O presente manual possui o objetivo de demonstrar a utilização de uma nova janela de controle criada dentro do aplicativo Configuração Central (CFGCEN), sendo esta responsável pela indicação do status de integração do API Hub, e também da possibilidade de realizar ou não a reversão dos registros integrados dentro do sistema TOTVS Agro Bioenergia.

O desenvolvimento desta API  foi realizada com o objetivo de interagir e possibilitar a integração do TOTVS Agro Bioenergia com outros produtos.

Dentro desta janela o usuário poderá registrar o cadastro de rotinas (processos) internas que possuem registros - referentes à movimentações de informações financeiras- que serão enviados para outro sistema via API, realizando assim a integração entre os sistemas. 

É importante enfatizar que as rotinas do sistema Bioenergia que estão relacionadas ao cadastro, são tratadas de forma a prevenir a reversão dos dados que foram integrados à outro sistema, bem como a exclusão destes de seu banco de dados de origem.

Porém, outro ponto muito importante a ser levado em consideração é que:

O preenchimento da tela de controle de integrações NÃO é suficiente para garantir que o bloqueio da reversão de informações será realizado com sucesso no sistema Bioenergia.

Por este motivo, foram criados parâmetros dentro desses processos internos do sistema que serão consultados no momento em que o usuário tentar processar a reversão sobre uma determinada rotina, sendo assim, estes parâmetros irão apontar para qual cadastro está sendo chamado fazendo assim uma consulta direta à sua tabela com o objetivo de identificar o tipo de status registrado nela, verificando se é permitido ou não a reversão da rotina em questão.

Pra uma melhor visualização, observe abaixo alguns prints do funcionamento da janela desenvolvida:





Portanto, como destacado anteriormente, a tela de Cadastro de Bloqueio de Movimentações possui como principal objetivo auxiliar o usuário na gestão de processos elegíveis para a realização de reversão de dados, proporcionando também uma visualização mais clara das integrações realizadas entre eles. Além disso, contribui para a preservação da consistência desses dados ao aplicar regras que impedem o cadastro de códigos duplicados ou a ausência de informações essenciais, como a descrição de registros. Dessa forma, garante-se maior segurança, controle e confiabilidade no tratamento das informações envolvidas.