FP0020 - Manutenção Eventos - AnalíticosPara que o produto Datasul HCM possa armazenar e demonstrar o valor do empréstimo consignado que foi descontado do funcionário durante os cálculos à serem realizados na competência, será necessário criar um novo evento do "tipo Desconto" e informar no botão eSocial a natureza eSocial "9253-Empréstimo eConsignado-Desconto", observando corretamente as demais parametrizações. Abaixo segue print com uma sugestão de parametrização que deverá ser revisada e validada, conforme seu entendimento:
Figura 1 - FP0020, pasta Geral : 
Figura 2 - FP0020, pasta Bases: 
Figura 3 - FP0020, botão eSocial: 
Para que o produto Datasul HCM possa armazenar e demonstrar o valor provisionado referente a parcela do empréstimo consignado da competência durante o cálculo das férias, será necessário criar dois novos evento: Primeiro evento, criar com identificação " Desconto" e informar no botão eSocial a natureza eSocial DIFERENTE de "9253-Empréstimo eConsignado-Desconto", observando corretamente as demais parametrizações. Abaixo segue print com uma sugestão de parametrização que deverá ser revisada e validada, conforme seu entendimento: Figura 4 - FP0020, pasta Geral: 
Pasta Bases definir como Não Incide todos os demais campos
Figura 5 - FP0020, botão eSocial: 
Segundo evento, criar com identificação "Outros" e informar no botão eSocial a natureza eSocial 0000 "Não Enviar para o eSocial", este evento será utilizado durante o cálculo da folha para informar qual foi o valor provisionado do emprestimo consignado, uma vez que o valor efetivo do desconto emprestimo crédito do trabalhador para envio ao eSocial ocorrerá somente nos cálculos da folha de pagamento e ou Rescisão.Figura 6 - FP0020, pasta Geral: 
Pasta Bases deixar todos os campos como Não Incide
Figura 7 - FP0020, botão eSocial: 
Para que o produto Datasul HCM possa armazenar e demonstrar o valor de empréstimo consignado que foi descontado do funcionário como apenas como previsão durante o cálculo do adiantamento normal/quinzenal à serem realizados na competência, será necessário criar um novo evento do "tipo Desconto" e informar no botão eSocial a natureza eSocial DIFERENTE de "9253-Empréstimo eConsignado-Desconto", observando corretamente as demais parametrizações. Abaixo segue print com uma sugestão de parametrização que deverá ser revisada e validada, conforme seu entendimento: Figura 8 - FP0020, pasta Geral: 
Pasta Bases definir como Não Incide todos os demais campos
Figura 9 - FP0020, botão eSocial: 
Após incluído o novo evento acima, ainda no cadastro de Manutenção Eventos - Analíticos, orientamos marcar o campo Considera Adiant Normal da pasta Geral que fica na aba Geral, esta ação será através do botão Altera ocorrência Corrente. |
FP0530 - Manutenção Regras Empréstimo Consignado
Dando continuidade as parametrizações, é necessário inserir as regras para desconto do Crédito do Trabalhador no programa FP0530 através do botão nova ocorrência. Uma característica importante do Crédito do Trabalhador é que os funcionários poderão contrair empréstimos nas mais variadas instituições financeiras credenciadas para este fim. Deste modo, é importante considerar para a modalidade de Empréstimos de Crédito do Trabalhador o uso de um código de banco que Não seja uma entidade financeira credenciada no governo (Portal Brasil) para atuar na Modalidade empréstimo de Crédito do Trabalhador. Como sugestão, recomendamos cadastrar como código do banco o número "999", conforme abaixo: Primeiramente, acesse o programa FP0520 - Manutenção Bancos/Agencias e cadastre o código do banco 999:
Figura 11 - Código de Banco para uso no Crédito do Trabalhador 
As pastas Agências e Conta Corrente não será necessário preencher, pois os empregadores não precisarão controlar os empréstimos dos funcionários por agência. |
Em seguida, acesse o programa FP0530 e parametrize as regras de Cálculo da pasta Cadastral para Cálculo e Comprometimento de Rescisão. Para que o sistema consiga identificar que estas regras são para o Crédito do Trabalhador, é imprescindível marcar o campo "Crédito do Trabalhador 2025" que está ao lado da descrição do campo banco. Abaixo segue print com uma sugestão de parametrização que deverá ser revisada e validada, conforme seu entendimento:
