Para aproveitar ao máximo o módulo Gestão de Bens, comece pela tela de Definições Globais. Aqui você encontrará as opções para personalizar o sistema de acordo com as suas necessidades técnicas e de negócio assim obtendo os melhores resultados.
Acessar as configurações de definições globais. 
Criar parâmetros que determinem a aplicação de regras que impedem o cadastro de mais de um bem do tipo veículo com o mesmo número de chassi ou de RENAVAM. - Validar número de chassi único: Indicador de validação do número de chassi. Quando S - Sim, indica que a regra deve ser aplicada. Quando N - Não, indica que a regra deve ser desconsiderada. O valor default é N – Não.
- Validar número de RENAVAM único: Indicador de validação do número de RENAVAM. Quando S - Sim, indica que a regra deve ser aplicada. Quando N - Não, indica que a regra deve ser desconsiderada;
- Validar número de placa único: Indicador de validação da placa. Quando S - Sim, indica que a regra deve ser aplicada. Quando N - Não, indica que a regra deve ser desconsiderada;

Permite definir um grau de prioridade para as garantias. Ao habilitar esta opção, o sistema verifica automaticamente se um bem já está sendo utilizado como garantia em outra operação com o mesmo grau de prioridade. Isso evita que um mesmo bem seja utilizado em duas operações de hipoteca ou penhor com a mesma prioridade, prevenindo erros e garantindo a segurança das transações. 
Configuração de um prazo para adequação dos critérios – redistribuição dos pesos - e geração de nova matriz de cobertura, quando houver a inclusão de nível em um critério. - Preenchimento obrigatório;
- Permitir apenas números, entre 0 e 99999.

O campo 'Valor Máximo' serve para proteger você! Ao incluir um novo bem diretamente na tela de alteração de garantia, o sistema não permitirá que você cadastre um bem com valor superior ao definido neste campo. Assim, evitamos erros e garantimos que os valores dos bens estejam sempre corretos. Ao vincular garantias a uma operação na tela de alteração de garantias, você precisará informar o 'Percentual de Cobertura Requerido'. Por exemplo, se a operação exigir 100% de cobertura, você deverá incluir garantias que, somadas, atinjam esse percentual. O sistema fará uma verificação automática para garantir que a cobertura seja suficiente. Se você incluir garantias que, somadas, atinjam apenas 80%, o sistema exibirá uma mensagem de aviso.
Ao editar uma garantia, você tem a opção de salvar as alterações de duas formas: - Sim: As alterações são aplicadas automaticamente, sem necessidade de aprovação.
- Não: As alterações são salvas, mas ficam em um estado intermediário, aguardando aprovação. Nesse caso, outro usuário (com permissão para aprovar) precisará acessar a tela de aprovação, revisar os dados e confirmar as alterações.

A opção de contabilizar ou não as garantias define se o sistema deve considerar o valor das garantias como um ativo da empresa. Ao contabilizar as garantias ( quando S - SIM ) , o valor dos bens dados como garantia é registrado no balanço patrimonial, aumentando o ativo da empresa. Não contabilizar ( N - NÂO) as garantias significa que o valor dos bens não é considerado como um ativo, sendo apenas uma informação de controle. 
|