O Cadastro cClassTrib pode ser acessado por meio do menu Datasul, pesquisando pelo programa "html.mre.cClassTrib". Para atender às exigências da Reforma Tributária, foi necessário alguns ajustes/atualizações no produto, com isso precisamos incluir o cadastro do cClassTrib do CBS e IBS, para posterior relacionamento com os itens do documento, garantindo que o produto esteja de acordo com a nova lei. O governo disponibilizou uma prévia da tabela do cClassTrib do CBS e IBS. E já alertou que poderá sofrer alterações/evoluções.
Para incluir um cClassTrib, é necessário abrir o programa "html.mre.cClassTrib" e clicar no botão Novo:

Em seguida, na tela Adicionar cadastro cClassTrib, deve ser informado: O código do cClassTrib (campo obrigatório), a data de vigência inicial e a descrição cClassTrib. Os demais campos são documentacionais nesse momento.

Ao final, clicar no botão Salvar.

- Cadastro Relacionamento cClassTrib:
O Cadastro do relacionamento cClassTrib pode ser acessado por meio do menu Datasul, pesquisando pelo programa "html.mre.relacClassTrib". Também para atender às exigências da Reforma Tributária, devemos permitir o cadastro do relacionamento do cClassTrib , para posterior relacionamento com os itens do documento. Para a sugestão do cClassTrib e CST do CBS e IBS, criamos um cadastro de relacionamento, para efetuar a sugestão destas informações nos itens das notas. Essa sugestão poderá ser feita por meio do tipo da nota entrada/saída, pelo estabelecimento, pela natureza de operação, pelo grupo de emitente, pelo código do emitente, pelo código do item, pela classificação fiscal ou pela CFOP. Caso, algum campo, seja informado com asterisco "*" ou zero "0", significa que valerá para todos.
Para incluir um relacionamento cClassTrib, é necessário abrir o programa "html.mre.relacClassTrib" e clicar no botão Novo:

Em seguida, na tela Adicionar cadastro relacionamento cClassTrib, deve ser informado: O código do cClassTrib e o código do CST (campos obrigatórios), a data de início da validade e o tipo do documento (entrada ou saída). Todos os demais campos também são obrigatórios, mas devem ser preenchidos conforme necessidade. Ao deixar os campos com asterisco "*" ou com zero "0", teremos um relacionamento mais genérico. Ao informar código do estabelecimento, código do emitente ou código do item, por exemplo, teremos um relacionamento mais específico.

Ao final, clicar no Botão Salvar.

|