Figura 12 - FP0530A, pasta Cadastral: Banco > Definir um banco que não esteja na lista dos bancos conveniados com Governo no Portal Brasil, pois este cadastro será utilizado para definir as regras para desconto conforme Portaria MTE nº 435/2025. Importante destacar que o banco definido Não será levado para o governo através do eSocial, evento S-1200. Na Aba eSocial iremos detalhar mais detalhar sobre o XML do eSocial. Cálculo > Evento Desconto: Definir o evento que será descontado o crédito do Trabalhador e enviado ao eSocial com a natureza eSocial = 9253-Empréstimo eConsignado-Desconto Considera Margem mensal: Marcado indica que no cálculo da folha, será aplicado o percentual da remuneração para encontrar o limite da remuneração disponível do mês, percentual é informado na Aba Margem. Quando não marcado o cálculo da folha irá descontar o valor da parcela integral em limitar o percentual da remuneração disponível, este regra não é aplicada para o empréstimo do crédito do Trabalhador. Desconta Proporcional: Marcado indica que no cálculo da folha, será descontado proporcional o valor da parcela do empréstimo somente para o funcionário que Não tiver saldo suficiente para desconto, limitado ao percentual 35% da remuneração disponível. Desconta Férias: Marcado indica que nas férias, será provisionado o valor do parcela do empréstimo do mês proporcionalmente aos dias gozados de férias.
Adiantamento > Desconta % Adto Proporc: Marcado indica que no cálculo do adiantamento normal, será provisionado o valor da parcela do empréstimo do Crédito do Trabalhador proporcional ao percentual da habilitação do adiantamento normal. Orientamos utilizar esta regra para atender as definições da Portaria MTE nº 435/2025. Desconta Integral: Marcado indica que no cálculo adiantamento normal, será provisionado o valor da parcela Integral do empréstimo do Crédito do Trabalhador, para o funcionário que Não tiver saldo suficiente o liquido do adiantamento normal será zerado e não terá valor a receber de adiantamento. Deste modo, orientamos a Não utilizar esta opção.
Comprometimento Rescisão > Percentual Outros Eventos: Marcado indica que o sistema irá aplicar o percentual informado no campo " Perc Rescisão" sobre a Remuneração disponível de Rescisão, atendendo a Portaria 435/2025. Percentual Liquido: Marcado indica que o sistema irá aplicar o percentual informado no campo "Perc Rescisão " sobre o valor Líquido de Rescisão, deste modo, não estará aplicando sobre a remuneração disponível previsto na lei do empréstimo do Crédito do Trabalhador. Deste modo, orientamos a Não utilizar esta opção.

O sistema está preparado para permitir um único cadastro de Regras de Empréstimo Consignado para Crédito do Trabalhador 2025. Ressaltamos que este cadastro tem como objetivo definir as regras de desconto do empréstimo do Crédito do Trabalhador conforme previsto nas Portarias correspondentes, o código do banco informado é obrigatório para o cadastro no sistema apenas, não será levado em consideração para geração do XML para envio ao eSocial. |
Figura 13 - FP0530A, pasta Margem:
Perc Remun Disponível: Informar o percentual ( 35% ) conforme previsto em Lei, o sistema irá aplicar este percentual sobre o valor dos eventos definidos na Pasta Remuneração e Obrigatórios, que resultará na Remuneração Disponível no mês e será utilizado para limitar o valor da parcela do empréstimo do Crédito do Trabalhador a descontar no mês. Gera Valor Margem: Marcado indica que o cálculo da folha irá gerar o valor da margem no evento informado no campo ao lado Evento Margem. O valor deste evento não é obrigatório ser apurado uma vez que é a Data Prev que irá calcular a Margem baseado nos eventos com incidência positiva e negativa para a contribuição previdenciária enviado mês a mês para o eSocial. Evento Margem: Este campo é habilitado somente quando o campo Gera Valor Margem é marcado. O cálculo da folha irá gerar o evento deste campo considerando o valor de todos os eventos informados nas Pastas Remuneração e Obrigatórios. O valor deste evento não é obrigatório ser apurado uma vez que é a Data Prev que irá calcular a Margem baseado nos eventos com incidência positiva e negativa para a contribuição previdenciária enviado mês a mês para o eSocial. 
