CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Detalhes do cadastro de templates
  3. Regras de exibição
  4. Carga de templates
  5. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

A funcionalidade de Template de Cadastro de Bens permite estruturar os bens utilizados como garantia em operações financeiras. A estrutura do cadastro é baseada em grupos e tipos de bem, que definem a forma como cada bem será tratado dentro do sistema. Possibilitando a criação de templates específicos com campos obrigatórios e personalizados para cada tipo.

Permite definir, de forma flexível e parametrizável, quais informações devem ser coletadas durante o cadastro de um bem, conforme o tipo de processamento (ex: imóveis, veículos, equipamentos). Apesar de todos os tipos compartilharem dados gerais (como valor), cada grupo possui atributos específicos — por exemplo, “cor”, “Número do Chassi” no caso de veículos.

Além disso, o template possibilita configurar quais campos devem ser obrigatórios ou opcionais no cadastro, quais podem ou não ser editados após o cadastro inicial (em manutenções futuras) e a personalização por cliente, respeitando as particularidades de cada negócio.

Essa abordagem garante maior aderência às necessidades dos clientes, evitando rigidez no cadastro e assegurando que os dados relevantes sejam corretamente coletados e mantidos.

02. Detalhes do cadastro de template:

Os dados iniciais solicitados, com as opções de “Sim” ou “Não” são referentes a coleta de informações nas quais serão solicitadas através de abas no cadastro.

Quanto à etapa de Tipo de participações, esses dados são referentes aos papeis que a pessoa tem em relação ao bem, como por exemplo, nome do proprietário. Além disso, são exigidos nesses campos a definição de obrigatoriedade e se este campo pode ou não ser alterado após o salvamento do template.

O template cadastrado será utilizado no cadastro do bem na funcionalidade de Garantia >> Cadastro de Garantia.

Importante: esta tela está com erro, ao desmarcar todas as opções possíveis e salvar, a alteração não refletiu na tela no momento do cadastro, verificar!

03. Regras de Exibição

04. Carga de templates- Informações importantes para Implantação

Durante a implantação do sistema, esses templates são inseridos diretamente nas tabelas do banco de dados por meio de scripts de carga.

Esses scripts são executados pela equipe de Serviços no momento da implantação. Caso o ambiente não tenha nenhum template disponível após a instalação, é possível solicitar os scripts à área de Serviços, que mantém esses arquivos internamente e poderá auxiliar com o envio e execução dos scripts.

Novos templates, com configurações específicas para diferentes tipos de bens ou processamentos, também podem ser criados sob demanda. A depender da complexidade, isso pode ser tratado como uma consultoria adicional pela área de Serviços.

05. TABELAS UTILIZADAS

CampoDescrição
T800COLS: 

Tabela que armazena todos os campos possíveis de estarem no template.

Colunas:

ID_COLS: ID de cada campo no template.

NM_TAB: Nome da tabela em que aquele campo do template fica armazenado

NM_COL: Nome da coluna em que aquele campo é armazenado.

NM_APL: Nome que o campo é referenciado na tela de template (Este campo deveria ser igual ao da tela, porém em alguns casos não foi feito desta forma).

DE_APL: Referente a descrição do campo no template.

ID_AUT: Referente à informação de que o campo é ou não é automático, como por exemplo, o id do bem, no qual é gerado automaticamente sem necessidade de informar.

ID_SIT: Situação do campo para definir se será exibido no template

CD_USU_ATU: Geralmente realizado através de carga no momento da implantação

DH_ATU: Data e Hora da atualização.

T800CPRC: 

Tabela que armazena as configurações dos campos disponíveis para o usuário, suas obrigatoriedades e possibilidades de alteração. Esta tabela armazena as colunas por tipo de processamento.

Ela que define as possibilidades de configuração que o usuário terá disponível.

Colunas

ID_CPRC: ID das configurações dos campos.

ID_TP_PRC: Referente ao tipo de processamento, como por exemplo I- IMóvel, M- Máquina e equipamento, V- Veículo, X- Guarda chuva, entre outros.

ID_COLS: Referente a coluna da tabela T800COLS em relação ao tipo de processamento.

ID_OBR: Informa se o campo é de preenchimento obrigatório

ID_ALT: Informa se o campo tem a possibilidade de ser alterado.

ID_SIT: Situação do campo.

CD_USU_ATU: Usuário que fez a atualização.

DH_ATU: Data/ Hora da atualização.

O Claudio da equipe de serviço tem o script de template caso necessário.

T800CLTPEsta tabela armazena o que foi definido pelo usuário para o template daquele determinado bem.