que houver disponibilidade de saldo na conta, os bloqueios pendentes sejam automaticamente efetivados, garantindo o cumprimento das especificações do Banco Central no âmbito do MED (Mecanismo Especial de Devolução).
Para bloqueios MED, será necessário a configuração da sigla do motivo na tabela "PERS" (t401pers) na variável "CC_SIG_MOT_BLQ_MED" com o valor "MD".
|
Aprimorado o serviço de envio de devolução: Para otimizar o fluxo no âmbito do MED, ao enviar uma devolução PIX, quando o endtoend (identificadorTransação) possua bloqueios registrados e o operador desejar realizar a devolução para PSP Pagador, o sistema aciona automaticamente o serviço de desbloqueio antes da devolução. Dessa forma, o desbloqueio é realizado automaticamente, sem a necessidade de o operador realizá-lo manualmente.
Para realização da devolução por MED, deverá ser realizado o envio do valor total disponivel em bloqueio para o EndtoEnd específicado, pois ao realizar a devolução o sistema faz o desbloqueio de todos os registros de valores bloqueados para o EndtoEnd em questão. Cenário:
Procedimento indicado:
Importante:
|
Aprimorado serviço de recebimento PIX: Para realização de novas integrações com serviços de antifraude, o serviço de recebimento foi aprimorado para identificar transações que deverão ser bloqueadas cautelarmente por solicitações do ATF. Foi implementado um novo campo no serviço de recebimento PIX, indicadorBloqueioPix. Quando identificada a informação no recebimento, ocorrerá o bloqueio automático da transação, sendo esta desbloqueada automaticamente após o pedido de desbloqueio vindo do SPI ou, em casos em que não receber a solicitação, poderá ser desbloqueada manualmente através do sistema Conta Corrente.
Para realização de bloqueios no recebimento de PIX com a integração com ATF, será necessário a configuração da sigla do motivo na "PERS" (t401pers) na variável "CC_SIG_MOT_BLQ_PIX" Exemplo prático:
|
04. BANCO DE DADOS
Para esta nova versão do sistema, são necessárias implantações de atualizações de banco de dados.