Figura 14 - FP0530, pasta Remuneração: Nesta pasta, deverá informar os eventos que possuem incidência positiva e negativa para a contribuição previdenciária (ex: Horas normais, horas repouso, adicionais de insalubridade, adicional noturno, adicional periculosidade, horas extras e seus adicionais, comissões, férias normais, férias adicionais, férias1/3, desconto de faltas, desconto de DSR, etc...). 
Figura 15 - FP0530, pasta Obrigatórios: Nesta pasta, deverá ser informado os eventos obrigatório (Desconto INSS e Desconto de Imposto de Renda) previsto na Portaria MTE nº 435/2025. 
Figura 16 - FP0530, pasta Verbas Resc.: Nesta pasta, deverá ser informado todos os eventos na Pasta Remuneração e Obrigatórios, dos quais possuem incidência positiva e negativa para a contribuição previdenciária. 
As figuras 9,10,11,12 e 13 são meramente ilustrativas. Todas as parametrizações devem ser adequadas levando em consideração as características do seu ambiente. |
IMPORTANTE: O procedimento abaixo aplica-se apenas para quem estiver com o ambiente atualizado até o patch 12.1.2407.13 / 12.1.2411.7 / 12.1.2503.2. Para que seja possível a inclusão dos Empréstimos do Funcionário (FP0535) manualmente conforme orientação da aba Empréstimos Funcionário Figura 17, é necessário a criação da Regra do Empréstimo Consignado para o código de banco 0 (zero). Orientamos selecionar o banco que foi incluído a Regra do Empréstimo Crédito do Trabalhador e através do botão "cria uma cópia da ocorrência corrente" replicar o cadastro para o banco 0 (zero) conforme sugestão abaixo:
Figura 12.1- FP0530, Botão Cria uma cópia da ocorrência corrente 
Figura 12.2- FP0530A, pasta Cadastral: Regra para o banco 0 (zero) Antes de confirmar através do botão OK, deve ser desmarcado o campo Crédito do Trabalhador 2025 e em seguida clicar no botão OK, para confirmar o cadastro do banco 0 (zero). 
|
FP0535 - Empréstimos FuncionárioPara efetuar o desconto do empréstimo contratado pelo trabalhador em Folha e ou Rescisão, será necessário efetuar o lançamento manual através do programa FP0535 ou através do programa de importação. Mais detalhes acompanhar na Aba Importação.
Logo abaixo, iremos exemplificar o lançamento de um empréstimo contratado no banco 104 - Caixa Econômica Federal, com parcela à ser descontada no valor de R$ 121,00 (Cento e vinte e um reais):
Figura 17 - FP0535, lançamento de parcela consignada, pasta Cadastral: 
Sempre que for marcado o campo Crédito do Trabalhador 2025, o campo Agência será desabilitado automaticamente e permanecerá como 0 - Todas Agências. Este tratamento será aplicado pois as agências bancárias não serão utilizadas neste processo. O campo eSocial Garantia de Empréstimo FGTS - Lei n. 13.313/2016, deve ser marcado quando o trabalhador e a instituição financeira acordarem o uso do FGTS como garantia no empréstimo. Está informação estará disponível do Portal Emprega Brasil juntamente com o valor da parcela de empréstimo, mês a mês , para desconto em Folha de Pagamento. |
Figura 18 - FP0535, pasta Margem (não será necessário informar dados): 
Figura 19 - FP0535 - pasta Empréstimo: 
Figura 20 - Incluir o valor da Parcela do Crédito do Trabalhador de 121,00 no programa FP0535, para a competência correspondente para desconto em folha/rescisão e provisão de desconto em Férias/Adiantamento Normal. 
|
Rescisão Contratual de Trabalho
No caso de rescisão de contrato de trabalho, o sistema irá proceder com o desconto da parcela de Crédito do Trabalhador referente a competência em que está sendo calculada a rescisão, conforme as regras de remuneração disponível parametrizadas no FP0530. Em caso de saldo insuficiente para desconto da parcela integral, o sistema irá descontar o valor parcialmente, considerando os parâmetros de 35% da remuneração disponível.
