Índice

Introdução

A rotina Perigos (MDTA853) foi desenvolvida para aprimorar a gestão de riscos no ambiente de trabalho. Essa rotina permite o cadastro e a definição de perigos proporcionando maior controle no gerenciamento das condições que podem comprometer a saúde e a segurança dos trabalhadores. Cada perigo poderá ser associado a uma Fonte Geradora (TG1_FONTE), garantindo maior precisão na análise dos riscos. 

Para cada perigo cadastrado, é possível relacionar uma ou mais avaliações conforme critérios previamente estabelecidos, vincular os requisitos legais aplicáveis e indicar a localização do perigo, seja por Centro de Custo, Função ou Tarefa. A navegação pela aba Localização é facilitada por uma árvore lógica na lateral da tela, permitindo a rápida identificação do local afetado. Na aba Avaliação, é possível analisar os perigos com notas de risco ou marcar como Sim/Não em casos emergenciais. Já na aba Requisitos Legais, os perigos podem ser vinculados às leis e normas correspondentes.

Objetivo

A rotina Perigos (MDTA853) tem como objetivo principal permitir o cadastro, gerenciamento e avaliação dos perigos ocupacionais. A funcionalidade foi desenvolvida para possibilitar:

Essa rotina fortalece os processos de SST (Saúde e Segurança do Trabalho), contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e em conformidade com as obrigações legais. De acordo com o GOV:

A Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no âmbito do Ministério e do Trabalho e Emprego tem como principal objetivo melhorar os locais, processos e ambientes de trabalho para reduzir os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Os Auditores-Fiscais do Trabalho tem como principal competência a fiscalização das empresas quanto ao cumprimento das Normas Regulamentadoras de SST (NR) em todo o território nacional, inclusive o trabalho portuário e aquaviário e o trabalho rural. 

Página Inicial

Na página inicial da rotina, estão disponíveis as seguintes opções:

Permite a inclusão de um novo Perigo

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Permite a alteração de informações de um determinado Perigo já cadastrado. Os campos Perigo (TG1_CODPER), Descrição (TG1_DESCRI), Agente (TG1_AGENTE), Nome Agente (TG1_NOMAGE), Fonte Gerad. (TG1_FONTE) e Nome Fonte (TG1_NOMFON).

As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Permite a visualização de informações de um determinado Perigo já cadastrado. Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

As informações a serem visualizadas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais.

Permite a pesquisa de informações para o Perigo selecionado, com a utilização de filtros que ordenam de acordo com a característica desejada. Para isto, basta selecionar um dos filtros de pesquisa disponíveis no Browser para filtrar apenas os Medicamentos que deseja.

Pesquisas disponíveis:

  • Filial + Perigo
  • Filial + Descrição

Permite a exclusão de um determinado Perigo. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir. Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

Esta opção permite a impressão da listagem dos itens disponíveis no Browse.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Imprimir Browse.

Campos Gerais

Campos presentes para o cadastro de informações referentes aos Perigos.

Campo

Descrição

Perigo (TG1_CODPER)

Informar um código de identificação para o perigo.

Exemplo: 000001

Descrição (TG1_DESCRI)

Informar uma descrição para o perigo.

Exemplo: Maquinas de Corte

Agente (TG1_AGENTE)

Informar o código de identificação do agente relacionado ao perigo. O agente é cadastrado de forma prévia na rotina Agentes (MDTA182 - SIGAMDT).

Exemplo: 01.03.001

Nome Agente (TG1_NOMAGE)

Campo referente ao nome do agente relacionado ao perigo. Este campo é preenchido de forma automática assim que o campo anterior Agente (TG1_AGENTE) é informado.

Exemplo: BENZENO E SEUS COMPOSTOS TOXICOS (EXCETO

Fonte Gerad. (TG1_FONTE)

Informar o código de identificação da fonte geradora do perigo. A fonte geradora deve ser cadastrada de forma prévia na rotina Fonte Geradora (MDTA095 - SIGAMDT).

Exemplo: FG0CT007

Nome Fonte (TG1_NOMFON)

Campo referente ao nome da fonte geradora. Este campo é preenchido de forma automática assim que o campo anterior Fonte Gerad. (TG1_FONTE) é informado.

Exemplo: Prensa Eletrica/Manual

Unid. Med. (TG1_UNIMED)

Informar o código de identificação da unidade de medição do risco. A unidade de medida deve ser cadastrada de forma prévia na rotina Unidades de Medida (QIEA030).

Exemplo: 15

Observações (TG1_OBSERV)

Informar observações gerais sobre o risco.

Exemplo: Risco identificado com potencial moderado; monitoramento contínuo recomendado para mitigar possíveis impactos futuros.

É exibido no Quadro Inferior na aba Perigo X Localização as áreas de perigo, onde é possível reavaliar a escolha da área de perigo clicando duas vezes sobre a pasta desejada.

A Estrutura Organizacional e os níveis devem ser cadastrados de forma prévia na rotina Organizacional (SGAA100).

É exibido no Quadro Inferior na aba Perigo X Avaliação as avaliações em relação ao perigo cadastrado. Os cadastros de avaliação ou caracterização do perigo devem ser realizados de forma prévia na rotina Critério de Avaliação (MDTA850 - SIGAMDT).

As opções relacionadas a avaliação do perigo também são cadastradas de forma prévia junto aos cadastrados de avaliação ou caracterização do perigo na rotina Critério de Avaliação (MDTA850 - SIGAMDT).

É exibido no Quadro Inferior na aba Perigo X Requisitos os requisitos relacionado ao perigo cadastrado.

O cadastro do requisito deve ser realizado de forma prévia na rotina Requisitos (SGAA010).

Pontos de Entrada 

Não há.

Conteúdos Relacionados

Palavras-chave

Referências