Logo abaixo iremos exemplificar estes dois cenários:
Exemplo 1: Desconto Integral da Parcela em Rescisão Contratual: Valor de parcela de empréstimo Crédito do Trabalhador de R$ 121,00 no programa FP0535
Figura 21 - Crédito do Trabalhador no FP0535 no valor de R$ 121,00 aguardando processamento: 
Figura 22 - Programação de Rescisão Contratual no FR5040, estabelecimento 104, matrícula 1346: 
Figura 23- (Print do FR5080) - Geração do Movimento Automático de Rescisão pelo FR5060, irá gerar o evento de desconto do empréstimo do Crédito do Trabalhador com base no evento com natureza eSocial 9253 informado na regra do empréstimo marcado como Crédito do Trabalhador FP0530, para ser valorizado no cálculo da rescisão: 
Figura 24 - Demonstrativo de Cálculo FR5300 com o desconto integral da parcela de Crédito do Trabalhador: 
Detalhamento do cálculo realizado na Rescisão Contratual: | Descrição | |
|---|
| Estabelecimento | 104 | | Matrícula | 1346 | Verbas Resc.=>
| (evt 001 = R$ 678,40+), (evt 031 = 113,07+), (evt 511 = R$ 63,09-) = R$ 728,38 Obs: O valor das verbas rescisórias é demonstrado no próprio evento de desconto de empréstimo através da coluna base de cálculo. Já na coluna quantidade do evento de desconto de empréstimo é demonstrado o percentual da remuneração disponível. | Remuneração Disponível
| R$ 728,38 * 35% = R$ 254,93 Obs: O valor da remuneração disponível é o resultado do valor total das verbas rescisórias, linha acima R$ 728,38, aplicando o percentual da remuneração disponível = 35% , utilizado para limitar o valor de desconto da parcela caso o valor da parcela seja superior ao valor da remuneração disponível. Neste exemplo o valor da parcela do emprestimo eConsignado foi inferior ao valor do limite da remuneração disponível, permitindo o desconto integral da parcela do mês.
| | Valor da Parcela de Empréstimo | R$ 121,00 OBS: Valor calculado no evento de desconto de empréstimo, evento 425. |
Figura 25 - FP0535 do funcionário após desconto integral na rescisão: 
Exemplo 2: Desconto Parcial da Parcela em Rescisão Contratual: Simulação com valor de parcela de R$ 2.000,00.

Figura 26- Programação de Rescisão Contratual no FR5040, estabelecimento 104, matrícula 1346: 
Figura 27 - Crédito do Trabalhador no FP0535 no valor de R$ 2.000,00 aguardando processamento: 
Figura 28 - (Print do FR5080) - Geração do Movimento Automático de Rescisão pelo FR5060, inserindo o evento para ser apurado pelo cálculo da rescisão: 
Figura 29 - Demonstrativo de Cálculo FR5300 com o desconto parcial da parcela de Crédito do Trabalhador: 
Detalhamento do cálculo realizado na Rescisão Contratual: | Descrição | Eventos/Valores |
|---|
| Estabelecimento | 104 | | Matrícula | 1346 | | Verbas Resc. | (evt 001 = R$ 678,40+), (evt 031 = 113,07+), (evt 511 = R$ 63,09-) = R$ 728,38 Obs: O valor das verbas rescisórias é demonstrado no próprio evento de desconto de empréstimo através da coluna base de cálculo. Já na coluna quantidade do evento de desconto de empréstimo é demonstrado o percentual da remuneração disponível. | | Remuneração Disponível |
R$ 728,38 * 35% = R$ 254,93 Obs: O valor da remuneração disponível é o resultado do valor total das verbas rescisórias, linha acima R$ 728,38, aplicando o percentual da remuneração disponível = 35% , utilizado para limitar o valor de desconto da parcela caso o valor da parcela seja superior ao valor da remuneração disponível. Neste exemplo o valor da parcela do emprestimo eConsignado foi superior ao valor do limite da remuneração disponível, ocorrendo o desconto proporcional da parcela do mês.
| | Valor da Parcela de Empréstimo | R$ 2.000,00 OBS: Valor apurado no evento de desconto de empréstimo, evento 425, sempre limitado ao valor da remuneração disponível = R$ 254,93. O valor pendente será negociado diretamente entre o empregado/funcionário e a entidade financeira, importante destacar que o empregador deverá comunicar o funcionário. A TOTVS estará diponibilizando no recibo de pagamento e no Termo de Rescisão para demonstrar nova mensagem " eConsignado Não descontado Integral" .este comunicado nos próximos pacotes adequaçao Informaremos em breve previsão desta implementação. |
SOMENTE novos empréstimos, contratados por essa modalidade e através da CTPS Digital, podem ter a verba com Natureza de Rubrica 9253 – Empréstimos eConsignado – Desconto |
Figura 30 - FP0535 do funcionário após desconto parcial na rescisão: 
|
FériasDurante o cálculo das Férias, o sistema Datasul HCM poderá reservar o valor proporcional da parcela de Empréstimo Credito do Trabalhador, evitando desta forma que a folha normal não possa efetuar o desconto integral da parcela do eConsignado em função da falta de remuneração disponível por ocasião da concessão das férias. Para atender este cenário, será necessário as seguintes parametrizações: Importante: Temos disponível no produto (FR0020) os índices de férias 29 e 30 relacionados ao evento analítico 999-Uso futuro. Para a empresa que não tenha utilizado esta função de Empréstimo Consignado no modelo tradicional, ao calcular férias para o primeiro funcionário com parcela de empréstimo eConsignado na competência das férias e que esteja marcado no cadastro do emprestimo eConsignado desconta férias (Visualizar no FP0535 através do botão altera ocorrência corrente), será apresentado no log de cálculo das férias a mensagem abaixo:
Figura 31 - Log do cálculo de férias 
Orientamos a inclusão e ou validação dos eventos a serem apresentados durante o cálculo das férias e da Folha de Pgamento de acordo com os passos abaixo:
Acessar o programa FR0020-Manutenção Eventos Específicos Férias e selecionar/localizar o índice de férias 29-Desconto Empréstimo nas Férias e relacionar o evento previamente já cadastrado na Aba Eventos, figuras 4 e 5. Figura 32 - FR0020 
Selecionar o índice de férias 30-Empréstimo Descontado nas férias e através do botão Altera Ocorrência Corrente, informar o evento previamente já cadastrado na Aba Eventos, figuras 6 e 7. Figura 33 - FR0020 
Após finalizado os cadastros acima, efetuar o cálculo das férias para o efetivo desconto da provisão do empréstimo consignado, abaixo iremos demonstrar os valores provisionados em Férias:
Exemplo: Previsão Desconto da Parcela Proporcional aos dias de gozo de Férias: Figura 34 - Para que ocorra o desconto da provisão em férias, o cálculo de férias verificar se para o funcionário o emprestimo da modalidade crédito do trabalhador está marcado para "Desconta Férias", conforme tela abaixo: 
Demonstrativo de cálculo da folha normal e valores transitados após cálculo de férias: Figura 34.1- Parcela do Crédito do Trabalhador no FP0535 no valor de R$ 180,00 aguardando processamento: 
Figura 35- Demonstrativo de Cálculo das férias FR0140 com o valor de desconto provisionado da parcela do emprestimo eConsignado proporcional aos dias de gozo das férias: Detalhamento do cálculo realizado em Férias: | Descrição | |
|---|
| Estabelecimento | 104 | | Matrícula | 1300 | Evento Previsão desconto empréstimo Férias
| | | Valor de Previsão Desconto de Empréstimo Férias | R$ 90,00 Valor calculado no evento de provisao desconto de empréstimo, evento 431, valor parcela do empréstimo do mês R$ 180,00 / dias do mês (30) * dias de gozo de férias) = 121,00 / 30 * 10 = R$ 40,33
| | FP0535 - Empréstimo Funcionário | Não é atualizado o valor pendente do empréstimo na Aba Desconto, uma vez que este valor calculado em férias tem a finalidade de efetuar a reservar da parcela de desconto proporcional ao dias concedidos em férias, no cálculo da folha ocorrerá o desconto efetivo do funcionário, limitado a 35% da remuneração disponível e o envio ao eSocial do desconto eConsignado realizado em folha apenas. |
Figura 35.1 - FP0535 Após as férias calculada, não é atualizado o cadastro do empréstimo do funcionário com o valor descontado em férias como previsão, conforme pode ser acompanhado na figura 35.2 o desconto efetivo ocorrerá apenas no calculo da folha de pagamento e ou rescisão quando o funcionário está desligado no mês: 
Figura 35.2 - Demonstrativo de cálculo da folha normal e valores transitados após cálculo de férias:
Falta printar o FP3040 da folha aqui
|
Adiantamento NormalDurante o cálculo do adiantamento normal, o sistema Datasul HCM poderá reservar o valor proporcional da parcela de Empréstimo Credito do Trabalhador, evitando desta forma que a folha normal não possa efetuar o desconto integral da parcela do eConsignado em função da falta de remuneração disponível por ocasião da concessão da remuneração paga na folha de Adiantamento Normal. Para atender este cenário, será necessário as seguintes parametrizações:
Figura 36 - Para que o evento de desconto de provisão na Folha de Adiantamento Normal seja considerado é necessário marcar o parâmetro Adiantamento Aberto. 
Figura 36 - Para que o evento de desconto de provisão do empréstimo eConsignao do Crédito do Trabalhador seja considerado no cáculo da Folha de Adiantamento Normal, o sistema irá buscar todos os contratos existentes no FP0535 e que estejam marcados como Adiantamento conforme tela abaixo (FP0535 - Acessar o botão Altera ocorrência corrente):

Figura 37 - Funcionário com parcela de desconto eConsignado marcado campo Crédito do Trabalhador 2025 no mês da habiltação da folha de Adiantamento Normal.

Figura 38- Demonstrativo de Cálculo da Folha de Adiantamento Normal, FP3040 com o valor de desconto provisionado da parcela do emprestimo eConsignado proporcional aos dias trabalhados Detalhamento do cálculo realizado no Adiantamento Normal: | Descrição | |
|---|
| Estabelecimento | 104 | | Matrícula | 1341 | Evento Previsão desconto empréstimo Férias
| | | Valor de Previsão Desconto de Empréstimo Férias | R$ 92,00 Valor calculado no evento de provisao desconto de empréstimo, evento 431, valor parcela do empréstimo do mês R$ 180,00 / dias do mês (30) * dias de gozo de férias) = 121,00 / 30 * 10 = R$ 40,33
| | FP0535 - Empréstimo Funcionário | Não é atualizado o valor pendente do empréstimo na Aba Desconto, uma vez que este valor calculado em férias tem a finalidade de efetuar a reservar da parcela de desconto proporcional ao dias concedidos em férias, no cálculo da folha ocorrerá o desconto efetivo do funcionário, limitado a 35% da remuneração disponível e o envio ao eSocial do desconto eConsignado realizado em folha apenas. |
|
eSocialNo eSocial, os eventos periódicos S-1200, S-2299 e S-2399 serão gerados com o bloco <descFolha> apenas para os eventos de empréstimos do Crédito do Trabalhador que estejam com natureza eSocial = 9253-Empréstimo eConsignado-Desconto. Figura 36 - Recorte do XML, bloco descFolha para empréstimo consignado:

|
Arquivo de ImportaçãoOrientações para edição do arquivo de importação Caso seja necessário editar o arquivo de importação de forma que não altere a estrutura do arquivo, recomenda-se utilizar preferencialmente o Bloco de Notas ou outro editor de texto simples. A abertura e edição do arquivo pelo Excel pode resultar na desconfiguração de dados, especialmente em campos sensíveis como CPF ou número de contrato iniciados com zeros, que podem ser automaticamente convertidos para formatos numéricos incorretos. Mesmo que alguns campos do arquivo não estejam sendo considerados no momento da importação, eles não devem ser removidos. A estrutura do arquivo deve ser mantida exatamente conforme o leiaute definido, incluindo todos os campos, utilizados ou não. Qualquer alteração na ordem ou quantidade de campos pode comprometer a leitura correta do arquivo e causar falhas no processo de importação. Caso a edição do arquivo tenha sido feita de forma incorreta e tenha ocorrido desconfiguração de campos, deverá ser baixado novamente o arquivo e seguir com as orientações descritas para evitar novas inconsistências. O Excel pode ser utilizado somente para visualização das informações. Para qualquer tipo de alteração, utilize o Bloco de Notas, garantindo assim a integridade dos dados. |
Para importação do arquivo disponibilizado pela Dataprev, foi implementado um programa de carga para fazer as importações. Em breve será atualizada uma rotina muito mais moderna e funcional. Acompanhe nossas liberações, em breve iremos compartilhar mais novidades. Antes de realizar a importação, deve seguir atentamente as orientações descritas no quadro 'Atenção' no início dessa aba. Documentação do programa de carga: importa_arquivo_cred_trab.r Atualmente o programa está preparado para importar somente arquivo com a extensão .csv. Em breve será disponibilizado uma nova versão para importar outros tipos como .xls e Json. Na inclusão dos registros importados, serão considerados os parâmetros definidos no programa FP0530 – Regras Empréstimo Consignado, para a entidade marcada como "Crédito de Trabalhador 2025". Serão aplicadas no programa FP0535 – Empréstimos Funcionário as configurações: - Tipo de desconto no adiantamento (Não desconta, Desconta % Adto Proporcional ou Desconta Integral);
- Desconta Férias;
- Percentual Rescisão;
- Percentual Remun Disponível;
- Percentual Consig Voluntário;
Para os campos de código e descrição da instituição financeira, será realizada uma verificação no cadastro FP0520 – Manutenção Bancos/Agências. Se o código e a descrição não existirem, um novo registro será criado automaticamente. Caso contrário, esses campos não serão atualizados no FP0520 – Manutenção Bancos/Agências, e o processo de importação das demais informações seguirá normalmente no FP0535 – Empréstimos Funcionário. O programa executa validações durante o processamento e registra os resultados em um arquivo de log gerado ao final da execução. Cada linha no log representa o resultado de uma validação para um determinado registro, classificada em um dos seguintes tipos: Sucesso: o registro foi processado corretamente, sem inconsistências. Aviso: o registro foi processado, mas foram identificadas informações que merecem atenção, embora não impeçam a continuidade do processo. Erro: o registro não pôde ser processado devido a inconsistências ou dados inválidos.
Abaixo, detalhamos os tipos de mensagens registrados no log. - Registros processados com Sucesso:
- Quando o registro é incluído sem erros no FP0535A - Empréstimos Funcionário e FP0535B - Empréstimos Funcionário;
- Quando o registro é atualizado sem erros no FP0535A - Empréstimos Funcionário e FP0535B - Empréstimos Funcionário;
- Registros processados com Aviso:
- Quando o registro do arquivo já existe no FP0535A - Empréstimos Funcionário ou FP0535B - Empréstimos Funcionário e não foi marcado o campo 'Atualizar Registros Importados' na tela;
- Quando já existe um registro no FP0535 - Empréstimos Funcionário com o mesmo número de contrato e está marcado 'Crédito Trabalhador' para outro funcionário;
- Registros processados com Erro:
- Verifica se existe uma entidade marcada como 'Crédito de Trabalhador 2025' no programa FP0530 - Regras Empréstimo Consignado;
- Verifica se a competência que está no arquivo é maior ou igual ao mês de referência da base localizada no programa FP0500 - Parâmetros Empresa RH;
- Para funcionários ativos, permite a importação somente se o tipo de cálculo estiver como Não Calculado no programa FP1520 - Consulta Funcionário;
- Para funcionários desligados, não permite a importação para desligamentos em competências anteriores a competência que está sendo importada. Caso o período do desligamento seja igual a competência que está sendo importada, permite a importação somente se o cálculo da rescisão ainda não foi efetuado.
- Não permite importar um registro com número de contrato que já exista no FP0535 - Empréstimos Funcionário para o funcionário e que esteja com o indicador Crédito de Trabalhador desmarcado.
- Faz validação do número do contrato, caso encontre caracteres inconsistentes, por ex, (',' ou 'E+' devido edição realizada e excel e o formato ficou como por ex: 1,2521E+21), retorna um erro e não importa o registro.
Abaixo, apresentamos uma tabela de correspondência (“de-para”) entre os campos do arquivo conforme o leiaute definido e os respectivos campos dos programas FP0520 - Manutenção Bancos/Agências e FP0535 - Empréstimos Funcionário onde cada informação será gravada. A tabela também identifica os campos do arquivo que, neste momento, não serão considerados no processamento porém não devem ser retirados do arquivo.
| Campo Leiaute | Programa(s) | Aba | Campo(s) | Observação |
|---|
| ifConcessora.codigo | FP0520 FP0535a | Cadastral | Banco Banco |
| | ifConcessora.descricao | FP0520 |
| Razão Social |
| | contrato | FP0535a | Cadastral | Contrato |
| | cpf |
|
|
| Utilizado internamente | | matricula |
|
|
| Utilizado internamente | | inscricaoEmpregador.codigo | N/A |
|
|
| | inscricaoEmpregador.descricao | N/A |
|
|
| | numeroInscricaoEmpregador | N/A |
|
|
| | nomeTrabalhador | N/A |
|
|
| | nomeEmpregador | N/A |
|
|
| | dataInicioContrato | FP0535a | Empréstimo | Início Contrato |
| | dataFimContrato | FP0535a | Empréstimo | Término Contrato |
| | competenciaInicioDesconto | FP0535a | Empréstimo | Mes/Ano inicio empréstimo |
| | competenciaFimDesconto | N/A |
|
|
| | totalParcelas | FP0535a | Empréstimo | Qtde Parcelas |
| | valorParcela | FP0535a FP0535b | Empréstimo '' | Valor Parcela Valor Parcela |
| | valorEmprestimo | FP0535a | Empréstimo | Total operação |
| | valorLiberado | FP0535a | Empréstimo | Valor Liberado |
| | qtdPagamentos | N/A |
|
|
| | qtdEscrituracoes | N/A |
|
|
| | categoriaTrabalhador.codigo |
|
|
| Utilizado internamente | | categoriaTrabalhador.descricao | N/A |
|
|
| | competencia | FP0535b |
| Mês/Ano |
| | inscricaoEstabelecimento.codigo | N/A |
|
|
| | inscricaoEstabelecimento.descricao | N/A |
|
|
| | numeroInscricaoEstabelecimento | N/A |
|
|
|
|
Perguntas e Respostas1 - Quando será liberado o programa de importação dos empréstimos com origem no Crédito Trabalhador? O programa de importação está disponível no pacote de 05/05/2025, com retrofit compatível com o pacote de 14/04/2025, liberado por meio de Patch Adicional Patch Adicional - Pacote de 14/04/2025. Diante do prazo reduzido e da necessidade de realizar a importação já em maio/25, disponibilizamos um programa temporário. Ele executa todas as regras e validações exigidas para garantir a correta importação do arquivo no programa FP0535 – Empréstimos Funcionário, aceitando exclusivamente arquivos no formato .csv. Em breve, lançaremos uma nova interface: mais moderna, intuitiva e com funcionalidades ampliadas, para tornar esse processo ainda mais prático no seu dia a dia. Fique de olho na nossa página centralizadora do Crédito Trabalhador, onde divulgaremos todas as atualizações sobre o tema. 2 - A importação será utilizada apenas para incluir parcelas em cadastros de empréstimos já existentes no FP0535, ou também fará o cadastro completo do empréstimo e suas parcelas? A importação irá inserir os valores a serem descontados dos funcionários no FP0535 – Empréstimos Funcionário, conforme a competência informada no arquivo. Quando a parcela importada for a primeira e ainda não houver um empréstimo cadastrado para o funcionário, o sistema criará automaticamente o registro do empréstimo no FP0535 – Empréstimos Funcionário e incluirá o valor da parcela para que seja considerado nos cálculos. 3 - Caso a empresa opte por não utilizar os programas FP0530 - Regras Empréstimo Consignado e FP0535 – Empréstimos Funcionário e registre as parcelas diretamente no programa FP2220 - Manutenção Movimento em Lotes, utilizando um evento com a natureza correta (9253), essa alternativa atenderá a exigência do eSocial? Não. Para atender ao eSocial, não basta apenas lançar o valor da parcela na rubrica com natureza 9253. É obrigatório o envio de informações complementares, como o número do contrato do empréstimo e o código da instituição financeira — dados que estão vinculados exclusivamente aos registros do programa FP0535 – Empréstimos Funcionário. Caso o valor seja lançado diretamente no programa FP2220 - Manutenção Movimento em Lotes, mesmo com a natureza correta, essas informações não serão incluídas no XML, resultando em erro na geração do evento e apontamento de inconsistência no eSocial devido não encontrar o codigo da Instituição Financeira e do número do contrato do empréstimo do Crédito do Trabalhador. 4 - Os lançamentos nos programas FP0530 - Regras Empréstimo Consignado e FP0535 – Empréstimos Funcionário já podem ser realizados manualmente, ou é recomendado aguardar a liberação da rotina de importação? O programa de importação será disponibilizado para que o cliente não precise realizar os lançamentos manualmente no programa FP0535 – Empréstimos Funcionário. No entanto, caso haja desligamentos de funcionários com empréstimo antes da atualização do programa de importação, será necessário incluir manualmente o registro do empréstimo no programa FP0535 – Empréstimos Funcionário para esses casos específicos. 5 - Será gerado Título de Pagamento dessas informações que vai constar no FGTS Digital? Para o título de pagamento referente o evento de desconto do crédito trabalhador, deverá ser incluído grupo de pagamento no programa FP4370 - Manutenção Grupo Pagamento (para um grupo acima de 50) com o evento de desconto em folha de pagamento e rescisão, para maiores detalhes acompanhe em nossa documentação, Pasta Títulos, que constará instruções quanto a parametrização para geração de titulos.
|
|